2ª feira da 2ª Semana do Advento
Memória Facultativa
São Dâmaso I, Papa
Antífona de entrada
Vernáculo:
Povo de Sião, o Senhor vem para salvar as nações; e, na alegria do vosso coração, soará majestosa a sua voz. (Cf. MR: Is 30, 19. 30) Sl. Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós, que a José apascentais qual um rebanho! (Cf. LH: Sl 79)
Coleta
Chegue à vossa presença, Senhor, a nossa oração suplicante, e possamos celebrar de coração purificado o grande mistério da encarnação do vosso Filho. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos do séculos.
Primeira Leitura (Is 35, 1-10)
Leitura do Livro do Profeta Isaías
1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”.
5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco.
8Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. 9Ali não existem leões, não andam por ela animais depredadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados poderão percorrê-la, 10os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial (Sl 84)
℟. Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar!
— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra. ℟.
— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus. ℟.
— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus. ℟.
℣. Eis que o Rei há de vir, Senhor da terra, ele mesmo de nós afastará o jugo do nosso cativeiro. ℟.
Evangelho (Lc 5, 17-26)
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Lucas
℟. Glória a vós, Senhor.
17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. 21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Antífona do Ofertório
Confortámini, et iam nolíte timére: ecce enim Deus noster retríbuet iudícium: ipse véniet, et salvos nos fáciet. (Is. 35, 4)
Vernáculo:
Dizei aos desanimados: coragem, não temais; eis que chega o nosso Deus, ele mesmo nos salvará. (Cf. MR: Is 35, 4)
Sobre as Oferendas
Aceitai, Senhor, os dons que vos oferecemos dentre os bens que nos destes; e os santos mistérios, que nos dais celebrar no tempo, se convertam para nós em prêmio de redenção eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Vernáculo:
Dizei aos desanimados: coragem, não temais; eis que chega o nosso Deus, ele mesmo nos salvará. (Cf. MR: Is 35, 4)
Depois da Comunhão
Fazei frutificar em nós, Senhor, a participação nos vossos mistérios; eles nos levem a amar desde agora os bens do céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam. Por Cristo, nosso Senhor.
Homilia do dia 11/12/2023
Aproxime-se de Jesus e seja liberto dos seus pecados
“Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: ‘Homem, teus pecados estão perdoados’” (Lucas 5,18-20).
O Evangelho de hoje nos coloca diante de uma cena, em que Jesus é literalmente surpreendido por um paralítico descido do telhado por seus amigos. Impossibilitado, ali, de entrar onde Jesus estava (devido à multidão), os amigos daquele paralítico não pararam naquela dificuldade. Mas, movidos por um amor criativo, eles sobem no telhado e descem diante de Jesus aquele homem.
Aqui, já podemos aprender uma grande lição: quem ama não se dá por vencido no primeiro obstáculo; quem ama de verdade não desiste na primeira dificuldade. Porque o amor é sempre uma novidade, o amor é sempre criativo e vai encontrar algum meio para aproximar aquela pessoa de Jesus, para levar aqueles que estão, de certo modo, paralisados e impossibilitados de se aproximar de Jesus.
O amor sempre encontra um meio, um jeito, porque quem ama sempre leva o outro a Jesus Cristo. Esses amigos do paralítico, facilmente representam a missão da Igreja. A Igreja, que somos nós, movida também pelo amor às almas, precisa ser também criativa no seu método de evangelizar; criativa no método de evangelização, porém, sempre fiel ao objetivo que é fazer com que todos vivam esse encontro pessoal com Jesus Cristo.
A missão da Igreja é esta: levar as pessoas até Jesus, é aproximar aqueles que estão paralisados pelo pecado diante d’Aquele que pode curar, libertar; Aquele que pode sarar e tirar a pessoa do seu pecado.
O maior milagre que Jesus deseja realizar na vida de todos nós é nos libertar do pecado, é nos curar
Jesus vendo a fé daqueles homens e daquele paralítico disse: “Os teus pecados estão perdoados”. Esse é o maior de todos os milagres!
O maior milagre que Jesus deseja realizar na vida de todos nós é nos libertar do pecado, é nos curar. O perdão é essa cura que o Senhor deseja realizar na nossa alma, contudo, esse perdão sempre permanece também um mistério no coração do homem. E como muitos daqueles que estavam ali não acreditavam na capacidade que Jesus tinha para perdoar os pecados, Jesus disse: “O que é mais fácil dizer: ‘Teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? Para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados — disse ao paralítico — eu te digo: ‘Levanta-te, pega o leito e vai para casa’”.
Meus irmãos, o maior de todos os milagres que Jesus deseja realizar naqueles que possuem esse amor criativo, esse amor que não para nas dificuldades, esse amor que vai além, é nos libertar do pecado.
Jesus não para somente na cura física — a cura física é apenas um sinal daquilo que Ele já realizou no interior. O Senhor deseja a nossa redenção, a redenção de nossas almas. Abramo-nos a esse amor criativo, deixemo-nos aproximar do Senhor, deixemos que a Igreja nos aproxime do Senhor, assim como fez com esse paralítico; que levou aquele homem até Jesus. Não parou nas dificuldades, mas surpreendeu o Senhor colocando-o diante d’Aquele que poderia curar não somente o físico, mas curar a alma.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno AntonioO Evangelho que a Igreja hoje proclama nos desvela um mistério tremendo: Cristo, Cabeça de uma humanidade renovada, quer ser ajudado em sua obra de salvação pelos membros de seu Corpo Místico, não por fraqueza ou indigência, mas para que nós, unidos à sua Paixão, cooperemos com nossas dores e orações para a salvação de nossos irmãos no Filho eterno do Pai. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 11 de dezembro, e peçamos a Maria Santíssima, Rainha da Igreja, que nos dê a graça de vivermos com profundidade o mistério de nossa colaboração com o divino Redentor!
Santo do dia 11/12/2023
São Dâmaso I (Memória Facultativa)
Local: Roma, Itália
Data: 11 de Dezembro† 384
São Dâmaso foi o papa mais notável do século IV. O Liber Pontificalis, o documento histórico mais antigo relativo à vida dos papas, dá as seguintes informações sobre este Papa: "Dâmaso, espanhol de origem, filho de Antônio, dirigiu a Igreja de Roma durante 18 anos, dois meses e dez dias. Uma facção rival elegeu simultaneamente a Papa o diácono Ursino. Reunidos em sínodo os presbíteros de Roma confirmaram a eleição de Dâmaso, feita pela imensa maioria do clero e fiéis".
Dâmaso nasceu pelo ano de 305 e morreu em Roma em 384. Foi diácono do papa Libério, a quem sucedeu em 366. A eleição de Dâmaso a Papa coincidiu com uma época agitada. Logo no início de seu pontificado, teve que se defrontar com o antipapa Ursino, eleito pelo partido contrário. Além disso, teve que enfrentar a questão do arianismo, que negava a consubstancialidade de Cristo com o Pai, colocando em sério perigo a unidade da Igreja. Esta luta exigiu de Dâmaso uma atitude firme e corajosa, dando, inclusive, apoio ao grande defensor da doutrina trinitária, Santo Atanásio. Além disso, existiam resíduos de antigas seitas heréticas com grupos de fiéis, presidido cada qual por um bispo, tais como os marcionitas, os donatistas, os novacianos e os sabelianos.
O papa Dâmaso, consciente de sua autoridade durante as controvérsias, foi um dos primeiros a definir, inequivocamente, o primado do Romano Pontífice na Igreja universal.
Foi no tempo do papa Dâmaso que o imperador Graciano renunciou ao título de "Pontífice Máximo", que os imperadores romanos ostentavam como supremos hierarcas da religião estatal pagã.
Sob o papa Dâmaso celebrou-se em Constantinopla o II Concílio Ecumênico, que publicou a fórmula da confissão de fé, com a definição clara sobre a divindade do Espírito Santo que procede do Pai e do Filho.
Este pontífice ordenou o canto dos Salmos, nas diversas horas do dia, nas igrejas, mosteiros, obrigatório para os bispos e clero. A ele se deve o Calendário litúrgico romano. Grande merecimento deste Papa é de ter encarregado São Jerônimo de efetuar uma nova tradução da Bíblia diretamente dos originais gregos ou hebraicos e que entrou em uso na Igreja por muitos séculos com o nome de Vulgata. Em 374, Dâmaso publicou uma decisão relativa ao catálogo dos livros inspirados no Antigo e Novo Testamento, que assumiu importância capital na definição do Cânon da Sagrada Escritura. Promoveu a veneração dos mártires, cuidando de suas memórias históricas, monumentais e epigráficas.
A Oração coleta restringe-se a fazer memória de São Dâmaso como promotor do culto dos mártires: Concedei-nos, ó Deus, permanecer fiéis ao culto dos vossos mártires, promovido na vossa Igreja pelo papa São Dâmaso.
Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.
São Dâmaso, rogai por nós!