01 Dom
Sep
02 Seg
Sep
03 Ter
Sep
04 Qua
Sep
05 Qui
Sep
06 Sex
Sep
07 Sáb
Sep
08 Dom
Sep
09 Seg
Sep
10 Ter
Sep
11 Qua
Sep
12 Qui
Sep
13 Sex
Sep
14 Sáb
Sep
15 Dom
Sep
16 Seg
Sep
17 Ter
Sep
18 Qua
Sep
19 Qui
Sep
20 Sex
Sep
21 Sáb
Sep
22 Dom
Sep
23 Seg
Sep
24 Ter
Sep
25 Qua
Sep
26 Qui
Sep
27 Sex
Sep
28 Sáb
Sep
29 Dom
Sep
30 Seg
Sep
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: São Mateus Dia 21 de Setembro (Festa)
Data: 21 de Setembro † s. I

Mateus, o publicano, chamado também Levi, é um dos Apóstolos que também é Evangelista. É considerado autor do primeiro dos Evangelhos, o Evangelho segundo Mateus. Assim, a Igreja vive em Mateus sua dupla missão de Apóstolo e de Evangelista. Na comemoração dos Apóstolos está presente sempre a comemoração do próprio mistério da Igreja.

Mateus, porém, apresenta alguns aspectos próprios. Se São João, Apóstolo e Evangelista como Mateus, fez parte dos primeiros discípulos de Jesus, Mateus foi chamado mais tarde. Passou de cobrador de impostos a discípulo do Mestre, que lhe dissera: Vem e segue-me (Mt 9,9). O banquete que festejou sua vocação é o sinal do amor misericordioso de Jesus que chama os pecadores à penitência e celebra sua reconciliação com o Pai (cf. Lc 5, 27-32).

Mateus escreveu um evangelho em aramaico, mas nós conhecemos apenas a versão grega que, tradicionalmente, é apresentada como o primeiro dos quatro Evangelhos conhecidos, embora seja tido como posterior ao de Marcos pelos especialistas. No seu Evangelho, redigido para a comunidade judaico-cristã, o Cristo se manifesta como o Mestre e o Fundador do novo Israel, que promulga a justiça nova do reino dos Céus centrada no amor. É o Evangelho da Igreja, constituída sobre a fé de Pedro, chamada a ser sacramento de reconciliação e de encontro entre Israel e todos os homens. É o Evangelista da Igreja toda ela missionária. Mateus é o evangelista das bem-aventuranças, do Sermão da Montanha, das parábolas do reino dos céus. É o evangelista da Igreja e da Missão. O Evangelho segundo Mateus foi certamente o mais presente na vida da Igreja, particularmente, na pregação, na Liturgia e na Catequese, pois ele realça a unidade do Antigo e do Novo Testamento. As promessas do Antigo Testamento se cumpriram em Cristo Jesus.

A Antífona da entrada proclama a Igreja em missão: Ide, e de todas as nações fazei discípulos, diz o Senhor, batizando-os e ensinando-os a observar todos os mandamentos que vos dei (cf. Mt 28,19-20).

A Oração coleta lembra que Deus em sua misericórdia chama não só os justos, mas os pecadores à salvação, ao discipulado e à missão: Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia, escolhestes o publicano Mateus para torná-lo apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Esta mensagem volta na Antífona da Comunhão: Eu não vim chamar os justos, e sim os pecadores, diz o Senhor (cf. Mt 9,13).

A Oração depois da Comunhão resume bem a mensagem evangélica deixada pelo apóstolo e evangelista Mateus: Ó Deus, ao participarmos da alegria da salvação que encheu de júbilo São Mateus, recebendo o Salvador em sua casa, concedei que sejamos sempre refeitos à mesa daquele que veio chamar à salvação não os justos, mas os pecadores.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Mateus, rogai por nós!






Compartilhar: