Nome: São Francisco de Sales (Memória)
Local: Lyon, França
Data: 24 de Janeiro † 1622

Com São Carlos Borromeu, São Francisco de Sales foi um grande promotor da renovação da Igreja proposta pelo Concílio de Trento.

Nasceu na Saboia em 1567 e morreu em Lião, no dia 28 de dezembro de 1622. Com ótima formação, ainda jovem, foi eleito bispo de Genebra, centro da presença e atuação dos calvinistas, protestantes reformados.

Com sua sabedoria pastoral e doçura soube atrair para a Igreja muitos calvinistas. Além do ministério pastoral fecundo, Francisco de Sales dedicou-se também à animação da espiritualidade, não só dos religiosos e das religiosas, mas de todos os fiéis cristãos leigos em qualquer estado de vida e toda e qualquer profissão. Escreveu dois livros de espiritualidade que se tornaram célebres. Entre eles ainda hoje são reeditados a Introdução à Vida devota (Filoteia) (Leia on-line em nosso site. Clique aqui!), mostrando que a vida devota ou a espiritualidade é para todos sem qualquer distinção, e o Tratado do Amor de Deus, em que insiste na necessidade de se fundamentar a vida cristã sobre o amor de Deus e do próximo.

Em tempos de fraca vivência litúrgica, São Francisco de Sales é certamente tributário da "devotio moderna", uma espiritualidade bastante individual e um tanto intimista. Mas teve o mérito de levar a espiritualidade cristã a todas as classes sociais e a todos os estados de vida. Todos são chamados à santidade. Com Santa Joana Frémiot de Chantal, fundou a Congregação da Visitação. Os dois formavam um desses pares espirituais de fecundidade para o Reino, repetidos muitas vezes na história da Igreja. O masculino e o feminino irmanados na mesma fé e nos mesmos ideais de santidade.

São Francisco de Sales distinguiu-se por sua mansidão. Ficou célebre sua afirmação pastoral: "Mais abelhas se apanham com uma gota de mel do que com um barril de vinagre". Os textos das orações realçam justamente estes aspectos: sua pregação, fazendo-se tudo para todos, a mansidão do amor no serviço aos irmãos, a força do testemunho de vida. Enfim, o que distinguia São Francisco de Sales foi a mansidão e a caridade. Eis a Oração coleta: Ó Deus, para a salvação da humanidade, quisestes que São Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Francisco de Sales, rogai por nós!

Oração de São Francisco de Sales

Senhor Jesus, em oração uma vez Vos pedi e pedirei sempre que faça eu a Vossa amorosa vontade todos os dias da minha miserável e frágil vida. Nas Vossas mãos, bom Deus, entrego o meu espírito, o meu coração, a minha memória, o meu entendimento e toda a minha vontade. Concedei, porém, que com tudo Vos sirva, Vos ame, Vos agrade e sempre Vos louve. Amém.

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.