Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Memória Facultativa

Santa Maria no Sábado


Antífona de entrada

Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra, e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1, 9. 10-11)
In voluntáte tua, Dómine, univérsa sunt pósita, et non est qui possit resístere voluntáti tuae: tu enim fecísti ómnia, caelum et terram, et univérsa quae caeli ámbitu continéntur: Dóminus universórum tu es. Ps. Beáti immaculáti in via: qui ámbulant in lege Dómini. (Esth. 13, 9. 10. 11; Ps. 118)
Vernáculo:
Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Cf. MR: Est 1, 9. 10. 11) Sl. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! (Cf. LH: Sl 118, 1)

Coleta

Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Gl 3, 22-29)


Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas


Irmãos, 22a Escritura pôs todos e tudo sob o jugo do pecado, a fim de que, pela fé em Jesus Cristo, se cumprisse a promessa em favor dos que creem. 23Antes que se inaugurasse o regime da fé, nós éramos guardados, como prisioneiros, sob o jugo da Lei. Éramos guardados para o regime da fé, que estava para ser revelado. 24Assim, a Lei foi como um pedagogo que nos conduziu até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. 25Mas, uma vez inaugurado o regime da fé, já não estamos na dependência desse pedagogo. 26Com efeito, vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 27Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo. 29Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 104)


℟. O Senhor se lembra sempre da Aliança!


— Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! ℟.

— Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios! ℟.

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra. ℟.


https://youtu.be/zCnCr-jtbsA
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11, 28) ℟.

Evangelho (Lc 11, 27-28)

℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Vir erat in terra nómine Iob, simplex et rectus, ac timens Deum: quem Satan pétiit, ut tentáret: et data est ei potéstas a Domino in facultáte et in carne eius: perdidítque omnem substántiam ipsíus, et fílios: carnem quoque eius gravi úlcere vulnerávit. (Iob. 1 et 2, 7)


Vernáculo:
Havia, na terra, um homem chamado Jó: era íntegro e reto, temia a Deus. Satanás saiu da presença do Senhor e feriu Jó com chagas malignas, desde a planta dos pés até o alto da cabeça. (Cf. Bíblia CNBB: Jó 1, 1. 2, 7)

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, o sacrifício que instituístes e, pelos mistérios que celebramos em vossa honra, completai a santificação dos que salvastes. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Bom é o Senhor para quem confia nele, para aquele que o procura. (Lm 3, 25)

Ou:


Embora sendo muitos, nós formamos um só corpo, porque participamos de um mesmo pão e de um mesmo cálice. (Cf. 1Cor 10, 17)
Beáta víscera Maríae Vírginis, quae portavérunt aetérni Patris Fílium. (Lc. 11, 27; ℣. Ps. 44, 2ab. 11. 12. 13. 14. 15. 16)
Vernáculo:
Bem-aventurado o ventre que te gerou e os seios que te amamentaram. (Cf. Bíblia CNBB: Lc 11, 27b)

Depois da Comunhão

Possamos, ó Deus onipotente, saciar-nos do pão celeste e inebriar-nos do vinho sagrado, para que sejamos transformados naquele que agora recebemos. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 08/10/2022
A felicidade de estar em graça

Entenda nesta homilia por que são os laços sobrenaturais da graça, e não os vínculos de sangue ou as riquezas terrenas, a única fonte da verdadeira alegria cristã.


Os dois versículos que compõem o Evangelho de hoje, a Igreja tradicionalmente os emprega para honrar e enaltecer a Virgem Santíssima, e é curioso notar que é a esses mesmos versículos que muita gente alheia à fé católica costuma apelar para “diminuir” a inegável grandeza de Nossa Senhora. No entanto, “muito mais felizes são”, de fato, “aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. Ao pronunciar essas palavras, Jesus não rejeita o elogio que aquela mulher exaltada fizera à sua Mãe; antes, pelo contrário, serve-se dele a fim de ressaltar que, mais do que os laços de sangue, o que realmente conta é o amor e a fidelidade. “Os vínculos sobrenaturais que estabelece a graça de Deus naqueles que lhe ouvem a palavra e a cumprem são mais profundos e valiosos do que os que estabelecem naturalmente os vínculos de sangue” (A. Royo Marín, La Virgen María. Madrid: BAC, 1968, p. 30). Assim como Maria é muito mais ditosa e mais próxima de Jesus por sua plenitude de graça do que por tê-lo concebido em suas entranhas puríssimas, assim também nós somos familiares de Deus, não por pertencermos ao povo da Antiga Aliança, mas pela graça que, derramada pelo Espírito em nossos corações, nos torna efetivamente filhos adotivos do Pai. Não é a carne que nos une, mas o mesmo Batismo, a mesma fé, a participação na mesma natureza divina. De modo semelhante, mais do que riquezas e saúde, o que realmente nos pode fazer felizes nesta vida é amizade com Deus, é o estado de graça, é a fidelidade a Cristo. Que a Virgem Maria nos conceda hoje, por sua intercessão, a graça de finalmente compreendermos o valor da graça divina e desprezarmos os “consolos” deste desterro. Que ela nos faça, pois, bem-aventurados, não por causa dos bens terrenos, mas pela fé que nos abre as portas da vida eterna.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Homilia Diária | Maria, nossa Mãe na fé (Sábado da 27.ª Semana do Tempo Comum)

A resposta dada hoje por Cristo a um elogio à sua Mãe que irrompe, espontâneo, dos lábios de uma piedosa mulher está longe de ser uma restrição ou, menos ainda, uma negação das glórias de Maria. Porque, se bem é certo que a Virgem não seria bem-aventurada se tivesse gerado a Cristo, mas sem ouvir e guardar a Palavra de Deus, quem pode negar que ela, mais do que todos, tem a felicidade de ser, ao mesmo tempo, Mãe de Deus segundo a carne e a mais fiel cumpridora dos preceitos divinos?Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 8 de outubro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!


https://youtu.be/ULZpgOiUzds
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 08/10/2022

Ouça no Youtube

Santa Pelágia (Memória Facultativa)
Local: Antioquia, Síria
Data: 08 de Outubro† c. 302


O Martirológio Romano lembra quatro santas com este nome. Trata-se de caso bastante comum de desdobramento. De duas mulheres com este nome, uma só seria a santa autêntica. Parece que a notoriedade de uma penitente, sobre a qual fala são João Crisóstomo em um dos seus sermões, tenha obscurecido o nome e as vicissitudes de uma jovem mártir de Antioquia de nome Pelágia, vítima da perseguição de Diocleciano. A menina de 15 anos testemunhou de modo muito esquisito sua fidelidade a Cristo. Quando os soldados do imperador foram à sua casa para levá-la ao tribunal que certamente a condenaria porque era cristã, Pelágia pediu-lhes para trocar de roupas. Obtida a licença, subiu ao andar superior e conscientizada do tratamento indigno a que seria exposto seu corpo, para se apresentar incontaminado à presença do Esposo, atirou-se pela janela e foi se rebentar contra a terra.

A mulher de que fala são João Crisóstomo era bailarina de Antioquia, que o povo chamava Margarida, isto é, pérola preciosa, pela rara beleza de sua face e pelos ricos ornamentos do seu corpo, tão impressionantes a ponto de numa procissão ter chamado a atenção do próprio bispo da cidade. Este, após instantes de desorientação, se recompôs e achou um modo de extrair um útil ensinamento moral daquela aparição tão sedutora: se uma mulher - comentou - torna-se tão bela para aprazer a um homem mortal, como deveremos nós enfeitar a nossa alma destinada ao eterno Deus? Aquela mulher foi atingida pela graça ao escutar ocasionalmente as palavras do bispo. Foi prostrar-se aos seus pés e obteve o batismo. Trocou, portanto, os preciosos vestidos por uma túnica de penitente.

Abandonando de noite a cidade de Antioquia, foi a pé até Jerusalém, onde viveu o resto dos seus anos de vida fechada numa gruta no monte das Oliveiras.

Qual das duas Pelágias comemora hoje o calendário cristão? A jovem virgem e mártir ou a penitente? Como a Igreja primitiva reservasse culto especial aos mártires, podemos deduzir que a santa honrada neste dia seja a jovenzinha de Antioquia.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santa Pelágia, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil