Nome: São João Calibita (Memória Facultativa)
Local: Constantinopla, Turquia
Data: 15 de Janeiro † s. V

Era João filho de um rico senhor de Constantinopla, chamado Eutrópio. Em tenra idade ainda, abandonou a casa paterna, para ir viver entre ferventes religiosos. Seis anos depois, voltou a Constantinopla, revestido dos andrajos de pobre. Escolheu por morada um pequeno recinto situado na vizinhança da casa dos pais, que o nutriam, sem saber quem era, e desse pequeno recinto, chamado em grego Calibê, foi que lhe adveio o cognome de Calibita. Gênero de vida tão extraordinário foi santificado por uma prece constante, e pela prática da doçura, da humildade, da paciência e da mortificação. Só na agonia é que o santo se deu a conhecer à mãe.

Morreu em 450, e foi sepultado no recinto, como havia pedido. Em seguida, construíram seus pais magnífica igreja sobre o túmulo.

Referência:
ROHRBACHER, Padre. Vida dos santos: Volume I. São Paulo: Editora das Américas, 1959. Edição atualizada por Jannart Moutinho Ribeiro; sob a supervisão do Prof. A. Della Nina. Adaptações: Equipe Pocket Terço. Disponível em: obrascatolicas.com. Acesso em: 31 dez. 2021.

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.