Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria, aleluia! (Sl 46, 2)

Coleta

Ó Deus misericordioso, concedei que a vossa Igreja, reunida no Espírito Santo, se consagre ao vosso serviço num só coração e numa só alma. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 20, 28-38)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso: 28“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho.

29Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão rebanho. 30Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si. 31Por isso, estai sempre atentos: lembrai-vos de que, durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular. 32Agora entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados. 33Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém. 34Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. 35Em tudo vos mostrei que, trabalhando deste modo, se deve ajudar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais alegria em dar do que em receber’”.

36Tendo dito isto, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles. 37Todos, depois, prorromperam em grande pranto, e lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, 38aflitos, sobretudo por lhes haver ele dito que não tornariam a ver-lhe o rosto. E o acompanharam até o navio.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 67)


R. Reinos da terra cantai ao Senhor.


— Suscitai, ó Senhor Deus, suscitai vosso poder, confirmai este poder que por nós manifestastes, a partir de vosso templo, que está em Jerusalém, para vós venham os reis e vos ofertem seus presentes! R.

— Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos! Ele viaja no seu carro sobre os céus dos céus eternos. Eis que eleva e faz ouvir a sua voz, voz poderosa. R.

— Dai glória a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens. Sobre Israel, eis sua glória e sua grande majestade! Em seu templo ele é admirável e a seu povo dá poder. Bendito seja o Senhor Deus, agora e sempre. Amém, amém! R.


https://youtu.be/yDTAtWiGlnA
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17, 17ba) R.

Evangelho (Jo 17, 11b-19)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.

Sobre as Oferendas

Senhor nosso Deus, acolhei as oferendas do sacrifício que instituístes e, pela celebração desta Eucaristia, em que vos rendemos a devida glória, completai em nós a vossa redenção. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Quando vier o Paráclito que vos enviarei, o Espírito de verdade que procede do Pai, ele dará testemunho de mim, e vós também o dareis, diz o Senhor, aleluia! (Jo 15, 26-27)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que a participação neste sacramento aumente em nós a vossa graça e, purificando-nos pela sua força, nos prepare sempre mais para receber tão grande dom. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 19/05/2021
Permitamo-nos ser ungidos pela Palavra de Deus

“Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno” (João 17,15).

Jesus continua orando por nós, orando para que permaneçamos firmes, para que não percamos a ousadia e a coragem evangélica; orando para que possamos permanecer n’Ele apesar de estarmos no mundo. Por isso, Ele está pedindo para que sejamos preservados do mundo.

O Senhor nos deu a Sua Palavra, mas o mundo a rejeitou. E, se o mundo rejeita a Palavra de Deus, o mundo rejeita também aqueles que creem na Palavra de Deus, mas não podemos permanecer com a mentalidade do mundo, precisamos permanecer na mentalidade do Evangelho, permanecer na Palavra de Deus.

Se você não está focado na Palavra, volte-se para a Palavra de Deus. Volte-se, porque é uma tentação nos dispersarmos, é uma tentação nos desviarmos, é uma tentação perdermos o foco da Palavra. É a Palavra de Deus que tem que nos formar e nos modelar a cada dia da nossa vida.


Volte-se para a Palavra, pois só Jesus tem Palavra de vida eterna

Não é alienação, pelo contrário, é transformação, é a vida em Deus que está em nós. Recebemos esse dom, essa dádiva que é a Palavra viva; e a Palavra viva de Deus tem nome, se chama Jesus. Ele mesmo nos diz: “Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade”.

A Palavra de Deus é a verdade, Jesus é a verdade. E é em Jesus, na Palavra d'Ele, que somos consagrados. A graça da consagração batismal que nos ungiu, que nos deu o dom do Espírito é para permanecermos na Palavra, para que a Palavra d’Ele permaneça em nós. E assim como o Pai enviou a Sua Palavra, enviou o Seu Filho para libertar esse mundo, quantos foram libertos do poder do maligno, quantos são libertos do poder do mal pela Palavra libertadora de Jesus.

Não viva nenhuma escravidão, não viva nenhuma submissão ao mal ou ao pecado. Não viva preso às correntes do maligno, nem você, nem sua casa, nem sua família. Volte-se para a Palavra, pois só Jesus tem Palavra de vida eterna, só Ele tem palavras que nos libertam e nos restauram.

Enfrentamos um leão a cada dia, quando não dez, mil... Enfrentamos cadeias, tribulações, enfrentamos, dia após dia, a realidade de viver. E como a Palavra de Deus nos dá o ânimo, o gosto, o sabor e nos unge!

Precisamos da consagração viva em nós a cada dia, pois ser consagrado é ser ungido. A unção que pairava sobre Jesus também paira em nós, quando permitimos ser ungidos pela Palavra a cada dia da nossa vida.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
O Espírito Santo e a contrição perfeita

Vivemos um tempo privilegiado chamado tempo da Igreja, que torna real o que, no culto mosaico, era apenas sombra e figura e prepara efetivamente para o que, na Jerusalém celeste, será verdade sem véu. Se no Antigo Testamento, além da circuncisão legal, não tinha o homem outro recurso além da contrição perfeita, nós, membros da Nova Aliança, temos à disposição os santos mistérios de Cristo, canais visíveis e eficazes da graça e do perdão divinos. Assista à homilia do Pe. Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 19 de maio, e peçamos a Deus o dom do Espírito Santo, para que crie em nós um coração contrito e devolva à nossa alma a vida espiritual.




Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 19/05/2021

Santo Ivo

Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, em 1253. Ivo recebeu uma ótima formação, formando-se em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Um santo advogado, juiz e sacerdote. Partiu para o céu com apenas 50 anos, mas deixou um testemunho muito forte, reconhecido como o “advogado dos pobres”. Santo Ivo inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor. O santo de hoje diz à família forense e a todos nós que viver o amor e a justiça é possível em Cristo Jesus.
Santo Ivo, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil