Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

O Senhor vos introduziu na terra onde corre leite e mel; a lei do Senhor esteja sempre em vossa boca, aleluia. (Cf. Ex 13, 5. 9)

Ou:


O Senhor ressuscitou dos mortos, como havia anunciado; exultemos e alegremo-nos todos, porque ele reina eternamente, aleluia!
Introdúxit vos Dóminus in terram fluéntem lac et mel, allelúia: et ut lex Dómini semper sit in ore vestro, allelúia, allelúia. Ps. Confitémini Dómino, et invocáte nomen eius: annuntiáte inter gentes ópera eius. (Ex. 13, 5. 9 et Ps. 104)
Vernáculo:
O Senhor vos introduziu na terra onde corre leite e mel; a lei do Senhor esteja sempre em vossa boca, aleluia! (Cf. MR: Ex 13, 5. 9) Sl. Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! (Cf. LH: Sl 104, 1)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Ó Deus, que fazeis crescer vossa Igreja, dando-lhe sempre novos filhos, concedei a vossos fiéis perseverarem na vivência do sacramento que receberam na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (At 2, 14. 22-32)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


No dia de Pentecostes, 14Pedro de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão:

22“Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis. 23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse.

25Pois Davi dele diz: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção. 28Deste-me a conhecer os caminhos da vida e a tua presença me encherá de alegria’.

29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono. 31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção’. 32Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 15)


℟. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!


— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor; Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!” ℟.

— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo. ℟.

— Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção. ℟.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado! ℟.


https://youtu.be/r2J6m0LHJG4
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117, 24) ℟.

Evangelho (Mt 28, 8-15)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.

10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.

15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até ao dia de hoje.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Angelus Dómini descéndit de caelo, et dixit muliéribus: quem quaéritis, surréxit, sicut dixit, allelúia. (Mt. 28, 2. 5. 6)


Vernáculo:
Um anjo do Senhor desceu do céu. Então o anjo falou às mulheres: Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! (Cf. Bíblia CNBB: Mt 28, 2. 5. 6)

Sobre as Oferendas

Senhor, nós vos pedimos: aceitai com bondade, as oferendas do vosso povo, para que, renovados pela profissão do vosso nome e pelo Batismo, alcance a felicidade eterna. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Cristo, ressuscitado dos mortos, não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele, aleluia! (Rm 6, 9)
Surréxit Dóminus, et appáruit Petro, allelúia. (Lc. 24, 34; ℣. Ps. 117, 1. 2. 5. 8. 10. 11. 13. 14. 15. 16. 17. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 28. 29)
Vernáculo:
Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão, aleluia! (Cf. Bíblia CNBB: Lc 24, 34)

Depois da Comunhão

Transborde em nossos corações, Senhor, a graça do sacramento pascal e tornai dignos dos vossos dons aqueles que fizestes entrar no caminho da salvação eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 01/04/2024
Por que o medo, santas mulheres?

“As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos”.

A PRIMEIRA APARIÇÃO. — Ponto 1. — “Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, disseram-lhes eles: ‘Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo?’” (Lc 24, 5). São dignas de ser repreendidas, por não crerem no testemunho dos anjos. É por isso que, embora alegres, correm amedrontadas, isto é, felizes por tudo o que tinham visto, mas com medo de que talvez não seja verdade. É a mesma contradição que experimentam aqueles que, apesar de movidos por piedosos afetos de credulidade, não chegam a dar o passo da fé, por pensarem ser demasiado bom para ser verdade que Deus, feito homem, morra e ressuscite, só para que nós, criaturas desprezíveis, vivamos para sempre e com Ele ressuscitemos. E no entanto é verdade: “Alegrai-vos! Não tenhais medo”. É verdadeira a nossa fé, são fundadas as nossas esperanças, é certa a nossa vitória, se crermos profundamente em quem por nós tanto trabalhou e sofreu, só para nos alegrar com a boa-nova deste domingo: “Lá eles me verão”.

Ponto 2. — “Não está aqui, mas ressuscitou” (Lc 24, 6). Antes de saírem às pressas, deram-lhes os anjos um sinal inequívoco da ressurreição: “Não está aqui”. Com este argumento se prova também a nossa ressurreição espiritual. É como se nossa própria concupiscência, não um anjo veraz, fora forçada a dizer-nos hoje: “Não estais mais sepultados aqui nesta imperfeição, neste mau afeto, nesta imperfeição, nesta frouxidão de espírito”. Alegra-te, se é esta a tua condição; do contrário, esforça-te para que seja, pois não te faltam as graças daquele que, para não morreres, desceu aos infernos, e, para viveres, tornou glorioso à vida: “Não está aqui, mas ressuscitou”.

Ponto 3. — “Ide depressa e dizei aos discípulos que Ele ressuscitou dos mortos” (Mt 28, 7). Em nome de Cristo dão os anjos esta ordem às mulheres. Não mereciam os Apóstolos, contudo, receber tão grata notícia, já que o tinham abandonado covardemente. Cristo porém olha mais para os extremos do seu próprio amor do que para as exigências do nosso mérito, amando até os que não o merecem. Que isto nos sirva hoje também de consolo, a nós, que somos tão indignos do amor de Nosso Senhor: “Não entreis em juízo com o vosso servo” (Sl 142, 2), mas “tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade” (Sl 50, 3).

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | A alegria de sermos amados (Segunda-feira da Oitava de Páscoa)

A Ressurreição de Cristo é, para todos, motivo de grande alegria espiritual: a Vida venceu a morte, e nós, redimidos e santificados, temos nas chagas gloriosas do Cristo Ressuscitado a prova eterna do quanto somos amados por Deus.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 1º de abril, e confessemos cheios de júbilo: Cristo ressuscitou, Aleluia! Verdadeiramente ressuscitou!


https://youtu.be/-sW1g7sz2es

Santo do dia 01/04/2024

Ouça no Youtube

Santo Hugo de Grenoble (Memória Facultativa)
Local: Grenoble, França
Data: 01 de Abril† 1132


Existem uns dezesseis santos com o nome de Hugo. Os dois mais importantes tiveram muitas coisas em comum. Além do nome são quase do mesmo tempo e lugar. Um é Hugo, abade de Cluny (1024-1109), e o outro, bispo de Grenoble (1053-1132). Ambos abraçaram a vida religiosa na flor da idade e tiveram encargos de grande responsabilidade.

Hugo de Cluny, com 20 anos apenas, foi ordenado sacerdote e com 25 sucedeu ao abade Odilon e permaneceu no cargo por 60 anos. Hugo de Grenoble estudou em Valência e em Reims onde foi aluno de são Bruno. Com 27 anos apenas foi nomeado bispo de Grenoble por Gregório VII e ficou no cargo por 52 anos. Ambos foram excelentes colaboradores dos papas Gregório VII, Urbano II, Pascoal II e Inocêncio II. Ajudaram na reforma da Igreja, na luta contra a simonia e a corrupção do clero. Ambos foram os primeiros a dar exemplo de reforma pessoal e interior. Os dois foram propugnadores da vida monástica.

Cluny se tornou exemplo de vida monástica para toda a Europa. O rigoroso são Pedro Damião dá um belo testemunho de Cluny que visitou em 1063: “Que diremos da severidade, da ascese, da disciplina da Regra, do respeito pelo mosteiro e pelo silêncio? Durante o tempo do estudo, do trabalho ou da leitura da Bíblia, ninguém ousa andar à toa pelos corredores ou falar, senão em caso de verdadeira necessidade. O serviço de Deus enche de tal modo o dia que, além dos trabalhos necessários para os irmãos, fica só meia hora para conversa e colóquios necessários. Falam só raramente. Durante o silêncio noturno e, em certos lugares (cozinha, sacristia, dormitório, refeitório e claustro) também de dia, só se fala por meio de sinais, que são escolhidos com tanta severidade que não há lugar à leviandade”.

Hugo de Grenoble foi um dos artífices na fundação dos cartuxos (Grande Cartuxa). Foi ele que acolheu são Bruno e deu-lhe a montanha da Cartuxa. Aí ele repetiu o milagre de Moisés: fez jorrar água da rocha.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santo Hugo de Grenoble, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil