Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens
Abstinência de carne

Antífona de entrada

Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra, e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1, 9. 10-11)

Coleta

Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Jl 1, 13-15; 2, 1-2)


Leitura da Profecia de Joel


1, 13Ponde as vestes e chorai, sacerdotes, gemei, ministros do altar. Entrai no templo, deitai-vos em sacos, ministros de Deus; a casa de vosso Deus está vazia de oblações e libações.

14Prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia, congregai os anciãos e toda a gente do povo na casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor: 15“Ai de nós neste dia!” O dia do Senhor está às portas, está chegando com a força devastadora da tempestade.

2, 1Tocai trombeta em Sião, gritai alerta em meu santo monte; tremam os habitantes da terra, que está chegando o dia do Senhor, ele está às portas. 2É um dia de escuridão fechada, dia de nuvens e remoinhos; como aurora espraiada nos montes, assim é um povo numeroso e forte, tal como jamais se viu algum outro nem jamais se verá, até os anos de gerações futuras.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 9A)


R. O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça.


— Senhor, de coração vos darei graças, as vossas maravilhas cantarei! Em vós exultarei de alegria, cantarei ao vosso nome, Deus Altíssimo! R.

— Repreendestes as nações, e os maus perdestes, apagastes o seu nome para sempre. Os maus caíram no buraco que cavaram, nos próprios laços foram presos os seus pés. R.

— Mas Deus sentou-se para sempre no seu trono, preparou o tribunal do julgamento; julgará o mundo inteiro com justiça, e as nações há de julgar com equidade. R.


https://youtu.be/qA2S7S4GjUE
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Agora o príncipe deste mundo há de ser lançado fora; quando eu for elevado da terra, atrairei para mim todo ser. (Jo 12, 31b-32) R.

Evangelho (Lc 11, 15-26)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.

16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.

21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.

23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, o sacrifício que instituístes e, pelos mistérios que celebramos em vossa honra, completai a santificação dos que salvastes. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Bom é o Senhor para quem confia nele, para aquele que o procura. (Lm 3, 25)

Ou:


Embora sendo muitos, nós formamos um só corpo, porque participamos de um mesmo pão e de um mesmo cálice (Cf. 1Cor 10, 17)

Depois da Comunhão

Possamos, ó Deus onipotente, saciar-nos do pão celeste e inebriar-nos do vinho sagrado, para que sejamos transformados naquele que agora recebemos. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 08/10/2021
Preenchamos o nosso coração da graça de Deus

“Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’” (Lucas 11,24).

O ministério de Jesus é um mistério de cura, de libertação e de restauração da nossa natureza humana machucada, dominada muitas vezes pelo poder do mal, doente e enferma; e Jesus nos quer curados e libertos, Ele não quer que o mal esteja agindo em nós, é por isso que está expulsando o demônio, está mandando para longe a ação do maligno da nossa vida.

Quando nos voltamos para dentro de nós, percebemos quantas coisas más, estragadas, velhas, malignas e diabólicas estão agindo em nós: maus pensamentos, maus sentimentos, ressentimentos, mágoas, rancores, más intenções, desejos maus em relação aos outros, maquinações perversas que, muitas vezes, saem de nós.

Precisamos orar e nos preenchermos da graça para que a desgraça do pecado não volte a agir em nossa vida

Precisamos permitir que Jesus nos liberte do poder do mal cada dia da nossa vida. Não podemos ficar à mercê do maligno, porque o espírito que habita em nós é o espírito da graça, é o Espírito Santo de Deus, é n’Ele que somos batizados, é Ele que está em nós, mas se não deixamos ser movidos e guiados pelo Espírito. Veja que os espíritos malignos estão à procura de morar e ficar em nós.

O exemplo daquilo que é dito hoje no Evangelho, quando o espírito mau sai daquele homem, é expulso dele, Jesus relata que ele fica ainda vagando. E uma vez que não vai encontrar ou não encontra espaço em outro lugar, ele quer voltar para onde ele saiu, por isso não é importante somente nos libertarmos do poder do mal, mas sim nos preenchermos do poder da graça, é importante que o mal saia de nós e que o Espírito de Deus esteja em nós. Porque, se ficarmos vazios, o espírito maligno volta, e muitas vezes pior, e ele traz consigo outros sete espíritos piores. No fim, a condição daquele homem fica pior do que antes.

Quantas pessoas já vi serem libertas da ação do mal! Já vi pessoas que bebiam e deixaram de beber, fumavam e deixaram de fumar. Já vi pessoas que tinham, muitas vezes, um comportamento agressivo de serem curadas da sua agressividade, da forma impulsiva ou maldosa de agir.

Veja como é importante: assim como eu me alimento, todos os dias, para me manter firme, forte e me manter em pé, se não alimento a minha alma nem o meu coração da presença de Deus, da oração, se não fortifico o meu espírito, a minha alma, aquilo que penso que estou livre, não estou, o maligno volta, o sentimento ruim volta, a ação maligna volta e, muitas vezes, em vez de melhorarmos, ficamos piores do que antes.

Não basta esvaziar e limpar a casa, não basta esvaziar e limpar o coração, é preciso deixar que Deus nos purifique, mas é preciso vigiar, é preciso orar e nos preenchermos da graça para que a desgraça do pecado, do mal, dos vícios, para que o maligno não volte a agir em nossa vida. É da graça de Deus que precisamos nos preencher a cada dia!

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo
Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Homilia Diária | É mais grave o pecado do cristão? (Sexta-feira da 27.ª Semana do Tempo Comum)

Quando abandonamos o bom caminho e nos deixamos escravizar novamente pelo pecado, nossa situação torna-se muito pior que antes de nossa conversão. Por quê? Porque agora somos consagrados a Deus, pertencemos a Ele pelo Batismo, mas nos estamos entregando ao diabo. Pensemos bem. Jesus, ao ser crucificado, de que dores mais sofreu? Dos bofetões dos soldados romanos? Dos flagelos dos soldados? Ou do beijo de Judas? Ora, por que o beijo de Judas foi mais ofensivo que as afrontas e violências cometidas pelos gentios? Por uma razão simples: porque Judas recebera muito mais do que eles. Judas recebera a fé, a graça, o apostolado, e no entanto traiu Jesus com um beijo de falso amigo.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 8 de outubro, e medite conosco mais uma página do Evangelho.


https://youtu.be/vtGatcQAzW4

Santo do dia 08/10/2021


Santa Pelágia (Memória Facultativa)
Local: Antioquia, Síria
Data: 08 de Outubro † c. 302


O Martirológio Romano lembra quatro santas com este nome. Trata-se de caso bastante comum de desdobramento. De duas mulheres com este nome, uma só seria a santa autêntica. Parece que a notoriedade de uma penitente, sobre a qual fala são João Crisóstomo em um dos seus sermões, tenha obscurecido o nome e as vicissitudes de uma jovem mártir de Antioquia de nome Pelágia, vítima da perseguição de Diocleciano. A menina de 15 anos testemunhou de modo muito esquisito sua fidelidade a Cristo. Quando os soldados do imperador foram à sua casa para levá-la ao tribunal que certamente a condenaria porque era cristã, Pelágia pediu-lhes para trocar de roupas. Obtida a licença, subiu ao andar superior e conscientizada do tratamento indigno a que seria exposto seu corpo, para se apresentar incontaminado à presença do Esposo, atirou-se pela janela e foi se rebentar contra a terra.

A mulher de que fala são João Crisóstomo era bailarina de Antioquia, que o povo chamava Margarida, isto é, pérola preciosa, pela rara beleza de sua face e pelos ricos ornamentos do seu corpo, tão impressionantes a ponto de numa procissão ter chamado a atenção do próprio bispo da cidade. Este, após instantes de desorientação, se recompôs e achou um modo de extrair um útil ensinamento moral daquela aparição tão sedutora: se uma mulher - comentou - torna-se tão bela para aprazer a um homem mortal, como deveremos nós enfeitar a nossa alma destinada ao eterno Deus? Aquela mulher foi atingida pela graça ao escutar ocasionalmente as palavras do bispo. Foi prostrar-se aos seus pés e obteve o batismo. Trocou, portanto, os preciosos vestidos por uma túnica de penitente.

Abandonando de noite a cidade de Antioquia, foi a pé até Jerusalém, onde viveu o resto dos seus anos de vida fechada numa gruta no monte das Oliveiras.

Qual das duas Pelágias comemora hoje o calendário cristão? A jovem virgem e mártir ou a penitente? Como a Igreja primitiva reservasse culto especial aos mártires, podemos deduzir que a santa honrada neste dia seja a jovenzinha de Antioquia.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santa Pelágia, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil