30 Seg
Dec
31 Ter
Dec
01 Qua
Jan
02 Qui
Jan
03 Sex
Jan
04 Sáb
Jan
05 Dom
Jan
06 Seg
Jan
07 Ter
Jan
08 Qua
Jan
09 Qui
Jan
10 Sex
Jan
11 Sáb
Jan
12 Dom
Jan
13 Seg
Jan
14 Ter
Jan
15 Qua
Jan
16 Qui
Jan
17 Sex
Jan
18 Sáb
Jan
19 Dom
Jan

Sábado da 1ª Semana do Tempo Comum

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Vi um homem sentado num trono excelso; a multidão dos Anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo nome e império permanecem eternamente.
In excélso throno vidi sedére virum, quem adórat multitúdo angelórum, psalléntes in unum: ecce cujus impérii nomen est in aetérnum. Ps. Iubiláte Deo omnis terra: servíte Dómino in laetítia. (Cf. Dan. 7, 9. 10. 13. 14. et Is. 6, 1-3; ℣. Ps. 99)
Vernáculo:
Vi um homem sentado num trono excelso; a multidão dos Anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo nome e império permanecem eternamente.(Cf. MR)

Coleta

Senhor, atendei com bondade paterna as preces do vosso povo suplicante; dai-lhe luz para ver o que deve ser feito e coragem para realizar o que viu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura — Hb 4, 12-16


Leitura da Carta aos Hebreus


Irmãos, 12a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. 13E não há criatura que possa ocultar-se diante dela.

Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas. 14Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 15Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado.

16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial — Sl 18(19B), 8. 9. 10. 15 (R. cf. Jo 6, 63c)


℟. Vossas palavras são espírito, são vida, tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna.


— A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes. ℟.

— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz. ℟.

— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente. ℟.

— Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor! ℟.

℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho. (Lc 4, 18) ℟.

Evangelho — Mc 2, 13-17


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.

15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.

16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?”

17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Iubiláte Deo omnis terra: iubiláte Deo omnis terra, servíte Dómino in laetítia: intráte in conspéctu eius in exsultatióne, quia Dóminus ipse est Deus. (Ps. 99, 1. 2)


Vernáculo:
Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos! (Cf. LH: Sl 99, 1. 2)

Sobre as Oferendas

Possa agradar-vos, Senhor, a oferenda do vosso povo; ela nos obtenha a santificação e o que confiantes vos pedimos. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Junto de vós, Senhor, está a fonte da vida, e em vossa luz veremos a luz. (Sl 35, 10)

Ou:


Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância, diz o Senhor. (Jo 10, 10)
Notas mihi fecísti vias vitae: adimplébis me laetítia cum vultu tuo, Dómine. (Ps. 15, 11; ℣. Ps. 15, 1. 2. 5. 6. 8. 9. 10; p.362)
Vernáculo:
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado! (Cf. LH: Sl 15, 11)

Depois da Comunhão

Deus todo-poderoso, que refazeis as nossas forças pelos vossos sacramentos, nós vos pedimos a graça de vos servir por uma vida que vos seja agradável. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 18/01/2025


Jesus tolerava o pecado?


“Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

Propõe-nos hoje a Igreja um Evangelho do qual muitos abusam nestes tempos, dele extraindo uma conclusão totalmente contrária às intenções de Cristo. Cristo, mostra-nos o evangelista S. Marcos, costumava tratar com pecadores e pessoas de má vida, chegando até a lhes frequentar a casa, como foi o caso de Levi, com quem teve um alegre jantar em comemoração da vida nova que se propusera levar o antigo publicano. E o que muitos concluem disto é que Jesus não fazia acepção de pessoas, sentido-se à vontade para estar com adúlteros, ladrões e prostitutas, porque era tolerante com todos. Ora, todo o problema e todo o abuso está neste porque, pois ainda que é certa a primeira parte, ou seja, que Jesus a ninguém discriminava injustamente, é de todo falso o motivo alegado, ou seja, que ao Senhor pouco se lhe dava o pecado dos homens. E por que razão? Em primeiro lugar, porque nele se confunde tolerância para com o pecador, princípio que a Igreja sempre observou e todo cristão deveria seguir, com tolerância com o pecado, princípio não apenas falso como igualmente pecaminoso. Em segundo lugar, porque Jesus mesmo declara que não são os de boa saúde que dele precisam, mas os doentes, e é destes que Ele vai atrás. E se lhes chama doentes é porque neles reconhece alguma enfermidade, alguma desordem, algum desequilíbrio que lhes tira a normalidade da saúde, que para a alma humana não é outra coisa senão a santidade. É esta a falsidade contra a qual devemos estar hoje prevenidos, e esta a saúde que hemos de pedir ao nosso Médico, que não veio a este mundo sofrer tanto para que vivêssemos como vínhamos vivendo, mas para que, confessando-lhe a nossa doença, tivéssemos na sua graça o nosso remédio; na santidade, a plena saúde; e na glória, a segurança de nunca tornarmos a enfermar.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Santo do dia 18/01/2025

Santa Prisca (Memória Facultativa)
Local: Roma, Itália
Data: 18 de † 499


É difícil distinguir a verdadeira santa Prisca, uma vez que os documentos antigos se referem a três pessoas diferentes. A celebração hodierna quer honrar a fundadora da igreja sobre o Aventino, à qual se refere a epígrafe do século V, conservada na Basílica de São Paulo fora dos muros. Essa antiga igreja, preciosa para quem gosta de mexer com antiguidades romanas, surge sobre os alicerces de uma grande casa romana do século II, como provaram as recentes descobertas arqueológicas.

Mas as Atas de santa Prisca dão como certo o seu martírio sob Cláudio II (268-270) e sua sepultura na via Ostiense. De lá seu corpo foi trasladado para o Aventino. Não passa de lenda que ela tenha sido batizada por são Pedro aos treze anos, tenha trabalhado ao lado dele e sofrido o martírio como a primeira no Ocidente. O corpo da protomártir estaria nas catacumbas de Priscila, as mais antigas de Roma.

No século VIII começaram a identificar a mártir romana como Prisca, mulher de Áquila, de que fala são Paulo: "Saudai Prisca e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus; pela minha vida eles expuseram suas cabeças. A eles agradeço, não só eu, mas também todas as igrejas dos gentios" (Rm 16, 3). Começou-se a falar em título de Áquila e Prisca. O título cardinalício com o qual queriam honrar uma santa, hoje quase esquecida pelos calendários, bem mostra a devoção que tinham para com ela os primeiros cristãos. A igreja de santa Prisca surgiu no lugar de antiga casa romana. Segundo a tradição, o apóstolo são Pedro hospedou-se nessa casa. Conserva-se na igreja de santa Prisca, na cripta, uma concha com a qual o Príncipe dos apóstolos teria batizado seus catecúmenos. Aqui misturam-se história e lendas.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santa Prisca, rogai por nós!


Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil