Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja, Memória
Antífona de entrada
Vernáculo:
No meio da Igreja o Senhor abriu os seus lábios, encheu-o com o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu com um manto de glória. (Cf. MR: Eclo 15,5) Sl. Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! (Cf. LH: Sl 91)
Coleta
Ó Deus, que fizestes o bispo Santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de fortaleza apostólica, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com firmeza e sabedoria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura (Is 26, 1-6)
Leitura do Livro do Profeta Isaías
1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial (Sl 117)
℟. Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo! ℟.
— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador! ℟.
— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade! Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine! ℟.
℣. Buscai o Senhor, vosso Deus, invocai-o enquanto está perto! (Is 55, 6) ℟.
Evangelho (Mt 7, 21. 24-27)
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Mateus
℟. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Antífona do Ofertório
Veritas mea et misericórdia mea cum ipso: et in nómine meo exaltábitur cornu eius. (Ps. 88, 25)
Vernáculo:
Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. (Cf. LH: Sl 88, 25)
Sobre as Oferendas
Celebrando os divinos mistérios, nós vos pedimos, Senhor, que o Espírito Santo infunda em nós aquela luz da fé que iluminou Santo Ambrósio para difundir sempre a vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Vernáculo:
Eu jurei uma só vez por minha própria santidade, e portanto, com certeza, a Davi não mentirei! Eis que a sua descendência durará eternamente e seu trono ficará à minha frente como o sol; como a lua que perdura sempre firme pelos séculos, e no alto firmamento é testemunha verdadeira. (Cf. LH: Sl 88, 36. 37. 38)
Depois da Comunhão
Senhor, reconfortados com a força deste sacramento, fazei-nos progredir de tal modo nos ensinamentos de Santo Ambrósio que, percorrendo corajosamente os vossos caminhos, nos preparemos para a alegria do eterno convívio. Por Cristo, nosso Senhor.
Homilia do dia 07/12/2023
Ai de quem reza, mas não muda!
“Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia”.
É sábio o homem que ouve estas minhas palavras (as ditas no sermão da montanha) e as observa; mas é insensato quem as ouve, e não as pratica. Edificar sobre pedra é confirmar a fé com boas obras. A chuva, os ventos e os rios, para muito intérpretes antigos, significam alegoricamente três coisas distintas (e.g. a chuva, as tentações da concupiscência carnal; os rios, as da cupidez e da avareza; os ventos, as da vaidade e da soberba: cf. 1Jo 2,16). Outros dizem que esses três elementos designam as tribulações e calamidades da vida humana, ou gêneros indeterminados de tentações; para outros ainda, trata-se do dia do juízo, representado como uma terrível tempestade. Entre os intérpretes mais recentes, é quase unânime que as três imagens nada mais são do que simples comparações sem nenhum significado particular, embora possam ser acomodadas a diversas coisas.
Quem perseverar na observância da regra de vida cristã será, com a ajuda de Deus, mais forte do que toda tribulação e tentação. Cf. Is 26,16; Pr 10,25: O justo fica em fundamento eterno. Este pode dizer com São Paulo: Quem nos separará, pois, do amor de Cristo? A tribulação? a angústia? a perseguição? a fome? a nudez? o perigo? a espada? . . . Estou certo de que nem a morte, nem a vida etc. (Rm 8,35ss). Com isso se nos manifesta igualmente não haver outro nome sob o céu e sobre a terra pelo qual possamos ser salvos, a não ser o de Jesus Cristo, o qual propõe sua doutrina como fonte única de vida. Se alguém dela se apartar, sofrerá grande ruína. Há portanto somente dois fins possíveis: ou a casa permanece de pé, i.e. o homem vive para sempre na mansão celeste, ou vem inteiramente abaixo, i.e. o homem se condena à perdição eterna. Não há meio-termo.
Deus abençoe você!
Hoje, véspera da Imaculada Conceição, celebramos a memória do grande pregador a quem deve Santo Agostinho sua conversão à fé: Santo Ambrósio de Milão, Bispo e Doutor da Igreja. Elevado quase repentinamente ao episcopado, Ambrósio cresceu na santidade, meditando a Palavra de Deus e comunicando aos demais tudo o que ali contemplava. Foi o seu amor à verdade, até mais do que seu talento com as palavras, o fator decisivo para que os olhos de Agostinho se abrissem para a luz de Jesus Cristo.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 7 de dezembro, e peçamos a Deus que nos tire das trevas da ignorância e nos ilumine sempre com a luz da fé.
Santo do dia 07/12/2023
Santo Ambrósio de Milão (Memória)
Local: Milão, Itália
Data: 07 de Dezembro† 397
Santo Ambrósio é uma das figuras mais empolgantes da Igreja ao findar do Império Romano. Nascido de uma nobre família romana, em Tréveris, Alemanha, cerca do ano 340, quando o pai era governador das Gálias. Ambrósio foi educado em Roma junto com o irmão Sátiro e a irmã Marcelina, virgem consagrada.
Formou-se Ambrósio na mais rígida tradição romana que cultuava as virtudes cívicas e morais: a retidão, o amor à justiça e probidade, o sentido prático, a doação à causa pública. Recebeu também aprimorada formação retórica que o tornou um escritor latino correto e elegante.
Na idade de 35 anos, Ambrósio foi nomeado governador da província romana da Itália do norte com sede em Milão, cargo de grande importância na administração do Império. Pouco depois veio a falecer o bispo de Milão, Aussêncio, adepto do arianismo. A fim de se evitarem conflitos na eleição do novo bispo, devido às duas facções, católica e ariana, Ambrósio se dirigiu à igreja onde se efetuava a escolha, com o objetivo exclusivo de manter a ordem pública. Sendo ele muito conhecido e apreciado por suas qualidades de homem público, Ambrósio teve a surpresa de ouvir sua aclamação como Bispo em plena assembleia de clero e fiéis: "Queremos Ambrósio bispo".
De nada adiantaram os protestos de Ambrósio, que ainda não era nem batizado e era funcionário do Império. O povo insistiu. No fim, surpreso e atemorizado, Ambrósio acabou se submetendo. Preparou-se para o batismo, foi ordenado sacerdote e ordenado Bispo alguns meses depois, a 7 de dezembro de 374, quando contava com cerca de 36 anos de idade.
A escolha do bispo Ambrósio mostrou-se providencial. Sua atuação no campo pastoral, político, doutrinal e litúrgico foi tão marcante que a Igreja, mais tarde, o canonizaria dando-lhe o título de Grande Santo Padre da Igreja. De 1298 em diante ele é celebrado como um dos quatro doutores da Igreja do Ocidente, sendo os outros três Agostinho, Jerônimo e Gregório Magno.
Ambrósio desempenhou papel político relevante, visto que Milão era uma das sedes dos imperadores do Ocidente e ele tinha relações continuas com os soberanos. Por seus dotes pessoais, foi conselheiro dos imperadores Graciano em Tréveris, Valentiniano II em Sirmio e de Teodósio II, sabendo, porém, opor-se com firmeza também à imperatriz Justina, simpatizante do arianismo. Ficou marcada na história, sobretudo, sua atitude firme de bispo frente ao imperador Teodósio. Santo Ambrósio tratou o imperador como qualquer outro fiel, impondo-lhe, segundo o costume, penitência pública por ter tolerado que seus legionários devastassem a cidade de Tessalônica. Foi muito grande também a influência dele na extirpação dos últimos resquícios do velho paganismo do Império Romano. Conseguiu, outrossim, acabar com o arianismo no norte da Itália. A forma literária dos seus sermões atraiu a curiosidade do jovem professor de Retórica, Agostinho que, do estilo, passou a gostar do conteúdo, chegando à conversão.
Guia reconhecido na Igreja ocidental, à qual transmite também a riqueza da tradição oriental, estendeu sua influência a todo o mundo latino. Em época de grandes transformações culturais e sociais, sua personalidade se impõe como símbolo de liberdade e de pacificação.
Ambrósio foi um escritor fecundo: deixou escritos ascéticos, tratados sobre as obrigações do clero e deveres dos fiéis; foi também pocta, compondo hinos para servir à Liturgia, alguns dos quais ainda se conservam na Liturgia das Horas.
Merecem menção os dois livros sobre a iniciação cristã, "Os Sacramentos" e "Os Mistérios". Escreveu quatro obras sobre a virgindade, virtude totalmente ignorada pela moral romana e que revelam nele uma delicada espiritualidade, pois enaltece nestes escritos a mística de uma doação total a Deus em corpo e alma. Faleceu no dia 4 de abril, na Páscoa de 394, com 23 anos de episcopado e 60 anos de idade.
O hino de Laudes apresenta Ambrósio como forte e santo prelado. A Oração coleta exalta Santo Ambrósio como doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor. Pede que Deus desperte, na sua Igreja, homens que a governem com força e sabedoria. A Oração sobre as oferendas pede que Deus faça com que o Espírito Santo acenda em nós a mesma fé que iluminava Santo Ambrósio. A Oração depois da Comunhão pede que, reconfortados pelo sacramento da Eucaristia, possamos, pelos ensinamentos de Santo Ambrósio, progredir e, percorrendo corajosamente os caminhos do Senhor, preparar-nos para o eterno convívio.
Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.
Santo Ambrósio de Milão, rogai por nós!