07 Qui
Nov
08 Sex
Nov
09 Sáb
Nov
10 Dom
Nov
11 Seg
Nov
12 Ter
Nov
13 Qua
Nov
14 Qui
Nov
15 Sex
Nov
16 Sáb
Nov
17 Dom
Nov
18 Seg
Nov
19 Ter
Nov
20 Qua
Nov
21 Qui
Nov
22 Sex
Nov
23 Sáb
Nov
24 Dom
Nov
25 Seg
Nov

5ª feira da 32ª Semana do Tempo Comum

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Luminosos com imagens

Antífona de entrada

Chegue à vossa presença, Senhor, a minha oração; inclinai vosso ouvido à minha prece. (Cf. Sl 87, 3)
Intret orátio mea in conspéctu tuo: inclína aurem tuam ad precem meam Dómine. Ps. Dómine Deus salútis meae: in die clamávi, et nocte coram te. (Ps. 87, 3 et 2)
Vernáculo:
Chegue à vossa presença, Senhor, a minha oração; inclinai vosso ouvido à minha prece. (Cf. MR: Sl 87, 3) Sl. A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, e de noite se eleva até vós meu gemido. (Cf. LH: Sl 87, 2)

Coleta

Deus de poder e misericórdia, dignai-vos afastar de nós toda adversidade, para que, sem impedimento do corpo e do espírito, nos dediquemos com plena disposição ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura — Fm 1, 7-20


Leitura da Carta de São Paulo a Filêmon


Caríssimo, 7grande alegria e consolo tive por causa de tua caridade. Os corações dos santos foram reanimados por ti, irmão. 8Por este motivo, se bem que tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te tua obrigação, 9prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade.

Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 10faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo. 11Antes, ele era inútil para ti; agora, ele é valioso para ti e para mim. 12Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. 13Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao evangelho. 14Mas, eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea.

15Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, 16já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais o for para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. 17Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo. 18Se em alguma coisa te prejudicou ou se alguma coisa te deve, põe em minha conta. 19Eu, Paulo, de meu punho o escrevo; eu o pagarei, para não dizer que tu mesmo me deves a própria vida. 20Sim, irmão, deixa que eu te explore no Senhor. Conforta em Cristo meu coração.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial — Sl 145(146), 7. 8-9a. 9bc-10 (R. 5a)


℟. Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!


— O Senhor faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos. ℟.

— O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído, o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro; ℟.

— quem ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos! ℟.


https://youtu.be/SMdWbPL0yiE
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Eu sou a videira e vós sois os ramos; um fruto abundante vós haveis de dar. (Jo 15, 5) ℟.

Evangelho — Lc 17, 20-25


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.

22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até ao outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Gressus meos dírige Dómine secúndum elóquium tuum: ut non dominétur omnis iniustítia, Dómine. (Ps. 118, 133)


Vernáculo:
Conforme a vossa lei firmai meus passos, para que não domine em mim a iniquidade! (Cf. LH: Sl 118, 133)

Sobre as Oferendas

Senhor, olhai com benevolência para o sacrifício que apresentamos, a fim de que participemos com amor do mistério da paixão do vosso Filho. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.



Antífona da Comunhão

O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha. (Cf. Sl 22, 1-2)

Ou:


Os discípulos reconheceram o Senhor Jesus na fração do pão. (Cf. Lc 24, 35)
Dominus regit me, et nihil mihi déerit: in loco páscuae ibi me collocávit: super aquam refectiónis educávit me. (Ps. 22, 1. 2; ℣. Ps. 22, 3b. 4ab. 4cd. 5ab. 5cd. 6ab. 6cd)
Vernáculo:
O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha. (Cf. MR: Sl 22, 1-2)

Depois da Comunhão

Fortalecidos por este alimento sagrado nós vos damos graças, Senhor, e imploramos vossa clemência para que, pelo dom do Espírito Santo, perdure a graça da santidade naqueles que receberam a força do alto. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 14/11/2024


Precisamos ter tempo para Deus


“O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.

1. O Reino de Deus está dentro de nós. — O Evangelho deste dia nos fala que o Reino de Deus está dentro de nós. Notemos que o evangelho de S. Lucas nos diz textualmente que “o Reino de Deus está entre vós” (v. 21); mas se nós conferirmos o original grego, iremos perceber que a expressão “ἐντὸς ὑμῶν” admite uma dupla tradução possível. Na primeira, o Reino de Deus está entre nós, isto é, no nosso meio. No entanto, o Reino de Deus está também dentro de nós, e talvez seja esta segunda interpretação a mais importante para a nossa vida espiritual. Por quê? Porque o que Jesus nos está dizendo é: “Não procureis o Reino de Deus aqui, ali ou em outros lugares, porque ele está dentro de vós”. É como dizia S. Agostinho em suas Confissões, naquele belo hino à Beleza tão antiga e tão nova, a quem ele diz ter amado tão tarde. E diz por quê: “Eis que tu estavas dentro, e eu fora” (X 27, 38). Deus nos chama, e nos chama dentro de nós. Daí se vê a grande miséria que é viver uma vida totalmente exterior, dispersa, dissipada; que é ser chamado para dentro, e ser empurrado para fora por tantas coisas, com foi por algum tempo a vida da pobre Marta, inquieta no meio das panelas da cozinha, agitada com muitas coisas (cf. Lc 10, 40s).

2. Lutas contra o que dispersa. — De fato, o diabo, o mundo e a carne são especialistas em fazer isso conosco. Os três inimigos de nossa alma são hábeis em nos dissipar, dispersar, em nos pôr para fora, levando-nos a buscar Deus onde ele não se encontra. E assim nos perdemos. Mas nos perdemos por quê? Porque vamos buscar a felicidade nas lonjuras do nosso ser, fora do nosso centro. Excêntricos, buscamos a Deus e a felicidade sabe-se lá onde! Quanta coisa nos dispersa! É Facebook, é Instagram, é WhatsApp o dia inteiro, que nos chamam e levam para todos os lados. Ora, do que nós precisamos é ter um tempo para descobrir o Reino de Deus dentro nós. Eis então um conselho: tomemos uma decisão, a decisão de, ao menos numa parte do dia, cortarmos essas formas de distração das rede sociais, deixarmos um pouco o telefone de lado, deixarmos o que nos perturba e procurarmos nos recolher. Encontremo-nos com nós mesmos, e depois nos encontremos com o Deus que nos está chamando. A voz de Deus chama! É Deus quem faz o apelo, que nos chama no nosso coração; mas se não fizermos silêncio, como iremos ouvi-lo?

3. Um conselho prático. — Sendo, pois, bem concretos, façamos o seguinte. Nós, que estamos acostumados a ouvir estas homilias, reservemos todos os dias um tempinho para ler o Evangelho; depois de tê-lo lido, ouçamos de novo a homilia em espírito de “escuta”, de oração. Se algo na leitura e na homilia nos tiver chamado atenção, como que “brilhando” dentro de nós de alguma forma, levemos isso para a oração e, durante algum tempo — que sejam dez minutos apenas — estejamos em colóquio com Jesus. Demos-lhe este tempo de oração. Peguemos, se for o caso, papel e caneta e lhe escrevamos sobre o que nos tocou na homilia. Tenhamos esse tempo de amizade com Cristo, e veremos que Ele não está longe: Ele está dentro, Ele não nos fala em língua estranha, mas na linguagem do nosso coração. Porque o Reino de Deus está dentro vós!

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Santo do dia 14/11/2024

São Serapião (Memória Facultativa)
Local: Argel, Argélia
Data: 14 de † 1240


O segundo século de cristianismo concluíra-se com uma breve pausa de tranquilidade após tantas provas sangrentas nas várias perseguições. Até então os cristãos eram perseguidos apenas se denunciados como tais. Mas precisamente no início do século III, Setímio Severo, inicialmente tolerante, deu por primeiro o exemplo de ataque direto à expansão do cristianismo, decretando a proibição do batismo. Isto acarretou não somente um obstáculo ao avanço dos cristãos, como também à desorganização de célebres escolas catequéticas, como a de Alexandria. Foi justamente nesta cidade que no período de maior tranquilidade para os cristãos de todo o vasto império, se verificou breve mas vigoroso foco de perseguição e de intolerância em relação à numerosíssima comunidade cristã.

Como consequência das provocações de charlatão alexandrino, "adivinho maligno e mau poeta", como o bispo Dionísio refere a Fábio, bispo de Antioquia, houve brusca revolta contra os cristãos. Muitos foram flagelados e apedrejados; uma virgem, Apolônia, após desumanas sevícias, foi queimada viva. "Depois-continua o bispo Dionísio eles (os perseguidores) prenderam ainda em sua casa Serapião, infringiram-lhe duros tormentos, quebraram-lhe todas as juntas dos membros e jogaram-no de um quarto alto com a cabeça para baixo". O historiador Eusébio de Cesareia refere-se à carta do bispo quando fala sobre os movimentos anticristãos explodidos em 248 no Egito. O culto a são Serapião, inexplicavelmente desconhecido no Oriente, floresceu no Ocidente, desde quando Floro introduziu no seu Martirológio todos os mártires de Alexandria, segundo as indicações da História Eclesiástica de Eusébio. A 13 de julho o cardeal Baronio inseriu no Martirológio Romano o elogio de um mártir alexandrino, Serapião, já recordado no Martirológio Jeronimiano e nos Sinassários bizantinos. Trata-se, com muita probabilidade, do mesmo mártir lembrado na carta do bispo alexandrino.

Entre os santos mais conhecidos com este nome, que parece não encontrar imitações na onomástica atual, há um monge egípcio, que viveu no século IV, chamado o Sindonita por possuir uma única manta (síndone) que foi o seu guarda-roupa por toda a vida. Mereceu também o título de impassível pelo total controle de si mesmo e absoluto desapego de todas as coisas, até da própria liberdade, a ponto de vender-se como escravo a uma família de comediantes com o único fim de instruí-la na fé cristã. Este santo é lembrado a 21 de março, junto com o homônimo são Serapião, bispo de Thmuis.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Serapião, rogai por nós!


Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil