Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Estes são homens santos, que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.
Loquébar de testimóniis tuis in conspéctu regum, et non confundébar: et mediábar in mandátis tuis, quae diléxi nimis. Ps. Beáti immaculáti in via: qui ámbulant in lege Dómini. (Ps. 118, 75. 120 et 1)
Vernáculo:
Sei que os vossos julgamentos são corretos, e com justiça me provastes, ó Senhor! Perante vós sinto tremer a minha carne, porque temo vosso justo julgamento! Sl. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! (Cf. LH: Sl 118, 75. 120 e 1)

Coleta

Ó Deus, que, pela pregação de São Francisco Xavier, conquistastes para vós muitos povos do Oriente, concedei a todos os fiéis o mesmo zelo, para que a santa Igreja possa alegrar-se com o nascimento de novos filhos em toda a terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Is 30, 19-21. 23-26)


Leitura do Livro do Profeta Isaías


Assim fala o Senhor, o Santo de Israel: 19“Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá.

20O Senhor decerto dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre; teus olhos poderão vê-lo 21e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: o caminho é este para todos, segui por ele, sem desviar-vos à direita ou à esquerda.

23Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico; nesse dia, o teu rebanho pastará em vastas pastagens, 24teus bois e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira.

25Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroios de água corrente, num dia em que muitos serão mortos com o desabamento de seus torreões.

26A lua brilhará como a luz do sol e o sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 146)


℟. Felizes são aqueles que esperam no Senhor!


— Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, cantai ao nosso Deus, porque é suave: ele é digno de louvor, ele o merece! O Senhor reconstruiu Jerusalém, e os dispersos de Israel juntou de novo; ℟.

— ele conforta os corações despedaçados, ele enfaixa suas feridas e as cura; fixa o número de todas as estrelas e chama a cada uma por seu nome. ℟.

— É grande e onipotente o nosso Deus, seu saber não tem medida nem limites. O Senhor Deus é o amparo dos humildes, mas dobra até o chão os que são ímpios. ℟.


https://youtu.be/Li1Q_Z017ic
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. É o Senhor nosso juiz e nosso Rei. O Senhor legislador nos salvará (Is 33, 22) ℟.

Evangelho (Mt 9, 35–10, 1. 6-8)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.

36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

10, 1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.

Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Veritas mea et misericórdia mea cum ipso: et in nómine meo exaltábitur cornu eius. (Ps. 88, 25)


Vernáculo:
Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. (Cf. LH: Sl 88, 25)

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, as oferendas que vos trazemos na festa de São Francisco Xavier, a quem o desejo de salvar a todos levou a terras longínquas; concedei que também nós, dando um testemunho eficaz do Evangelho, corramos, com nossos irmãos, ao vosso encontro. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o Senhor. (Ez 34, 15)
Signa eos qui in me credunt, haec sequéntur: daemónia eícient: super aegros manus impónent, et bene habébunt. (Mc. 16, 17. 18; ℣. Ps. 95, 1. 2. 3. 4. 5. 7-8a. 8b-9a. 11-12a. 13cd)
Vernáculo:
Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; e quando impuserem as mãos sobre os enfermos, estes ficarão curados. (Cf. Bíblia CNBB: Mc 16, 17a. 18b)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que esta Eucaristia acenda em nós o amor que abrasava São Francisco pela salvação das almas, a fim de que, seguindo fielmente a nossa vocação, possamos obter com ele o prêmio dos bons operários. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 03/12/2022
A presença de Cristo no sacerdote

"A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!"

Em sua imensidade, Deus Se faz presente ao homem a todo momento e de modos os mais variados. Essa presença divina, porém, assume feições peculiares e, por assim dizer, mais visíveis nas diversas vindas que Ele, ao longo da história humana, faz não só à sua Igreja, mas também a cada um dos seus filhos. Em Cristo Jesus, cujo Natal esperamos ansiosos durante o tempo do Advento, Ele veio a nós na carne; o mesmo Cristo, com efeito, há de voltar uma vez mais em sua glória, a fim de dar aos bons os gozos do Céu e aos maus, a solidão do Inferno; há, contudo, uma terceira vinda — entre a primeira, na humildade natalícia, e a última, cheia de glória e autoridade —, em que o Senhor se faz representar pelos operários da "messe", quer dizer, pelos discípulos que, participantes do seu próprio sacerdócio, são chamados a pastorear as "ovelhas perdidas" a que alude o Evangelho deste sábado.

É por meio dos sacerdotes que Cristo "não cessa de construir e conduzir Sua Igreja" (CIC, 1548). Fiel à promessa de permanecer conosco todos os dias (cf. Mt 28, 20), é o próprio Jesus quem, servindo-se das mãos humanas dos que foram constituídos seus legítimos representantes, está presente aos fiéis e à Igreja, "enquanto Cabeça de Seu Corpo, Pastor de Seu Rebanho" (CIC, 1548). Eis aqui, pois, o sentido daquelas fortes palavras de São Paulo: "[...] desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio" (2Cor 5, 20). Assimilados ao Sumo e verdadeiro Sacerdote, os que receberam o sacerdócio hierárquico fazem as vezes do próprio Senhor, agem em sua pessoa e, por isso mesmo, tornam visível no meio da comunidade dos fiéis a presença concreta de Cristo como chefe da Igreja (cf. CIC, 1549).

Neste tempo ao longo do qual clamamos pela vinda do Senhor: "Vinde, Senhor Jesus!", não deixemos de pedir que Ele venha também mediante os seus sagrados pastores: "Pedi [...] ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!" Peçamos hoje que Deus dê à Igreja operários santos que, vivendo com fidelidade o seu chamado especialíssimo, sejam imagens vivas de Deus Pai, embaixadores de Cristo Jesus. Que o Senhor orne a Igreja com vocações santas, empenhadas em se tornar sinas radiantes de fidelidade ao Evangelho e operários dedicados, fecundos e apostólicos.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Homilia Diária | A praga do contratestemunho (Memória de São Francisco Xavier, Presbítero)

Celebramos neste sábado a memória daquele que foi, depois de São Paulo, o maior missionário e evangelizador de todos os tempos: São Francisco Xavier, Apóstolo do Oriente, que com sua pregação e autêntico testemunho de Cristo levou a fé católica ao Japão e a incontáveis indianos.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 3 de dezembro, e una-se às nossas orações para que todos vivamos de forma coerente com o que crê e ensina nossa santa mãe Igreja!


https://youtu.be/5bnozs_9Xqk
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 03/12/2022

Ouça no Youtube

São Francisco Xavier (Memória)
Local: Sanchoão, China
Data: 03 de Dezembro† 1552


Nascido em Xavier, em Navarra, Espanha, em 1506, como estudante em Paris, entrou em contato com Inácio de Loiola. Em 1534 fazia os primeiros votos em Montmartre com o primeiro grupo que lançou os fundamentos da nova Ordem.

São Francisco Xavier é conhecido sobretudo como missionário das Índias Orientais e, mais precisamente, das zonas de influência portuguesa. O papel de Francisco Xavier não seria o de um pioneiro, mas o de quem começou a dilatar a evangelização mais para o interior das regiões ocupadas pelos portugueses.

No seu afã de "dilatar a fé e o império", os soberanos portugueses costumavam fazer algum missionário acompanhar suas expedições. Já Vasco da Gama, em sua viagem através do cabo da Boa Esperança, levara missionários trinitários em 1498. Pedro Álvares Cabral viajava com vários franciscanos e padres diocesanos. De passagem pelo recém-descoberto Brasil, Frei Henrique de Coimbra aqui celebrou a primeira missa, continuando depois a viagem para as Índias Orientais. Em 1503, missionários dominicanos também aportavam nas Índias.

O mesmo rei de Portugal, Dom João III, que em 1549 obtivera a primeira leva de missionários jesuítas para o Brasil, conseguira antes do fundador dos jesuítas, Santo Inácio de Loiola, missionários para o Extremo Oriente. Tendo adoecido o missionário destinado a isso, Francisco foi designado para substituí-lo. O navio destinado ao Oriente demorou mais de um ano para chegar de Lisboa a Goa nas Índias, onde aportou em 1541.

Nas Índias aguardava-o um apostolado estafante. Iniciou seu trabalho com a catequização das crianças. Em seguida, evangelizava os adultos, passando de aldeia em aldeia, até estruturar Comunidades eclesiais, deixando outro sacerdote missionário da sua Ordem para continuar a obra de assistência religiosa. Visitou ilhas e, em 1549, conseguiu penetrar no Japão. Em 1552, tentaria também a entrada na China, mas, acometido por forte febre, faleceu no dia 3 de dezembro de 1552, na ilha de San Choan, na costa chinesa, com 46 anos de idade.

Apesar do gigantesco empreendimento missionário, pode dizer-se que somente nas zonas de influência portuguesa houve relativo sucesso. Por ter sido o protótipo do missionário moderno, em 1927, ele foi declarado patrono de todas as missões católicas junto com Santa Teresinha do Menino Jesus.

A Oração coleta realça a obra missionária de São Francisco Xavier, que pôs o Evangelho em contato com as grandes culturas orientais, adaptando-o com douto sentido apostólico à índole das várias populações. Afirma-se que pela pregação de São Francisco Xavier Deus conquistou para si muitos povos do Oriente. Pede, a seguir, que Deus conceda a todos os fiéis o mesmo zelo para que a Santa Igreja possa alegrar-se com o nascimento de novos filhos em toda a terra.

A Oração sobre as oferendas faz memória do zelo apostólico de Francisco Xavier. Que Deus acolha as oferendas na festa de São Francisco Xavier, a quem o desejo de salvar a todos levou a terras longínquas. Pede que também nós, dando testemunho eficaz do Evangelho, corramos, com nossos irmãos, ao vosso encontro. A missão pede sempre o sair de si, a desinstalação para chegar ao próximo e caminhar com ele rumo ao destino.

A Oração depois da Comunhão pede que pela Eucaristia celebrada e recebida se acenda em nós o amor que abrasava São Francisco pela salvação das almas.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Francisco Xavier, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil