18 Sáb
Apr
19 Dom
Apr
20 Seg
Apr
21 Ter
Apr
22 Qua
Apr
23 Qui
Apr
24 Sex
Apr
25 Sáb
Apr
26 Dom
Apr
27 Seg
Apr
28 Ter
Apr
29 Qua
Apr
30 Qui
Apr
01 Sex
May
02 Sáb
May
03 Dom
May
04 Seg
May
05 Ter
May
06 Qua
May
07 Qui
May
08 Sex
May
09 Sáb
May
10 Dom
May
11 Seg
May
12 Ter
May
13 Qua
May
14 Qui
May
15 Sex
May
16 Sáb
May
17 Dom
May
18 Seg
May
19 Ter
May
20 Qua
May
21 Qui
May
22 Sex
May
23 Sáb
May
24 Dom
May
25 Seg
May
26 Ter
May
27 Qua
May
28 Qui
May
29 Sex
May
30 Sáb
May
31 Dom
May

Liturgia indisponível

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Luminosos com imagens


Homilia do dia 28/05/2026


O manto e a cura


28mai 2026
Abandonar o manto a renúncia que gera cura
O cego preferiu confiar nas forças de Deus muito mais que nas suas seguranças neste mundo. Por isso, foi curado.
Naquele tempo, Jesus saiu de Jericó junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”. Muitos o repreendiam para que se calasse, mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”. Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te! Jesus te chama”. O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?”. O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!”. Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista. (Mc 10,46-52)
O cego, irmãos e irmãs, lançou fora o manto. O que isso significa? Ele abriu mão de tudo o que lhe gerava segurança neste mundo para ficar apenas com Jesus.
O manto das falsas seguranças
Ele pulou, largou o manto e foi até Jesus. O manto que ele lançou fora era proteção contra o frio, era refúgio em dias de chuva, era proteção contra o sol, era também o local de dormir. Ele abandonou tudo para ficar com Jesus — Aquele que é o nosso tudo, Aquele que nos tira de toda e qualquer cegueira.
Vocês vão recordar que da boca dos discípulos nós escutamos a seguinte palavra também: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Deixamos tudo e te seguimos. Assim como este cego, nós também queremos ser libertos de nossas cegueiras: cegueiras espirituais, cegueiras sobre nós mesmos. Quantas vezes nós nos comparamos negativamente porque não nos vemos a partir de Deus?
Se enxergar através do olhar de Deus
Sair da cegueira é se enxergar a partir do olhar de Deus. Eu sou aquilo que Deus pensa de mim. Você é aquilo que Deus pensa. Não se enxergar desta maneira é uma forma de cegueira. Que o Senhor te cure neste dia desta cegueira, para que você se enxergue a partir de Deus, a partir do olhar misericordioso de Deus que nos resgata e que nos salva. Tenha coragem de lançar fora também o seu manto.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Edison Oliveira

Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: pocektterco.com.br/ajude/saibamais

Santo do dia 28/05/2026

São Guilherme de Gellone, Monge (Memória Facultativa)
Local: Gellone, França
Data: 28 de Maio † 812


São Guilherme de Gellone nasceu na França do Norte. Era filho do conde Thierry e de Aude, irmã de Pepino III. Era primo de Carlos Magno, que, tendo-o a seu serviço, nomeou-o conde de Tolosa e duque de Aquitânia, em 790. Foi o fundador do mosteiro de Gellone, próximo de Aniane (5 de dezembro de 804). Amigo de São Bento de Aniane, tomou-o como diretor espiritual.

Guerreiro, depois que Carlos Magno lhe aceitou a demissão, tomou o hábito monástico na festa de São Pedro e São Paulo, no ano de 806. Monge, desejou viver apagadamente, sequioso de que todos se esquecessem do que fora no século, homem considerável e procurado.

São Guilherme de Gellone assistia ao oficio como todos o faziam, trabalhava na padaria do mosteiro e servia a comunidade como cozinheiro, quando lhe tocava a vez. Mortificava-se com duros jejuns, flagelava-se continuamente e a maioria das noites passava em oração, ajoelhado no oratório de São Miguel. Falecido a 28 de maio de 812, São Guilherme de Gellone foi imediatamente venerado como santo. Ainda nos dias de hoje, a diocese de Montpellier lhe presta homenagem, celebrando-lhe a festa.

Referência:
ROHRBACHER, Padre. Vida dos santos: Volume IX. São Paulo: Editora das Américas, 1959. Edição atualizada por Jannart Moutinho Ribeiro; sob a supervisão do Prof. A. Della Nina. Adaptações: Equipe Pocket Terço. Disponível em: obrascatolicas.com. Acesso em: 24 mai. 2022.

São Guilherme de Gellone, rogai por nós!


Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil