Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens

Antífona de entrada

Alegremo-nos e exultemos, demos glória a Deus. O Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso passou a reinar, aleluia. (Cf. Ap 19, 7. 6)
Accipite iucunditatem gloriae vestrae alleluia: gratias agentes Deo, alleluia: qui vos ad caelestia regna vocavit, alleluia, alleluia, alleluia. Ps. Attendite popule meus legem meam: inclinate aurem vestram in verba oris mei. (4 Esdr. 2, 36. 37; Ps. 77)
Vernáculo:
Exultai com a glória da vossa vocação dando Graças a Deus, que vos chamou ao seu reino, aleluia! (Cf. MR: 4Esd 2, 36-37) Sl. Escuta, ó meu povo, a minha Lei, ouve atento as palavras que eu te digo. (Cf. LH: Sl. 77, 1)

Coleta

Ó Deus todo-poderoso, fazei-nos proclamar o poder do Senhor que ressurge, para podermos alcançar a plenitude dos dons, cujo penhor já recebemos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (At 4, 32-37)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


32A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum.

33Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos. 34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas, vendiam-nas, levavam o dinheiro, 35e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.

36José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, 37possuía um campo. Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 92)


℟. Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.


— Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor! ℟.

— Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis! ℟.

— Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor! ℟.


https://youtu.be/vMzQgtnEYfk
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. O Filho do homem há de ser levantado, para que, quem crer, possua a vida eterna. (Jo 3, 14b. 15) ℟.

Evangelho (Jo 3, 7b-15)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Angelus Dómini descéndit de caelo, et dixit muliéribus: quem quaéritis, surréxit, sicut dixit, allelúia. (Mt. 28, 2. 5. 6)


Vernáculo:
Um anjo do Senhor desceu do céu. Então o anjo falou às mulheres: Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! (Cf. Bíblia CNBB: Mt 28, 2. 5. 6)

Sobre as Oferendas

Concedei, Senhor, que exultemos sem cessar por estes mistérios pascais, para que a contínua obra de nossa redenção seja causa de eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Era necessário que o Cristo padecesse e ressuscitasse dos mortos e assim entrasse na sua glória, aleluia. (Cf. Lc 24, 46. 26)
Spíritus ubi vult spirat: et vocem eius audis, allelúia: et nescis unde véniat, aut quo vadat, allelúia, allelúia, allelúia. (Io. 3, 8; ℣. Ps. 77, 1. 3-4a. 23. 24. 25. 27)
Vernáculo:
O vento sopra aonde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. (Cf. Bíblia CNBB: Jo 3, 8)

Depois da Comunhão

Escutai, Senhor, as nossas preces, a fim de que, por este sacramento, intercâmbio da nossa redenção, recebamos o auxílio para a vida presente e o dom da eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 09/04/2024
O que significa nascer do Espírito?

“Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai”.

PROSSEGUE O COLÓQUIO DE CRISTO COM NICODEMOS. — Ponto 1. — “Vós deveis nascer do alto” (Jo 3, 7b). “Do alto”, no original grego, também pode significar “de novo”, isto é, pela regeneração batismal, que infunde no homem a graça santificante, conferindo-lhe a primeira justificação, e todas as virtudes sobrenaturais necessárias para que, renascido para a vida divina, ele possa operar como criatura nova, enxertada em Cristo e transformada, nEle e por Ele, em filho adotivo de Deus. Considera o valor do teu Batismo, arrepende-te das vezes que foste infiel aos teus compromissos e dá graças ao Senhor por te ter feito cristão, enriquecendo-te de tantos dons sobrenaturais e, acima tudo, com o acesso aos demais sacramentos: “Baptismum ianua est sacramentorum” (S. Tomás de Aquino, Suppl. 35, 3 s.c.)

Ponto 2. — “O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai” (Jo 3, 8). Usa Cristo de uma metáfora para tornar compreensível sua doutrina a uma inteligência demasiado carnal. “O vento”, isto é, o Espírito Santo “sopra onde quer” por sua omnímoda liberdade, pois Deus é soberano em sua ação e governo; “e tu podes ouvir o seu ruído”, ou seja, a sua voz, que se deixa ouvir, para os que ainda estão em pecado, nas Escrituras e nos pregadores e, para os que já estão em graça, nas inspirações e moções interiores que impulsionam no caminho da virtude; “mas não sabes de onde vem”, porque procede, por mistério eterno e inefável, do Pai e do Filho como de um só princípio de expiração; “nem para onde vai”, porque nos conduz àquela glória que nem os olhos viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano jamais imaginou (cf. 1Cor 2, 9; Is 64 ,4).

Ponto 3. — “Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito” (Jo 8, 9). Quem nasce pois do Espírito há de refletir as mesmas qualidades: a) “sopra onde quer”, pela liberdade dos filhos de Deus (cf. Rm 8, 21), que, livres do pecado, vivem para a justiça; b) “tu podes ouvir o seu ruído”, porque a vida no Espírito, se é verdadeira, há de ser diferente da vida no pecado, ainda que c) “não saibas de onde vem, nem para onde vai”, porque Deus nos transforma, não por nossos méritos, mas por sua graça, que como fermento no meio da massa faz crescer o pão silenciosamente (cf. Mt 13, 33).

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | Os renascidos pelo Espírito (Terça-feira da 2.ª Semana da Páscoa)

Assim como o Espírito é livre e sopra onde quer, assim também se tornam livres os que, renunciando ao pecado, nascem do Espírito para a vida da graça, que pela obediência gera liberdade, pela virtude gera ruído e por caminhos nem sempre compreensíveis conduz àquela glória que “nem os olhos viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou”.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 9 de abril, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.


https://youtu.be/w6g4Zp_nDoc

Santo do dia 09/04/2024

Ouça no Youtube

Santa Valtrudes (Memória Facultativa)
Local: Mons, Bélgica
Data: 09 de Abril† 688


É impossível dizer pormenorizadamente os santos e santas que lustraram a França durante o sétimo século, bem como os mosteiros que se fundaram, muitos dos quais serviram de início a outras tantas cidades. Assim, duas irmãs Santa Valtrudes e Santa Aldegonda fundaram dois mosteiros para jovens, os quais foram os começos das cidades de Mons e de Maubeuge.

Eram filhas de São Valberto e de Santa Bertila, ambos de ascendência ilustre. Santa Valtrudes casou-se muito jovem com o conde Maldegário. O esposo, a esposa e quatro filhos, que lhes nasceram, Landric, Aldetruda, Maldeberte e Dentelin são venerados como santos. Este último morreu muito moço. Maldegário, a conselho da esposa, Santa Valtrudes, consagrou-se a Deus e tomou o nome de Vicente. Fundou então, o mosteiro de Soignies. Valtrudes fundou o de Mons e Aldegonda o de Maubeuge.

Santa Valtrudes após retirada do marido, ficou ainda dois anos no mundo. Praticou todos os exercícios de piedade, sob direção do santo abade Guislan, seu diretor. Por fim, livre de todos os estorvos, recebeu em 656, o véu sagrado das mãos de Santo Aubert, bispo de Cambrai e encerrou-se em uma pequena cela, à qual uma capela fazia vizinhança. Essa cela ficava em um lugar solitário. Várias mulheres piedosas se reuniram à santa. Formou, então, uma comunidade religiosa. Sua reputação, bem como a do mosteiro deram nascimento à cidade de Mons, capital de Hainaut.
Valdetrudes, ocupava-se unicamente da santificação de si própria e com esse objetivo trabalhou sem cessar pela prática da pobreza, da doçura, da paciência e da mortificação.

Recebia algumas vezes visitas de Santa Aldegonda, sua irmã, que dirigia o mosteiro de Maubeuge. A virtude e a constância de Valtrudes foram duramente experimentadas. Mas ela triunfou e gozou, depois, da paz e da consolação que Deus faz suceder as grandes tormentas.

Morreu no dia 9 de Abril de 686. Suas relíquias se encontram na igreja que dela recebeu o nome. É patrona titular da cidade de Mons e de toda a região de Hainaut.

Referência:
ROHRBACHER, Padre. Vida dos santos: Volume VI. São Paulo: Editora das Américas, 1959. Edição atualizada por Jannart Moutinho Ribeiro; sob a supervisão do Prof. A. Della Nina. Adaptações: Equipe Pocket Terço. Disponível em: obrascatolicas.com. Acesso em: 08 abr. 2022.

Santa Valtrudes, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil