Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

No meio da Igreja o Senhor colocou a palavra nos seus lábios; deu-lhe o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu de glória, aleluia! (Eclo 15, 5)
In médio Ecclésiae apéruit os eius: et implévit eum Dóminus spíritu sapiéntiae, et intelléctus: stolam glóriae índuit eum. Allelúia, allelúia. Ps. Bonum est confitéri Dómino: et psállere nómini tuo, Altíssime. (Sir. 15, 5; Ps. 91)
Vernáculo:
No meio da Igreja o Senhor colocou a palavra nos seus lábios; deu-lhe o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu de glória, aleluia! (Cf. MR: Eclo 15, 5) Sl. Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! (Cf. LH: Sl 91)

Coleta

Deus eterno e todo-poderoso, que nos destes em Santo Atanásio um exímio defensor da divindade de vosso Filho, concedei-nos, por sua doutrina e proteção, crescer continuamente no vosso conhecimento e no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 6, 8-15)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão.

10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 11Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”. 12Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao Sinédrio.

13Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu”.

15Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão, e viram seu rosto como o rosto de um anjo.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 118)


℟. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.


— Que os poderosos reunidos me condenem; o que me importa é o vosso julgamento! Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos. ℟.

— Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios! ℟.

— Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos. ℟.

https://youtu.be/XZQr27pQZNs
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus. (Mt 4, 4b) ℟.

Evangelho (Jo 6, 22-29)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

℟. Glória a vós, Senhor.


Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.

23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.

25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Invéni David servum meum, óleo sancto unxi eum: manus enim mea auxiliábitur ei, et bráchium meum confortábit eum. Allelúia. (Ps. 88, 21. 22)


Vernáculo:
Encontrei e escolhi a Davi meu servidor, e o ungi para ser reicom meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força. (Cf. LH: Sl 88, 21. 22)

Sobre as Oferendas

Olhai, ó Deus, as oferendas que apresentamos na festa de Santo Atanásio para que, seguindo seu ensinamento, cheguemos à salvação eterna pelo testemunho da verdadeira fé. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Eis o servo fiel e prudente a quem o Senhor confiou sua casa, para dar a todos o pão de cada dia. (Lc 12, 42)
Quod dico vobis in ténebris, dícite in lúmine, dicit Dóminus: et quod in aure audítis, praedicáte super tecta. Allelúia. (Mt. 10, 27; ℣. Ps. 125, 1. 2ab. 2cd. 3. 4. 5. 6ab. 6cd)
Vernáculo:
O que vos digo no escuro, dizei-o à luz do dia; o que vos é sussurrado ao ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Aleluia. (Cf. Bíblia CNBB: Mt 10, 27)

Depois da Comunhão

Ó Pai todo-poderoso, nós confessamos firmemente com Santo Atanásio a divindade do vosso Filho Jesus; que ela nos dê vida e proteção por meio deste sacramento. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 02/05/2022
Não há máscaras para Deus

Para Deus, não há máscaras nem motivações escondidas: ao contrário dos homens, que nos veem apenas o exterior, o Senhor perscruta as entranhas mais profundas do nosso coração.

O Evangelho de hoje, extraído do capítulo seis de S. João, leva-nos para junto das multidões que seguem Jesus até a outra margem do mar de Tiberíades, após se darem conta de que Ele partira com os discípulos para o lado de Cafarnaum. Jesus as tinha alimentado no dia anterior, ao multiplicar milagrosamente os pães. Por causa disso, elas não queriam deixá-lo partir, e o Senhor mesmo faz questão de pôr a descoberto as intenções, senão escusas, ao menos interesseiras com que o buscam: “Estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos”, ou seja, vão atrás de Jesus non propter Iesum, sed propter esum, mais por amor à comida do que a quem lhes deu de comer. Ao desmascarar assim as multidões, Jesus nos recorda que Deus não se deixa enganar: não há máscara que possa ocultar dele as nossas reais motivações, pois Ele nos conhece muito mais a fundo do que nós a nós mesmos e bem sabe que o amor que lhe temos, se não é de todo falso, é ao menos imperfeito, mesclado com doses de interesse mundano. Mas, se Deus nos conhece, quer também que nós o conheçamos a Ele, e é por isso que nos convida à fé: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou”. Esta é a primeira e principal obra que devemos realizar. É certo que a fé é uma virtude infusa, que somente Deus nos pode dar, mas nem por isso estamos eximidos de lhe prestar a nossa cooperação. Deus, que tanto nos conhece, deseja que o conheçamos também e, conhecendo-o, o amemos de coração puro e desinteressado; e como o vamos enxergar, à luz da fé, se não fizermos o mínimo para abrir os olhos? Peçamos-lhe a graça necessária para que a nossa cooperação seja eficaz e frutuosa, para que Ele se digne acender em nós a luz da fé sobrenatural e para que, conhecendo-o tal como Ele se nos deu a conhecer nesta vida, vejamos nele o nosso sumo bem, o pão vivo descido do céu para dar a vida eterna a todos os que dele se alimentam devidamente.

Deus abençoe você!

Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Homilia Diária | A necessidade da comunhão espiritual (Segunda-feira da 3.ª Semana da Páscoa)

Na Santíssima Eucaristia, recebemos a Cristo sacramentalmente. Mas para que a nossa comunhão seja frutuosa e não nos leve pouco a pouco à rotina e à indiferença, precisamos aprender a comungar espiritualmente, isto é, a estar unidos a Jesus de alma e coração. É só com uma fé viva, alimentada na oração íntima e pessoal, que podemos tirar da mesa sagrada toda a força e eficácia que o Senhor nos deseja comunicar.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 2 de maio, e peçamos a nossa Mãe Imaculada que nos alcance a graça de crescermos de fé em fé, para assim podermos comungar com um pouco da pureza, humildade e devoção com que ela mesma comungava.


https://youtu.be/BO9gEgM6G2Q
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 02/05/2022


Santo Atanásio, Bispo e Doutor da Igreja (Memória)
Local: Alexandria, Egito
Data: 02 de Maio † 373


Atanásio, nascido em Alexandria em 295, é a figura mais dramática e desconcertante da galeria dos Padres da Igreja.
Obstinado defensor da ortodoxia durante a grande crise ariana, imediatamente após o concílio de Niceia, pagou a sua heroica resistência à difundida heresia com cinco exílios que lhe foram impostos pelos imperadores Constantino, Constâncio, Juliano e Valente. Ário, sacerdote proveniente da própria Igreja de Alexandria, negando a igualdade substancial entre o Pai e o Filho, ameaçava ruir as estruturas do cristianismo. De fato, se Cristo não é o Filho de Deus, a que se reduz a redenção da humanidade?

Em mundo que despertou de improviso ariano, segundo a célebre frase de são Jerônimo, ficava ainda em pé grande lutador, elevado aos trinta e três anos à sede episcopal de Alexandria. Tinha a fibra do lutador e quando era preciso dar combate aos adversários era o primeiro a partir com a lança apontada: “Eu me alegro em ter de me defender”, escreveu na Apologia de sua fuga. Atanásio tinha coragem de sobra, mas sabendo com quem havia de lidar (entre tantas acusações feitas pelos seus inimigos houve a de ter assassinado o bispo Arsênio, que depois apareceu muito vivo!), não esperava que viessem manietá-lo. Às vezes suas fugas foram sensacionais. Ele mesmo fala delas com muito orgulho.

Passou os dois últimos exílios no deserto, junto com seus amigos monges, estes simpáticos anárquicos da vida cristã, que embora fujam das normais estruturas das organizações sociais e eclesiásticas, se dão bem na companhia de bispo autoritário e intransigente como Atanásio. Para eles o batalhador bispo de Alexandria escreveu grande obra, "A História dos arianos", dedicada aos monges, da qual possuímos apenas algumas páginas, porém, suficientes para nos revelarem o temperamento de Atanásio: está consciente de falar com homens que não entendem metáforas e por isso com ele pão é pão e pedra é pedra; rebaixa o imperador chamando-o por apelidos irreverentes e caçoa dos adversários, mas fala com calor e entusiasmo das verdades que os impulsionam para arrancar os fiéis das garras dos falsos pastores.

Durante as numerosas e involuntárias peregrinações esteve também no Ocidente, em Roma e em Tréveros, onde fez conhecer a vida monacal do Egito, como estado de vida organizado de modo todo original no deserto, apresentando o monge ideal, na sugestiva figura de anacoreta, santo Antão, cuja célebre vida escrita por ele, pode ser considerada manifesto da vida monástica.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santo Atanásio, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil