Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Alegra-te, Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações. (Cf. Is 66, 10-11)

Coleta

Ó Deus, que por vosso Filho realizais de modo admirável a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam, cheio de fervor e exultando de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (2Cr 36, 14-16. 19-23)


Leitura do Segundo Livro das Crônicas


Naqueles dias, 14todos os chefes dos sacerdotes e o povo multiplicaram suas infidelidades, imitando as práticas abomináveis das nações pagãs, e profanaram o templo que o Senhor tinha santificado em Jerusalém.

15Ora, o Senhor Deus de seus pais dirigia-lhes frequentemente a palavra por meio de seus mensageiros, admoestando-os com solicitude todos os dias, porque tinha compaixão do seu povo e da sua própria casa.

16Mas eles zombavam dos enviados de Deus, desprezavam as suas palavras, até que o furor do Senhor se levantou contra o seu povo e não houve mais remédio.19Os inimigos incendiaram a casa de Deus e deitaram abaixo os muros de Jerusalém, atearam fogo a todas as construções fortificadas e destruíram tudo o que havia de precioso.

20Nabucodonosor levou cativos, para a Babilônia, todos os que escaparam à espada, e eles tornaram-se escravos do rei e de seus filhos, até que o império passou para o rei dos persas.

21Assim se cumpriu a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias: “Até que a terra tenha desfrutado de seus sábados, ela repousará durante todos os dias da desolação, até que se completem setenta anos”.

22No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:

23“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra, e encarregou-me de lhe construir um templo em Jerusalém, que está no país de Judá. Quem dentre vós todos pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho”.

Salmo Responsorial (Sl 136)


R. Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!


— Junto aos rios da Babilônia nos sentávamos chorando, com saudades de Sião. Nos salgueiros por ali penduramos nossas harpas. R.

— Pois foi lá que os opressores nos pediram nossos cânticos; nossos guardas exigiam alegria na tristeza: “Cantai hoje para nós algum canto de Sião!” R.

— Como havemos de cantar os cantares do Senhor numa terra estrangeira? Se de ti, Jerusalém, algum dia eu me esquecer, que resseque a minha mão! R.

— Que se cole a minha língua e se prenda ao céu da boca, se de ti não me lembrar! Se não for Jerusalém minha grande alegria! R.


https://youtu.be/DPFQWPRgd2E

Segunda Leitura (Ef 2, 4-10)


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios


Irmãos: 4Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, 5quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos!

6Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus, em virtude de nossa união com Jesus Cristo. 7Assim, pela bondade que nos demonstrou em Jesus Cristo, Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável riqueza da sua graça.

8Com efeito, é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus! 9Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. 10Pois é ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão, para que nós as praticássemos.

R. Louvor e honra a vós, Senhor Jesus.
V. Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único; todo aquele que crer nele há de ter a vida eterna. (Jo 3, 16) R.

Evangelho (Jo 3, 14-21)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 14“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.

17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

18Quem nele crê, não é condenado, mas, quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.

19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más.

20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas, quem age conforme a verdade, aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Às palavras seguintes, até Virgem Maria, todos se inclinam.
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne
e na vida eterna. Amém.

Sobre as Oferendas

Ó Deus, concedei-nos venerar com fé e oferecer pela redenção do mundo os dons que nos salvam e que vos apresentamos com alegria. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Jerusalém, cidade bem edificada, onde tudo forma uma unidade perfeita; para lá é que sobem as tribos, as tribos do Senhor, para louvar, Senhor, o vosso nome. (Sl 121, 3-4)

Depois da Comunhão

Ó Deus, luz de todo ser humano que vem a este mundo, iluminai nossos corações com o esplendor da vossa graça, para pensarmos sempre o que vos agrada e amar-vos de todo o coração. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 14/03/2021
O amor de Deus tira de nós a falta de perdão

“De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (João 3,17).

 

Entendemos errado quando achamos que Deus veio para condenar. Não! Deus veio para salvar. O amor d'Ele por nós é imenso, e Ele nos amou tanto, que não nos quer perdidos nem condenados.

É preciso dizer que se outros já nos condenaram ou se nós já os condenamos, essa condenação é mundana, porque Deus não condenou ninguém. Até o último instante, Ele está lutando para que sejamos salvos; até a nossa última respiração, Deus quer que nós sejamos salvos.

Sei que é muito mais fácil julgar, condenar, atirar pedras, é muito fácil colocar o outro no precipício, é muito mais fácil colocar o fardo em cima dos outros, mas essa missão não é evangélica, essa não foi a missão do Filho de Deus. Ele veio para salvar os Seus, Ele veio para nos salvar, Ele nos olhou do jeito que nós estamos e não nos condenou. Ele nos salva e quer nos libertar a cada dia.


Precisamos voltar-nos para a luz que é Jesus, e deixar que o amor d’Ele nos levante

Existe um julgamento sim, e o julgamento é da luz; e quando a luz vem até nós, mas a rejeitamos, não é Deus quem está nos julgando, é cada um de nós que, em vez de aceitar a luz de Deus, prefere continuar nas obras escuras da alma e do coração, prefere continuar caminhando na obscuridade do seu ser, confuso com todas as confusões que o mundo lança sobre nós.

Precisamos voltar-nos para a luz que é Jesus, e deixar que o amor d’Ele nos levante, deixar que o amor de Deus esteja em nós, colocando-nos de pé. Que caia por terra todo sentimento de condenação todas as vezes que nos sentimos condenados pelos homens, por Deus e pelas sentenças humanas.

Que o amor de Deus, que salva, esteja em nós. Que anunciemos Sua libertação e restauração. Precisamos anunciar que o nosso Deus é um Deus que salva. E Ele está nos salvando hoje, Ele está nos tirando de todo aquele sentimento de condenação que, muitas vezes, carregamos em nós, até o nosso passado mal resolvido.

Temos de deixar que o amor de Deus tire de nós essa falta de perdão que temos para conosco, sobretudo a falta de perdão que exercemos para com os outros quando não perdoamos e não amamos. O perdão de Deus nos salva, a condenação dos homens nos coloca para baixo, mas Deus veio para nos levantar e nos reerguer.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Não alimente saudades do pecado!

No Evangelho deste domingo, Jesus compara sua elevação na Cruz à serpente de bronze que Moisés levantou no deserto. E por quê? Porque também hoje, assim como fez com o povo de Israel, Deus quer nos curar do afeto indevido que, muitas vezes, alimentamos à nossa vida passada de escravidão no pecado.

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Santo do dia 14/03/2021

Santa Matilde

Santa Matilde foi educada numa nobre família junto a um mosteiro beneditino. Cresceu e casou-se com Henrique I, rei da Alemanha, mas manteve sua nobreza interior, não deixando influenciar-se pelo poder. Teve cinco filhos, e sempre como mãe humilde e orante, buscou ensinar aos filhos os caminhos da salvação eterna.

Matilde também foi mãe para o povo, para os pobres. Mulher cheia de compaixão que dentro das possibilidades ajudou e influenciou a muitos.

Com o falecimento de Henrique I, essa grande mulher de Deus disse aos filhos: “Gravai bem no vosso coração o temor de Deus. Ele é o Rei e Senhor verdadeiro, que dá poder e dignidade perecíveis. Feliz aquele que prepara sua eterna salvação”.

Com a morte do marido, o seu calvário começou: foi traída pelos filhos, sob a falsa acusação de que estaria desperdiçando os bens com os pobres. Retirou-se para um convento e ali intercedeu pelos seus amados filhos, através da oração e sacrifícios.

Seus filhos então, tomaram consciência da injustiça que estavam cometendo. Com a conversão deles, teve mais facilidade para ajudar a muitos outros pobres. Em 968 partiu para o Reino dos céus, o Reino dos santos.

Santa Matilde, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil