Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá em vós, e dareis testemunho de mim até os confins da terra, aleluia! (At 1, 8)

Coleta

Nós vos pedimos, ó Deus, que venha a nós a força do Espírito Santo, para que realizemos fielmente a vossa vontade e a manifestemos por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 19, 1-8)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”

3Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. 4Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.

6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o Reino de Deus.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 67)


R. Reinos da terra, cantai ao Senhor.


— Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, como a cera se derrete, ao contato com o fogo, assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor! R.

— Mas os justos se alegram na presença do Senhor; rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! O seu nome é Senhor: exultai diante dele! R.

— Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura. R.


https://youtu.be/DbacXlDKl7c
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus Pai. (Cl 3, 1) R.

Evangelho (Jo 16, 29-33)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só porque o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!”

Sobre as Oferendas

Ó Deus, que este sacrifício perfeito possa purificar-nos, e dar a nossos corações a força de vossa graça. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Não vos deixarei órfãos, diz o Senhor: a vós retornarei e vosso coração se encherá de alegria, aleluia! (Jo 14, 18; 16, 22)

Depois da Comunhão

Ó Deus de bondade, permanecei junto ao vosso povo e fazei passar da antiga à nova vida aqueles a quem concedestes a comunhão nos vossos mistérios. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 17/05/2021
A coragem vence os nossos medos

“Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!” (João 16,33).

O desejo do Senhor é que tenhamos a paz. E ter a paz em meio às tribulações, aos desafios, aos problemas e às situações da vida é, na verdade, o grande desafio da fé. O Senhor não nos prometeu que não teríamos tribulações, o Senhor não nos prometeu que não teríamos problemas ou dificuldades, pelo contrário, toda a vida tem seus desafios a cada momento, mas em todos eles podemos ter a paz.

E como podemos ter a paz; a paz que vem de Deus, a paz d’Ele que permanece, que vive em nós e que precisamos levar uns aos outros? Todos os dias busco, na meditação, acima de tudo, a paz; paz comigo mesmo, paz interior, paz de consciência, paz de atitude. E como vamos ter paz no mundo tão atribulado como o nosso? Tendo coragem para enfrentar a vida e os desafios a cada momento, coragem de se lançar, de enfrentar e de assumir.

Que Deus nos dê a coragem evangélica e a força que vem do Céu, para suportarmos os desafios

A coragem, na verdade, é aquilo que se opõe ao medo, com medo não conseguimos nada. Com medo somos derrotados, fracassados, não temos nem empenho no combate. Por isso, o primeiro inimigo a ser vencido a cada dia é o medo.

Não podemos ter medo de viver, medo dos desafios, não podemos ter medo do que acontece ao nosso lado, mas não é uma falsa coragem ou uma coragem sem solidez, pelo contrário, é uma coragem sólida e autêntica, uma coragem que não vem de nós, não é simplesmente uma coragem humana porque precisamos assumir nossas fragilidades; é a coragem que vem da força de Deus, é a coragem de nos deixar ser fortalecidos pelo Senhor.

É fundamental ter os olhos fixos em Jesus, olharmos para Ele e não perdermos d’Ele o nosso olhar, a nossa direção, deixar que em toda e qualquer situação Ele esteja conosco, nos iluminando, nos incentivando, nos ensinando, nos formando, mas, acima de tudo, nos encorajando.

É no Senhor que somos fortalecidos, levantados e animados. Que Deus nos dê a coragem evangélica, que Ele nos dê a força que vem do Céu, para suportarmos os desafios, as tribulações, todas as dificuldades do tempo presente. Não vamos desanimar, pelo contrário, coloquemos em Deus toda a nossa confiança; e vamos em frente porque Deus caminha conosco, vamos em frente cheios da graça do Espírito, abastecidos em Jesus, fortalecidos n’Ele, para vencermos as tribulações do dia a dia.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
A Luz dos Patriarcas

Deus nos amou. Portanto, se as criaturas nos têm servido de lembrete do amor de Deus, estão sendo bem utilizadas; se, porém, elas têm tomado o lugar de Deus em nossos corações, então é preciso fugir delas.

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 17/05/2021

São Pascoal Bailão

Nasceu na Espanha no ano de 1540. Seus pais, muitos religiosos, colocaram nele esse nome por seu nascimento ser no domingo de Páscoa.

Pascoal viveu seus 52 anos centrados no mistério da Eucaristia. Um santo conhecido por suas obras e sua paixão a Jesus Sacramentado.

Trabalhou cuidando dos rebanhos, não tendo oportunidade de estudar tão cedo. Tinha o desejo de conhecer a verdade, e quanto mais aprendia a ler, mais lia o Santo Evangelho. E mais que ler, colocava em prática na vida.

Chamado à vida religiosa, foi para Valença. Renunciou a tudo para seguir a Cristo dentro da família franciscana. E, ali, buscava fazer os trabalhos mais simples. Homem de profunda adoração a Jesus Sacramentado.

Entre a Espanha e a França existiam povos que combatiam os cristãos. Ele foi enviado para levar uma carta para a França. E aceitou. Desejando ser mártir da obediência.

Tinha grande amor à Santíssima Virgem. Com 52 anos, depois de uma enfermidade, no dia de Pentecostes, ele – cheio do Espírito – partiu para a Glória Celeste.

São Pascoal Bailão, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil