25 Qui
Dec
26 Sex
Dec
27 Sáb
Dec
28 Dom
Dec
29 Seg
Dec
30 Ter
Dec
31 Qua
Dec
01 Qui
Jan
02 Sex
Jan
03 Sáb
Jan
04 Dom
Jan
05 Seg
Jan
06 Ter
Jan
07 Qua
Jan
08 Qui
Jan
09 Sex
Jan
10 Sáb
Jan
11 Dom
Jan

Batismo do Senhor, Festa

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Batizado o Senhor, os céus se abriram e, como uma pomba, o Espírito pairou sobre ele. Então a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho dileto, nele está todo o meu amor. (Cf. Mt 3, 16-17)
Gradual Romano:
Dilexísti iustítiam, et odísti iniquitátem: proptérea unxit te Deus, Deus tuus, óleo laetítiae prae consórtibus tuis. Ps. Eructávit cor meum verbum bonum: dico ego ópera mea regi. (Ps. 44, 8 et 2)

Vernáculo:
Vós amais a justiça e odiais a maldade. É por isso que Deus vos ungiu com seu óleo, deu-vos mais alegria que aos vossos amigos. Sl. Transborda um poema do meu coração; vou cantar-vos, ó Rei, esta minha canção; minha língua é qual pena de um ágil escriba. (Cf. LH: Sl 44, 8 e 2)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Deus eterno e todo-poderoso, que, tendo sido o Cristo batizado no rio Jordão, e descendo sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso dileto Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Ou:


Ó Deus, cujo Filho Unigênito se manifestou na realidade da nossa carne, concedei-nos que, reconhecendo-o exteriormente semelhante a nós, sejamos interiormente renovados por ele, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura — Is 42, 1-4. 6-7


Leitura do Livro do Profeta Isaías


Assim fala o Senhor: 1“Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos. 6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo Responsorial — Sl 28(29), 1a. 2. 3ac-4. 3b. 9b-10 (R. 11b)


℟. Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!


— Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento! ℟.

— Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa! ℟.

— Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre! ℟.


https://youtu.be/9m5fm4i0Mc8

Segunda Leitura — At 10, 34-38


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. 36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado; escutai-o, todos vós! (cf. Mc 9, 6) ℟.

Evangelho — Mt 3, 13-17


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,13Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”

15Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.

17E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Às palavras seguintes, até Virgem Maria, todos se inclinam.
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne
e na vida eterna. Amém.

Antífona do Ofertório

Gradual Romano:
Benedíctus qui venit in nómine Dómini: benedíximus vobis de domo Dómini: Deus Dóminus, et illúxit nobis, allelúia, allelúia. (Ps. 117, 26. 27)

Vernáculo:
Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine! Aleluia, aleluia. (Cf. LH: Sl 117, 26. 27a)

Sobre as Oferendas

Recebei, Senhor, as oferendas que vos apresentamos no dia em que revelastes vosso Filho, para que a oblação dos vossos fiéis se torne o sacrifício daquele que, em sua misericórdia, quis lavar os pecados do mundo. Ele, que vive e reina pelos séculos dos séculos.



Antífona da Comunhão

Eis aquele de quem João dizia: Eu vi, e dou testemunho: este é o Filho de Deus! (Cf. Jo 1, 32. 34)
Gradual Romano:
Omnes qui in Christo baptizáti estis, Christum induístis, allelúia. (Gal. 3, 27; ℣. Ps. 28, 1. 2. 3. 4. 5. 7-8. 10. 11)

Vernáculo:
Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo, aleluia. (Cf. Bíblia CNBB: Gl 3, 27)

Depois da Comunhão

Nutridos pelo vosso sacramento, suplicamos humildemente, Senhor, a vossa clemência, para que, ouvindo fielmente o vosso Filho Unigênito, sejamos chamados filhos de Deus, e o sejamos de fato. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 11/01/2026


Por que Jesus recebeu um batismo de penitência?


“Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele”.

Celebramos hoje a Festa do Batismo do Senhor. Nessa festa, celebramos exatamente a manifestação de Cristo. Conforme já foi dito, na festa da Epifania estamos concentrados na manifestação de Cristo aos reis Magos, nas bodas de Caná e no batismo do Senhor.O Evangelho deste ano, dedicado ao evangelista São Mateus, narra o batismo de Jesus com uma peculiaridade, diferente um pouco dos outros evangelistas.A narrativa do batismo segundo São Mateus, em primeiro lugar, nos coloca diante de um grande problema teológico: como é possível que Cristo, sendo santo — o Santo de Deus —, se disponha agora a ser batizado num batismo de penitência por São João Batista?É por isso que São Mateus nos coloca um diálogo entre Jesus e São João Batista. São João Batista fica indignado e protesta: “Como é que Jesus vem ser batizado, quando sou eu”, diz João Batista, “que precisaria ser batizado?”Então Jesus diz que, por enquanto, as coisas fiquem assim, “para que se cumpra a justiça”.De que se trata? O que é esta “justiça” a respeito da qual Jesus está falando? Em seu comentário ao batismo do Senhor, no livro Jesus de Nazaré, Joseph Ratzinger, ou seja, Bento XVI, no diz que, ali, nós vemos e vislumbramos o mistério da salvação, o mistério da Cruz.O que é o mistério da Cruz? Nosso Senhor toma sobre si os nossos pecados, ao entrar na fila com os pecadores para ser batizado por São João Batista. Jesus está fazendo-se pecador, digamos assim, está se colocando na posição de pecador exatamente porque, solidário a nós, pecadores, quer tomar sobre si as nossas dores. Aqui acontece a justiça, a união de Jesus conosco que faz com que nós sejamos purificados.Existem várias situações e episódios no Evangelho em que Jesus entra em contato com objetos ou pessoas impuras: Jesus, por exemplo, é tocado por um leproso e o pela mulher que sofria de hemorragia, e no entanto, embora as pessoas, ao tocarem essas realidades impuras, ficassem contaminadas, com Jesus acontece exatamente o contrário.Ele, o que toca, santifica-o. Jesus, ao tocar o leproso, não se contamina, mas purifica-o. Assim acontece conosco. Jesus, ao entrar em contato com os pecados e os pecadores, não se contamina, não se torna Ele um pecador; mas, como Salvador, faz a justiça, ou seja, santifica.Aqui vemos que a Cristo acontece sempre o contrário daquilo que ocorre a nós. Quando fomos batizados, as águas do Batismo nos santificaram; quando Cristo foi batizado, Ele santificou as águas do Batismo.Quando nós entramos em contato com o pecado, somos nós os contaminados; quando Cristo entra em contato com os pecados dos pecadores, é Ele quem os salva e purifica.Que essa manifestação de Deus salvador, grandioso em sua misericórdia, realize também em nós a justiça. Para isso, precisamos estar arrependidos dos nossos pecados, ser batizados e, no caso de estarmos em pecado mortal depois do batismo, confessar os nossos pecados.Assim estaremos renovando o nosso batismo, recebendo a justiça e entrando em contato com aquele que realiza a santidade em nós.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Santo do dia 11/01/2026

São Higino (Memória Facultativa)
Local: Roma, Itália
Data: 11 de Janeiro † 142


No elenco dos doze primeiros bispos de Roma feito por santo Ireneu, no fim do século II, Higino é o nono. Sua memória, porém, só foi introduzida no século XII. Por essa razão, o novo calendário deixou-o fora. É santo muito querido pelo povo. Sua existência está fora de qualquer contestação. Sofreu o martírio na perseguição desencadeada pelo imperador Antonino Pio (ano 140?).

O Liber Pontificalis e o Martirológio Romano afirma que também Higino sofreu o martírio no dia 11 de janeiro (1407), durante a perseguição de Antonino Pio. Foi sepultado junto ao corpo de são Pedro, no Vaticano. Alguns estudiosos discordam que ele tenha sido mártir, mas que foi santo por outros méritos. Durante seu breve pontificado (136-140), os ataques dos pagãos haviam diminuído e a Igreja se viu ameaçada pela proliferação de seitas heréticas.

Valentim e Cerdão ousaram enfrentar Roma espalhando a heresia do gnosticismo, mistura de doutrinas e práticas religiosas com filosofia e mistérios, cujo princípio fundamental é este: há uma fé comum que é suficiente aos incultos, mas existe uma ciência reservada aos doutos que oferece explicação filosófica da fé comum. Os dois hereges foram excomungados pelo papa Higino, chamado filósofo de origem ateniense. Portanto, um filósofo dirigia a barca de Pedro no momento certo quando a perniciosa heresia gnóstica tendia a absorver a Revelação divina, transformando-a em simples filosofia religiosa.

Higino se esmerou assim na preservação da integridade do ensinamento evangélico. Tomando como exemplo o poderoso imperador Adriano, mexeu nas estruturas hierárquicas, instituiu as Ordens menores para melhorar o serviço da Igreja e preparação ao sacerdócio. Parece que se deve a ele a instituição de padrinhos no batismo.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Higino, rogai por nós!


Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil