Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Memória Facultativa

Santo Efrém, diácono e doutor da Igreja


Antífona de entrada

O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem. (Sl 26, 1-2)
Dominus illuminátio mea, et salus mea, quem timébo? Dóminus defénsor vitae meae, a quo trepidábo? qui tríbulant me inimíci mei, infirmáti sunt, et cecidérunt. Ps. Si consístant advérsum me castra: non timébit cor meum. (Ps. 26, 1. 2. 3;)
Vernáculo:
O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem. (Cf. MR: Sl 26, 1. 2) Sl. Se os inimigos se acamparem contra mim, não temerá meu coração. (Cf. LH: Sl 26, 3)

Coleta

Ó Deus, fonte de todo o bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (1Rs 18, 20-39)


Leitura do Primeiro Livro dos Reis


Naqueles dias, 20Acab convocou todos os filhos de Israel e reuniu os profetas de Baal no monte Carmelo. 21Então Elias, aproximando-se de todo o povo, disse: “Até quando andareis mancando com os dois pés? Se o Senhor é o verdadeiro Deus, segui-o; mas, se é Baal, segui a ele”. O povo não respondeu uma palavra.

22Então Elias disse ao povo: “Eu sou o único profeta do Senhor que resta, ao passo que os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta. 23Deem-nos dois novilhos; que eles escolham um novilho e, depois de cortá-lo em pedaços, coloquem-no sobre a lenha, mas sem pôr fogo por baixo. Eu prepararei depois o outro novilho e o colocarei sobre a lenha e tampouco lhe porei fogo.

24Em seguida, invocareis o nome de vosso deus e eu invocarei o nome do Senhor. O Deus que ouvir, enviando fogo, este é o Deus verdadeiro”. Todo o povo respondeu, dizendo: “Ótima proposição”.

25Elias disse então aos profetas de Baal: “Escolhei vós um novilho e começai, pois sois maioria. E invocai o nome de vosso deus, mas não lhe ponhais fogo”. 26Eles tomaram o novilho que lhes foi dado e prepararam-no. E invocavam o nome de Baal desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: “Baal, ouve-nos!” Mas não se ouvia voz alguma e ninguém que respondesse. E dançavam ao redor do altar que tinham levantado.

27Ao meio-dia, Elias zombou deles, dizendo: “Gritai mais alto, pois sendo um deus, tem suas ocupações. Porventura ausentou-se ou está de viagem; ou talvez esteja dormindo e é preciso que o acordem”. 28Então eles gritavam ainda mais forte, e retalhavam-se, segundo o seu costume, com espadas e lanças, até o sangue escorrer. 29Passado o meio-dia, entraram em transe até a hora do sacrifício vespertino. Mas não se ouviu voz nenhuma, nem resposta nem sinal de atenção.

30Então Elias disse a todo o povo: “Aproximai-vos de mim”. Todo o povo veio para perto dele. E ele refez o altar do Senhor que tinha sido demolido. 31Tomou doze pedras, segundo o número das doze tribos dos filhos de Jacó, a quem Deus tinha dito: “Teu nome será Israel”, 32e edificou com as pedras um altar ao nome do Senhor. Fez em redor do altar um rego, capaz de conter duas medidas de sementes. 33Empilhou a lenha, esquartejou o novilho e colocou-o sobre a lenha, 34e disse: “Enchei quatro talhas de água e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha”. Depois, disse: “Outra vez”. E eles assim fizeram uma segunda vez. E acrescentou: “Ainda uma terceira vez”. E assim foi feito.

35A água correu em volta do altar e o rego ficou completamente cheio. 36Chegada a hora do sacrifício, o profeta Elias aproximou-se e disse: “Senhor, Deus de Abraão, de Isaac e de Israel, mostra hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que é por ordem tua que fiz estas coisas. 37Ouve-me, Senhor, ouve-me, para que este povo reconheça que tu, Senhor, és Deus, e que és tu que convertes os seus corações!”

38Então caiu o fogo do Senhor, que devorou o holocausto, a lenha, as pedras e a poeira, e secou a água que estava no rego. 39Vendo isto, o povo todo prostrou-se com o rosto em terra, exclamando: “É o Senhor que é Deus, é o Senhor que é Deus!”

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 15)


℟. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!


— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”. ℟.

— Multiplicam, no entanto, suas dores os que correm para os deuses estrangeiros; seus sacrifícios sanguinários não partilho, nem seus nomes passarão pelos meus lábios. ℟.

— Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo. ℟.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado! ℟.

 


https://youtu.be/5KS27GLe7JE
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Fazei-me conhecer vossa estrada, vossa verdade me oriente e me conduza! (Sl 24, 4b-5a) ℟.

Evangelho (Mt 5, 17-19)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Illúmina óculos meos, nequándo obdórmiam in morte: nequándo dicat inimícus meus: praeválui advérsus eum. (Ps. 12, 4. 5)


Vernáculo:
Não deixeis que se me apague a luz dos olhos e se fechem, pela morte, adormecidos! Que o inimigo não me diga: “Eu triunfei!” (Cf. LH: Sl 12, 4bc. 5a)

Sobre as Oferendas

Senhor nosso Deus, vede nossa disposição em vos servir e acolhei nossa oferenda, para que este sacrifício vos seja agradável e nos faça crescer na caridade. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Sois minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga! (Sl 17, 3)

Ou:


Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele (1Jo 4, 16)
Dominus firmaméntum meum, et refúgium meum, et liberátor meus: Deus meus adiútor meus. (Ps. 17, 3; ℣. Ps. 17, 4. 7ab. 7cd. 28. 29. 32. 33. 36)
Vernáculo:
Sois minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga! (Cf. MR: Sl 17, 3)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que curais nossos males, agi em nós por esta Eucaristia, libertando-nos das más inclinações e orientando para o bem a nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 08/06/2022
A plenitude da Lei e dos profetas

“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento”.

“Não penseis”, como falsamente dizem alguns a meu respeito, “que vim abolir” (καταλῦσαι), isto é, ab-rogar e tornar írritos “a Lei e os Profetas”, ou seja, a vontade divina expressa nas SS. Escrituras. “Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento” (πληρῶσαι), isto é, para aperfeiçoá-los. Com efeito, como diz o Pseudo-Crisóstomo, “não é o mandamento de Cristo contrário à Lei, senão mais amplo do que ela. O mandamento de Cristo inclui em si toda a Lei, mas não ao revés. Quem, pois, cumpre os mandamentos de Cristo, tacitamente cumpre neles também os da Lei” (Op. imp., v. 21). Mas de que modo deu Cristo pleno cumprimento à Lei? De quatro formas: a) completou-lhe a parte dogmática esclarecendo alguns pontos da Revelação e aumentando-a em muitos outros (e.g., revelação plena da Trindade de pessoas em Deus); b) completou-lhe a parte ética, na medida em que a elevou a maior perfeição, sobretudo quanto aos atos internos (e.g., equiparação entre o adultério consumado e o de simples desejo), interpretou-a de forma perfeitíssima, libertando-a das minúcias farisaicas e, acima de tudo, deu aos homens graça abundante para obedecerem ao espírito de suas prescrições; c) completou-lhe a parte cerimonial substituindo o que nela eram apenas figuras e símbolos pela realidade que prefiguravam (e.g., instituição da SS. Eucaristia); d) enfim, completou os profetas além de toda expectativa, já que era Ele mesmo, não só quem Moisés havia anunciado, mas o próprio Filho de Deus encarnado.

“Em verdade, eu vos digo, antes que o céu e a terra deixem de existir”, isto é, antes que este mundo deixe o seu estado atual e decaído e seja elevado a um estado novo e glorioso, após a ressurreição dos mortos (cf. 2Pd 3, 13) no Fim dos Tempos, “nem uma só letra” (um iota, a menor letra do alfabeto hebraico) “ou vírgula (κεραία) serão tiradas da Lei”, isto é, perderão o seu vigor, “sem que tudo se cumpra”, quer dizer, antes que se tenham cumprido de fato todas as profecias e disposições da economia da salvação. O texto de Lucas, neste ponto, parece ser um pouco mais claro: “Mais facilmente, porém, passará o céu e a terra do que se perderá uma só letra da Lei” (Lc 16, 17). — V. 19. “Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja”, isto é, quem negligenciar ou transgredir (para alguns, “quem pretender ab-rogar”) algum dos mandamentos da nova Lei, por menor que seja ou por menos importante que pareça a matéria de que trata (alusão ao iota e à vírgula do v. anterior), “e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus” etc. “O menor” (ὁ μικρότερος, ὁ ἐλάχιστος), “grande” (ὁ μέγας), “o maior” (ὁ μείζων) são termos empregados com muitíssima frequência na literatura rabínica para significar a diferente sorte dos eleitos no futuro reino messiânico.

Deus abençoe você!

Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | Muito mais do que foi profetizado (Quarta-feira da 10.ª Semana do Tempo Comum)

Cristo não veio abolir a lei e os profetas, mas dar-lhes pleno cumprimento: à lei, porque é Ele a plenitude da Revelação, o instaurador de uma Nova Aliança, a realidade figurada nos ritos mosaicos e o Doutor supremo de todos os povos; aos profetas, porque é Ele o novo Moisés, aquele que, anunciado desde as origens do mundo, veio dar aos homens a graça nesta vida e, depois, a visão de Deus face a face no céu.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 8 de junho, e que a lei de Cristo seja inscrita em nós, não como em tábuas de pedra, mas em corações dóceis à graça divina.


https://youtu.be/wumtAx7X5xo

Santo do dia 08/06/2022


São Gildardo e São Medardo, Bispos (Memória Facultativa)
Local: Ruão, França; Soissons, França
Data: 08 de Junho


Em Soissons, na Gália natalício de São Medardo, nascido em uma família agrícola, muito simples, porém possuía uma fé inabalável no amor de Deus.

Medardo, que significa "audaz", era um homem simples, agrícola, de uma família de camponeses, porém possuía a maior riqueza de todas: uma fé inabalável no amor de Deus. Por conta desta característica cresceu com grande generosidade e piedade.

Uma passagem muito conhecida de foi quando ao encontrar um viajante que teve o cavalo roubado, aos prantos cedeu o próprio cavalo ao homem para que seguisse sua viagem.

São Medardo viveu uma vida em total consagração, inclusive tendo o apoio de seu pai para ser ordenado no sacerdócio, e com 33 anos de idade, se tornou padre, preferindo sempre dedicado ao lado dos pobres.

Medardo foi protegido da chuva por uma enorme águia que ficava parada sobre ele.

Este fato é mostrado na arte religiosa e é responsável por ele ser padroeiro contra mau tempo, furacões e protetor das pessoas que trabalham nos campos e na agricultura. Invocado também protetor contra a alívios de dores de dentes

Bispo de Vermand em 530 e em 531 moveu sua Sé para Noyon, que estava mais distante das brigas de fronteiras.

Entregou sua alma a Deus neste dia 8 de junho de 545 em Noyon e suas relíquias forma trasladadas para uma propriedade real perto de Crouy, na entrada de Soissons e uma Abadia Beneditina foi construída sobre seu túmulo.

Em Ruão, São Gildardo, bispo e irmão de São Medardo. Ambos os irmãos nasceram no mesmo dia, foram Sagrado Bispos no mesmo dia, entregaram sua alma a Deus no mesmo dia.

Fonte: escravasdemaria.blogspot.com

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil