Sábado da 7ª Semana do Tempo Comum
Memória Facultativa
Santa Maria no Sábado
Antífona de entrada
Vernáculo:
Confiei no vosso amor, Senhor. Meu coração por vosso auxílio rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes! (Cf. MR: Sl 12, 6) Sl. Até quando, ó Senhor, me esquecereis? Até quando escondereis a vossa face? (Cf. LH: Sl 12, 1)
Coleta
Concedei-nos, Deus todo-poderoso, meditar sempre as realidades espirituais, e praticar em palavras e ações o que vos agrada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura — Eclo 17, 1-13
Leitura do Livro do Eclesiástico
1Da terra Deus criou o homem,e o formou à sua imagem.2E à terra o faz voltar novamente,embora o tenha revestido de poder, semelhante ao seu.3Concedeu-lhe dias contados e tempo determinado,deu-lhe autoridade sobre tudo o que está sobre a terra.4Em todo ser vivo infundiu o temor do homem,fazendo-o dominar sobre as feras e os pássaros.5Deu aos homens discernimento, língua, olhos, ouvidos,e um coração para pensar;encheu-os de inteligência e de sabedoria.6Deu-lhes ainda a ciência do espírito,encheu o seu coração de bom sensoe mostrou-lhes o bem e o mal.7Infundiu o seu temor em seus corações,mostrando-lhes as grandezas de suas obras.8Concedeu-lhes que se gloriassem de suas maravilhas,louvassem o seu Nome santoe proclamassem as grandezas de suas obras.9Concedeu-lhes ainda a instruçãoe entregou-lhes por herança a lei da vida.10Firmou com eles uma aliança eternae mostrou-lhes sua justiça e seus julgamentos.11Seus olhos viram as grandezas da sua glóriae seus ouvidos ouviram a glória da sua voz.Ele lhes disse: “Tomai cuidado com tudo o que é injusto!”12E a cada um deu mandamentos em relação ao seu próximo.13Os caminhos dos homens estão sempre diante do Senhore não podem ficar ocultos a seus olhos.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial — Sl 102(103), 13-14. 15-16. 17-18a (R. cf. 17)
℟. O amor do Senhor por quem o respeita é de sempre e para sempre.
— Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem.Porque sabe de que barro somos feitos, e se lembra que apenas somos pó. ℟.
— Os dias do homem se parecem com a erva, ela floresce como a flor dos verdes campos; mas apenas sopra o vento ela se esvai, já nem sabemos onde era o seu lugar. ℟.
— Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre e perdura para sempre; e também sua justiça se estende por gerações até os filhos de seus filhos, aos que guardam fielmente sua Aliança. ℟.
℣. Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Cf. Mt 11, 25) ℟.
Evangelho — Mc 10, 13-16
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Marcos
℟. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Antífona do Ofertório
Inténde voci oratiónis meae, Rex meus, et Deus meus: quóniam ad te orábo, Dómine. (Ps. 5, 3. 4)
Vernáculo:
Ficai atento ao clamor da minha prece, ó meu Rei e meu Senhor! É a vós que eu dirijo a minha prece. (Cf. LH: Sl 5, 3. 4a)
Sobre as Oferendas
Senhor, ao celebrarmos com reverência vossos mistérios, nós vos suplicamos, que o sacrifício oferecido em vossa honra nos seja útil para a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Ou:
Senhor, eu creio que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo. (Jo 11, 27)
Vernáculo:
Senhor, de coração vos darei graças, as vossas maravilhas cantarei! Em vós exultarei de alegria, cantarei ao vosso nome, Deus Altíssimo! (Cf. MR: Sl 9, 2-3)
Depois da Comunhão
Deus todo-poderoso, concedei-nos em plenitude a salvação eterna, cujo penhor recebemos neste sacramento. Por Cristo, nosso Senhor.
Homilia do dia 01/03/2025
A virtude que atrai a Deus
Como receber o Céu se, orgulhosos, pensamos ter “direito” a ele? O Reino de Deus é apenas dos que são como crianças, de coração simples e humilde, que tudo esperam receber dos pais, com a confiança de quem sabe não poder nada por si mesmo.
No Evangelho de hoje, Jesus diz: “Deixai vir a mim as criancinhas”. Nesta passagem quase poética, Ele está ensinando como modificar o nosso coração para entrar no Reino dos céus. Ele diz com toda clareza: “Em verdade vos digo, quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. Essa será a chave de leitura dos episódios que leremos segunda e terça-feira. Primeiro, no episódio do jovem rico: se você não for humilde como criança, será um grande camelo que não passará pelo buraco da agulha. Depois, na terça, os discípulos dizem a Jesus: “Deixamos tudo por amor a ti”; ou seja, como crianças que tudo deixam. Esse é o caminho para entrar no Reino dos céus.Como interpretar essa realidade do coração de criança? Aqui nós podemos olhar para o Imaculado Coração de Maria, que é a realização deste Evangelho. O coração da Virgem não é soberbo, mas um abismo de humildade. Ela mesma diz no Magnificat: “O Senhor olhou para a humildade de sua serva”. São João Eudes, recordando os Santos Padres, diz que “a humildade de Maria é muito mais preciosa para Deus do que a sua própria virgindade, do que outras qualidades que ela tem”. Deus se sente seduzido pelas mãos vazias de um pobre humilde, de quem não tem nada para oferecer, de quem não tem méritos para apresentar ou, pelo menos, não coloca sua confiança nesses méritos, mas, como um humilde servo, coloca-se despojadamente diante de Deus. Isso é, de certa forma, irresistível. Deus resiste aos soberbos, mas se entrega aos humildes.Por isso, o caminho para a santidade deve necessariamente passar pela humildade. Como recordava São Filipe Néri aos seus filhos espirituais: siate umili, state bassi, “sejam pequeninos, sejam humildes”. Eis o grande segredo, eis o verdadeiro caminho.Peçamos a Deus, que o coração humilde e imaculado de Maria Santíssima seja para nós não apenas um modelo, mas também o refúgio ao qual podemos suplicar uma verdadeira humildade: “Mãe Santa, vós sois humilde, e nós tão soberbos nunca entraremos no Reino dos céus se não nos alcançardes a graça de uma humildade semelhante à vossa, para que sejamos como crianças”.Todos os santos tiveram um coração de criança que, como diz o Salmo 131, entrega-se confiante nos braços de sua mãe. Nós também nos entregamos como crianças, confiantes, nos braços da Virgem Maria e, do seu Imaculado Coração, queremos receber o Reino dos céus para que, junto com ela, nele possamos entrar.
Deus abençoe você!
Em uma conhecida passagem do Evangelho, Jesus repreendeu seus discípulos por impedirem que dele se aproximasse um grupo de crianças. “Deixai vir a mim as crianças”, disse-lhes o Senhor. “Quem não receber o Reino de Deus como uma criança”, acrescentou, “não entrará nele”. Mas o que significa, afinal de contas, ser como uma criancinha? De que maneira isso pode servir a nós, jovens ou adultos, como modelo de vida e espiritualidade? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 1.º de março, e entenda essa metáfora de Jesus.
Santo do dia 01/03/2025
Santo Albino (Memória Facultativa)
Local: Angers, França
Data: 01 de Março † c. 550
Dos treze santos com este nome, oito foram bispos. Três deles são festejados no dia 1º de março: o lendário protomártir inglês que antes se chamava Albano, os bispos de Vercelas e de Angers, contemporâneos. O quinto sucessor de santo Eusébio, fundador da diocese de Vercelas, foi consagrado bispo em 452, num período histórico muito agitado.
O novo bispo reconstruiu a igreja metropolitana sobre a pequena basílica de santo Eusébio. Essa igreja estava sobre o túmulo de são Teofrasto e fora ampliada pelo imperador Teodósio. Preparou uma grande festa e foi premiado. No dia da festa chegou são Germano, bispo de Auxerre, que estava de passagem para Ravena. Presenciou o rito. São Germano morreu em Ravena. De volta seu corpo foi colocado no meio da igreja e as luzes, que ninguém tinha conseguido acender, acenderam-se todas simultaneamente. Esse prodígio comprovou a grande amizade que existia entre os dois santos.
Sabemos que o culto a santo Albino de Vercelas é muito antigo. O seu homônimo, bispo de Auxerre, é um dos santos mais populares da Idade Média. Nasceu em Vannes, na França, em 496, de família nobre. Teve de renunciar a títulos e a rica herança para poder ingressar no mosteiro em Ticillac. Mas não obstante ele esconder suas qualidades humanas e virtudes religiosas, sempre os outros o punham em evidência. Foi eleito abade e ficou 25 anos até que, por obediência, teve de aceitar o cargo de bispo de Auxerre.
Juntando ao zelo pastoral prudência e firmeza, governou sua diocese conseguindo mais hostilidades que aplausos. Para ele era mais que suficiente o apoio de outro santo, o amigo são Cesário. Morreu a 1º de março de 550. Apenas seis anos depois sua fama de santidade já lhe merecia a dedicação de uma igreja em Angers.
Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.
Santo Albino, rogai por nós!