Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens
Abstinência de carne

Antífona de entrada

O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra, aleluia! (Ap 5, 12)
Iubiláte Deo omnis terra, allelúia: psalmum dícite nómini eius, allelúia: date glóriam laudi eius, allelúia, allelúia, allelúia. Ps. Dícite Deo, quam terribília sunt ópera tua, Dómine! In multitúdine virtútis tuae mentiéntur tibi inimíci tui. (Ps. 65, 1. 2. 3)
Vernáculo:
Aclamai a Deus, toda a terra, cantai a glória de seu nome, rendei-lhe glória e louvor, aleluia! (Cf. MR: Sl 65, 1-2) Sl. Dizei a Deus: Como são grandes vossas obras! Pela grandeza e o poder de vossa força, vossos próprios inimigos vos bajulam. (Cf. LH: Sl 65, 3)

Coleta

Ó Deus todo-poderoso, concedei que, conhecendo a ressurreição do Senhor e a graça que ela nos trouxe, ressuscitemos para uma vida nova pelo amor do vosso Espírito. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 9, 1-20)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 1Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”

5Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”. 7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu.

10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”. 12E, numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”.

15Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.

18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 116)


℟. Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.


— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o! ℟.

— Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel! ℟.


https://youtu.be/Cn4_5kRUz08
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue em mim permanece e eu vou ficar nele. (Jo 6, 56) ℟.

Evangelho (Jo 6, 52-59)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Lauda ánima mea Dóminum: laudábo Dóminum in vita mea: psallam Deo meo, quámdiu ero, allelúia. (Ps. 145, 2)


Vernáculo:
Bendize, minh’alma, ao Senhor! Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!(Cf. LH: Sl 145, 1-2)

Sobre as Oferendas

Dignai-vos, ó Deus, santificar estes dons e, aceitando este sacrifício espiritual, fazei de nós mesmos uma oferenda eterna para vós. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Aquele que foi crucificado ressurgiu dos mortos e nos redimiu, aleluia!
Qui mandúcat carnem meam, et bibit sánguinem meum, in me manet, et ego in eo, dicit Dóminus. Allelúia. (Io. 6, 57; ℣. Ps. 118, 1. 2. 11. 49. 50. 72. 103. 105. 162; vel Ps. 22, 1-2a. 2b-3a. 3b. 4ab. 4cd. 5ab. 5cd. 6ab)
Vernáculo:
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim, e eu nele. (Cf. Bíblia CNBB: Jo 6, 56)

Depois da Comunhão

Tendo participado do sacramento do Corpo e do Sangue do vosso Filho, nós vos suplicamos, ó Deus, que nos faça crescer em caridade a Eucaristia que ele nos mandou realizar em sua memória. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 06/05/2022
A vida que se ganha com a morte

Na Eucaristia, renovação do sacrifício de Cristo na Cruz, recebemos a vida imortal que Ele nos conquistou ao perder voluntariamente sua vida humana.

Jesus, concluindo hoje o seu sermão eucarístico, diz aos judeus que “se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes seu sangue, não tereis a vida em vós”. A presença dos termos “carne” e “sangue” na fala de Nosso Senhor é um indício claro e expressivo da natureza sacrificial da Eucaristia. Cristo é verdadeiramente vítima de expiação: de sua carne, macerada até a morte, será separado o sangue da nossa redenção. Isto, por sua vez, nos coloca diante de uma aparente contradição: a vida se adquire perdendo-se. Na cruz, Ele cumpriu até o fim a vontade do Pai, entregando a própria vida para que nós dela participássemos. Cristo, vaso sagrado e repleto até a boca do mais suave perfume, deixou-se quebrar para que o bálsamo de sua graça se espalhasse por todo o mundo. É pois pela morte do Deus feito homem que nós nos tornamos deuses em sua vida imortal. “Minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida”, porque o seu sacrifício na cruz é fonte de vida e de alimento: perdendo sua vida biológica em meios às piores dores, Cristo infunde nos que nele crêem a sua própria vida divina, ou seja, a mesma vida que Ele tem com o Pai: “Como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo para Ele, assim quem come a minha carne viverá para mim”. Que em nossas comunhões possamos lembrar-nos sempre de que nela nos é comunicada a vida de Nosso Senhor, que não recusou morrer para que os que tanto amou vivessem eternamente.

Deus abençoe você!

Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Homilia Diária | O Pão dos Anjos (Sexta-feira da 3.ª Semana da Páscoa)

Na Eucaristia, somos realmente tocados pelo Corpo de Cristo. No entanto, se a nossa fé for tímida e desleixada, de nada nos valerá este toque suave do Senhor Sacramentado. Ao comungarmos, pois, devemos ter a postura confiante da hemorroíssa, a única que, em em meio a uma multidão que o comprimia e apertava de todos os lados, foi capaz de receber a força do Senhor.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 6 de maio, descubra como tirar mais proveito espiritual de suas comunhões.


https://youtu.be/ZRzRLjxD6O4
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 06/05/2022


São Lúcio de Cirene, Bispo (Memória Facultativa)
Data: 06 de Maio † s. I


Existem pelo menos 22 santos com este nome. Hoje é festejado, segundo as indicações do Martirológio Romano, o mais antigo e mais desconhecido de todos: “Em Cirene, na Líbia (festeja-se) são Lúcio bispo, de quem faz menção são Lucas nos Atos dos Apóstolos”. Na realidade a menção de Lucas é muito pouca: “Havia na comunidade de Antioquia profetas e doutores: Barnabé, Simeão de sobrenome Niger, Lúcio de Cirene, Manaém, companheiro de infância de Herodes tetrarca, e Saulo”. Os exegetas da Bíblia de Jerusalém fazem notar que “os cinco aqui enumerados, profetas e doutores, representam o governo da Igreja de Antioquia; confrontar a lista dos doze (1, 13) e aquela dos sete (6, 5). Como estes últimos, parece que também os cinco de Antioquia sejam judeus helênicos’’.

Em Cirene nasceu também outro Lúcio, lembrado pelo Martirológio Romano a 20 de agosto: “Em Chipre são Lúcio Senador, o qual vendo a circunstância em que Teodoro, bispo de Cirene, foi martirizado, converteu-se à crença em Cristo e arrastou a essa também o chefe Digniano, com quem foi a Chipre e lá vendo como vários cristãos eram coroados pela confissão do Senhor, ofereceu-se espontaneamente, e com a decapitação mereceu também ele a coroa dos mártires”. E mártires foram também todos os outros Lúcios comemorados no Martirológio, exceto quem é festejado no dia 3 de dezembro: “Em Coira, na Alemanha, são Lúcio, rei dos bretões, que foi o primeiro rei a abraçar o cristianismo no tempo de santo Eleutério papa”, ou seja, lá pelos fins do século II.

O Lúcio mais importante é festejado a 4 de março: “Em Roma, na via Ápia, o natal de são Lúcio I, papa e mártir, que na perseguição de Valeriano, pela fé em Cristo, foi mandado primeiro ao exílio e depois por vontade de Deus obteve licença para voltar à sua Igreja. Finalmente, após ter muito lutado contra os novacianos, sofreu o martírio com a pena da decapitação. São Cipriano depois o celebrou com louvores solenes”. Na realidade, uma nota crítica dos compiladores do novo calendário adverte que “a memória de são Lúcio († em Roma em 254), introduzida no calendário romano em 1602, está cancelada ou suprimida, pois não existe motivo algum para enumerar são Lúcio entre os mártires: seu nome está de fato na Depositio Episcoporum (354).

Fatos históricos e lendas nada mais fazem do que lembrar que Cristo escolhe as suas “testemunhas” em todas as latitudes e em todos os tempos e camadas sociais, sendo ele Caminho, Verdade e Vida.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Lúcio de Cirene, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil