Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Memória Facultativa

São Patrício, Bispo, CmFac.


Antífona de entrada

A vós, Senhor, minha oração dirijo, no tempo em que me ouvis; respondei-me, ó Deus, com a largueza de vossa misericórdia e com a verdade de vossa salvação. (Sl 68, 14)

Coleta

Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, sede misericordioso para conosco: fazei que a confissão de nossas culpas alcance o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Is 49, 8-15)

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías


8Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água.

11Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim.

13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14Disse Sião: ʽO Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!ʼ 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém não me esquecerei de ti”.

Salmo Responsorial (Sl 144)

 

R. Misericórdia e piedade é o Senhor.


— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura. R.

— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou. R.

— É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente. R.


https://youtu.be/2m4LQ8m1YLg
R. Jesus Cristo, sois bendito, sois o Ungido de Deus Pai!
V. Eu sou a ressurreição, eu sou a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá. (Jo 11, 25a. 26) R.

Evangelho (Jo 5, 17-30)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.

19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.

21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão.

26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.

30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.

Sobre as Oferendas

Ó Deus de clemência, que a força deste sacrifício nos lave da antiga culpa e nos faça crescer na vida nova, participando da vossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Deus não enviou seu Filho para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (Jo 3, 17)

Depois da Comunhão

Nós vos pedimos, ó Deus: não permitais que a Eucaristia, instituída para salvar-nos, possa levar à condenação aqueles que a recebem. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 17/03/2021
A missão de Jesus é semear o bem entre nós

“Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida” (João 5,24).

A vida eterna é esta: crermos n’Aquele que o Pai enviou, Jesus Nosso Senhor e Salvador. Crer em Jesus é levar a vida em nome d’Ele.

Muitos judeus se opuseram a Jesus, não O acolheram, não O receberam, O rejeitaram e O mataram na cruz. Mas hoje vivemos numa sociedade e, também numa forma de viver a nossa cristandade, somos cristãos que, muitas vezes, ignoramos e não acolhemos a Jesus, não aceitamos a vida que Ele nos trouxe.

O Senhor está dizendo que aqueles que creem n’Ele ressuscitarão para a vida, mas aqueles que praticam o mal ressuscitarão para a condenação. Crer em Jesus não é somente professar uma fé ou dizer: “Olha, eu creio em Deus Pai”. “Creio em Jesus Cristo, Seu filho único”, mas é ter as obras que Jesus praticou, porque muitos creem no Seu nome, mas praticam o mal, vivem no mal, desejam e fazem o mal para o próximo.

Aquele que é de Jesus pratica o bem, semeia o bem e realiza o bem para o seu próximo

É muito importante que a nossa fé, aquilo que professamos com a boca, seja condizente com aquilo que vivenciamos na vida. É preciso que a fé produza obras e frutos. Não podemos de forma alguma, sermos discípulos do Mestre Jesus e praticarmos o mal uns aos outros; mal de todas as espécies e maneiras: do desejar o mal, do fazer o mal, do praticar o mal, do desejar que o outro se dê mal, as verdadeiras maldades que são penetradas no mundo em que vivemos.

É importante deixar que a Palavra de Deus nos purifique porque as raízes do mal estão em nós, as raízes malignas estão em nós. Herdamos, vivemos numa sociedade que pratica o mal e também imitamos os comportamentos errados e malignos que há no meio de nós. Somos influenciados pelo meio que vivemos, mas somos também tentados a praticar o mal.

Aquele que é de Deus, aquele que crê em Jesus realiza as obras do Senhor, é por isso que Jesus começa hoje dizendo: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. Qual é a obra, o trabalho do Pai, senão edificar o bem, fazer o bem? Porque tudo foi feito com a bondade de Deus, porque Ele viu que tudo era bom.

Semear as sementes do bem é a missão de Jesus, tudo aquilo que o mal veio destruir, Jesus veio para reparar; e aquilo que o mal tem destruído no mundo não podemos continuar semeando, sendo destruídos pelo mal e deixando que ele esteja penetrado em nossas ações, pensamentos e sentimentos.

Aquele que é de Jesus pratica o bem, semeia o bem e realiza o bem para o seu próximo!

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

A Palavra de Deus desperta os moribundos

“Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão”.

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Santo do dia 17/03/2021

São Patrício

O santo de hoje nasceu na Grã-Bretanha, no ano 380. Oração, penitência, uma vida de entrega a Deus que foi capacitando São Patrício a responder em Cristo diante das tribulações da vida.

Aos 16 anos foi capturado e preso por piratas irlandeses. No perdão, na oração e na atenção de encontrar um espaço para a fuga, conseguiu fugir para a França, onde continuou seu discernimento na busca da vontade de Deus.

Tornou-se sacerdote missionário, evangelizando na Inglaterra e na Irlanda. Já como bispo, salvou muitas almas através de seu testemunho de santidade, a ponto de tornar a antiga Irlanda toda católica, do empregado ao rei.

A historia da Irlanda ficou marcada com a contribuição de São Patrício, que através da construção que fez de diversos mosteiros, deixou nesse lugar a fama de “ilha dos mosteiros”.

Faleceu com cerca de 80 anos.

São Patrício, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil