Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Não me abandoneis, jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37, 22-23)

Glória

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo poderoso.
Nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus pai, Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, Só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.
Amém.

Oração do dia

Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Dt 6, 2-6)


Leitura do Livro do Deuteronômio


Moisés falou ao povo dizendo: 2“Temerás o Senhor teu Deus, observando durante toda a vida todas as suas leis e os seus mandamentos que te prescrevo, a ti, a teus filhos e netos, a fim de que se prolonguem os teus dias. 3Ouve, Israel, e cuida de os pôr em prática, para seres feliz e te multiplicares sempre mais, na terra onde corre leite e mel, como te prometeu o Senhor, o Deus de teus pais. 4Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 5Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. 6E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 17)


R. Eu vos amo, ó Senhor, porque sois minha força!


— Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação. R.

— Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! e dos meus perseguidores serei salvo! R.

— Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador. Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido. R.


Segunda Leitura (Hb 7, 23-28)


Leitura da Carta aos Hebreus


Irmãos: 23Os sacerdotes da antiga aliança sucediam-se em grande número, porque a morte os impedia de permanecer. 24Cristo, porém, uma vez que permanece para a eternidade, possui um sacerdócio que não muda. 25Por isso ele é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles. 26Tal é precisamente o sumo-sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27Ele não precisa, como os sumos-sacerdotes oferecer sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo. 28A Lei, com efeito, constituiu sumos-sacerdotes sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do juramento, que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para sempre.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Quem me ama realmente guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos. (Jo 14, 23) R.

Evangelho (Mc 12, 28b-34)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos 

R. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 28bum mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Creio

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso,
Criador do céu e da terra;
e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor;
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado.
Desceu à mansão dos mortos;
ressuscitou ao terceiro dia;
subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos;
creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna.
Amém.

Sobre as Oferendas

Ó Deus, que este sacrifício se torne uma oferenda perfeita aos vossos olhos e fonte de misericórdia para nós. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós, felicidade sem limites! (Sl 15, 11)

Ou:


Como o Pai, que me enviou é a vida, e eu vivo pelo Pai, diz o Senhor, assim quem come a minha carne viverá por mim. (Jo 6, 58)

Depois da Comunhão

Ó Deus, frutifique em nós a vossa graça, a fim de que, preparados por vossos sacramentos, possamos receber o que prometem. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 31/10/2021
É necessário silenciar a alma para ouvir o Senhor

“Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Marcos 12,29).

Você está vendo que o mestre da Lei, alguém que conhece a Lei de Deus acima de qualquer coisa e mais do que ninguém, está se aproximando de Jesus para perguntar qual é o primeiro, qual é o maior de todos os mandamentos. Chama-me a atenção porque Jesus começa respondendo com o chamar Israel: “Ouve, ó Israel”, é preciso ouvir.

Estamos diante de uma sociedade surda, a surdez tomou conta de nós porque não ouvimos Deus. Todos esses disparates emocionais, todas essas complexidades, brigas, confusões, inclusive na igreja e no Reino de Deus, é porque cada um está escutando Deus como quer, cada um está escutando somente o que quer.

No meio de um mundo tão confuso, tão barulhento como o nosso, escutamos o nosso egoísmo, escutamos nossos anseios, escutamos o que está em nós e pouco, quase nada, escutamos a Deus. Por isso que primeiro vem o mandamento amar. Amar é uma exigência fundamental, mas como é que eu vou amar aquele que não escuto?

É preciso um profundo silêncio de alma para ouvir o Senhor, deixar Ele nos purificar de tantos ruídos que aprisionam à nossa alma

Uma criança é criança porque ouve de tudo, seu pai e sua mãe. E você vê que uma criança se perde, começa a se desgarrar dos seus pais quando deixa de ouvir. Precisamos ouvir a Deus; e é um trabalho que exige muita disciplina interior, exige muita aplicação de alma e de coração, exige muita penitência e muito desprendimento porque estamos num mundo muito barulhento; é muito barulho em casa, é muito barulho com tantas coisas ligadas que nós estamos conectados, é TV, é rádio, é celular; e tem gente que não consegue viver sem essas coisas, dorme e acorda movido por esses barulhos todos.

Estamos o tempo inteiro recebendo mensagens, é toque pra lá, alerta pra cá. Vejo que, muitas vezes, as pessoas não conseguem nem andar, se não tiver alguma coisa aqui dentro para barulhar o ouvido, porque não somos capazes nem de ouvir o nosso interior.

Na sociedade do barulho que nós estamos, é preciso a grande ascese, um grande trabalho interior de escutar o Senhor, porque é só escutando a Deus que vamos amá-Lo com todas as nossas forças, amá-Lo com todo nosso coração, amá-Lo com todo o nosso entendimento e com todo o nosso ser. É só escutando a Deus que vamos amar a nós, vamos cuidar de nós porque o próprio Deus vai nos ensinar a nos amarmos e não vamos amar o nosso irmão, se não escutarmos a Deus.

Deus vai nos impulsionar para o amor, Deus vai nos impulsionar para amarmos uns aos outros; por isso, para amar é preciso ouvir. Se você ama alguém; escute, você escuta até o silêncio dela.

A linguagem de Deus é o silêncio, é preciso um profundo silêncio de alma para ouvir o Senhor, deixar Ele nos purificar de tantos ruídos que aprisionam à nossa alma, para Deus direcionar o nosso coração.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo
Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Santo do dia 31/10/2021

Santo Afonso Rodrigues

Natural de Segóvia na Espanha, veio à luz aos 25 de julho de 1532. Pertencente a uma família cristã, teve de interromper seus estudos no primário, pois, com a morte do pai, assumiu os compromissos com o comércio. Casou-se com Maria Soares que amou tanto quanto os dois filhos, mas infelizmente, todos, com o tempo, faleceram.

Ao entrar em crise espiritual, Afonso entrega-se à oração, à penitência e dirigido por um sacerdote, descobriu o seu chamado a ser Irmão religioso e assim, assumiu grandes dificuldades como a limitação dos estudos. Vencendo tudo em Deus, Afonso foi recebido na Companhia de Jesus como Irmão e depois do noviciado foi enviado para o colégio de formação. No colégio, desempenhou os ofícios de porteiro e a todos prestava vários serviços, e dentre as virtudes heroicas que conquistou na graça e querendo ser firme na fé, a obediência foi a sua prova de verdadeira humildade.

Santo Afonso sabia ser simples, pois aceitava com amor toda ordem e desejo dos superiores, como expressão da vontade de Deus. Tinha como regra: “Agradar somente a Deus, cumprir sempre e em toda parte a Vontade Divina”. Este santo encantador, com sua espiritualidade ajudou a muitos, principalmente São Pedro Claver quanto ao futuro apostolado na Colômbia.

Místico de muitos carismas, Santo Afonso Rodrigues sofreu muito antes de morrer em 31 de outubro de 1617.

Santo Afonso Rodrigues, rogai por nós!