01 Seg
Sep
02 Ter
Sep
03 Qua
Sep
04 Qui
Sep
05 Sex
Sep
06 Sáb
Sep
07 Dom
Sep
08 Seg
Sep
09 Ter
Sep
10 Qua
Sep
11 Qui
Sep
12 Sex
Sep
13 Sáb
Sep
14 Dom
Sep
15 Seg
Sep
16 Ter
Sep
17 Qua
Sep
18 Qui
Sep
19 Sex
Sep
20 Sáb
Sep
21 Dom
Sep
22 Seg
Sep
23 Ter
Sep
24 Qua
Sep
25 Qui
Sep
26 Sex
Sep
27 Sáb
Sep
28 Dom
Sep
29 Seg
Sep
30 Ter
Sep
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: São José de Cupertino Dia 18 de Setembro (Memória Facultativa)
Local: Osimo, Itália
Data: 18 de Setembro † 1663

São José de Cupertino durante os frequentes êxtases, se locomovia pela igreja sem nunca tocar o chão, enquanto do seu corpo, com o qual não tinha cuidado algum, emanavam eflúvios perfumados que indicavam sua presença num vasto raio. A vida deste santo tem aspectos desconcertantes. Nasceu paupérrimo em Cupertino, na Púglia, em 1603. Viveu os primeiros meses de vida em estábulo, porque o pai, endividado, teve de vender tudo. Aos 17 anos queria ser frade, mas os frades menores não o aceitaram porque era muito ignorante, e os capuchinhos que o haviam acolhido como irmão leigo, pouco depois impuseram-lhe que depusesse o hábito (foi como se me arrancassem a pele do corpo, disse mais tarde) por causa da sua grande confusão mental.

Em lugar algum o queriam de volta nem a sua própria mãe. Foi então que os frades menores de Grotella finalmente lhe abriram as portas do seu convento, confiando-lhe os mais humildes serviços, como tomar conta de uma mula. José se auto definiu: irmão burro, e não obstante isso queria estudar para padre. Nos exames foi sorteada a única questão que ele sabia: comentar um trecho do Evangelho. Mas desde aquele momento começaram a aparecer na vida desse frade esquisito os sinais da predileção divina e fenômenos que atestam a santidade interior. Frequentemente encontravam-no em êxtase diante da imagem de Nossa Senhora, suspenso da terra a alguns palmos.

Quase sem nenhum estudo teológico, tinha o dom da ciência infusa e era consultado por teólogos a respeito de questões delicadas de doutrina e de exegese e dava respostas claras e sábias. "O frade mais ignorante de toda a Ordem franciscana" foi convocado para ir a Roma; recebido em audiência por Urbano VIII, diante do papa o fradeco caiu em êxtase. A fama dos seus prodígios fez afluir a ele gente de toda parte e os seus superiores faziam-no mudar continuamente de convento. José de Cupertino aceitou tudo com transparente simplicidade. Só lamentava não poder rever a imagem de Nossa Senhora do seu convento de Grotella, cujo pensamento o levava ao êxtase.

Finalmente os seus confrades designaram-no para o convento de Assis, mas desta vez foi o papa em pessoa que desaconselhou este destino: "Em Assis, comentou, um são Francisco é mais que suficiente". Assim José de Cupertino morreu em Osimo, aos sessenta anos, em 1663. "Frade burro", que na vida tivera sérios problemas para superar os exames, é invocado pelos estudantes no momento de enfrentar as provas e exames da escola.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São José de Cupertino, rogai por nós!

Oração a São José de Cupertino (Oficial)

São José de Cupertino, enamorado do Evangelho, da Eucaristia e de Maria, Santo da alegria, Mestre de oração, Padroeiro dos estudantes, acolhe com amor a minha oração.

Tu que na vida enfrentaste tantas dificuldades com grande confiança na ajuda de Deus, interceda junto a Ele para que me conceda a graça de que tanto necessito.

No teu exemplo faça com que eu também possa voar alto no céu da santidade e junto a ti, agradecer ao Senhor pela Sua infinita bondade e misericórdia.

Com a tua intercessão a graça de Deus me ajude e a força do Espírito Santo me sustente ao longo do caminho da vida para ser, como tu, fiel ao Evangelho.
Amém.

Glória ao Pai...

+ Cardinal Edoardo Menichelli
Bispo de Ancona-Osimo

Ver mais orações






Compartilhar: