Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Sb 2, 12. 17-20)


Leitura do Livro da Sabedoria


Os ímpios dizem: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos.

19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 53)


R. É o Senhor quem sustenta minha vida!


— Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu digo! R.

— Pois contra mim orgulhosos se insurgem, e violentos perseguem-me a vida: não há lugar para Deus aos seus olhos. Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida! R.

— Quero ofertar-vos o meu sacrifício, de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, quero cantar vosso nome que é bom! R.


https://youtu.be/k_yHGJ7-P54
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Segunda Leitura (Tg 3, 16-4, 3)


Leitura da Carta de São Tiago


Caríssimos: 3, 16Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más.

17Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. 18O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz. 4, 1De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós?

2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. 3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Cf. 2Ts 2, 14) R.

Evangelho (Mc 9, 30-37)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.

32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?”

34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”

36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.

Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Às palavras seguintes, até Virgem Maria, todos se inclinam.
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne
e na vida eterna. Amém.

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, as oferendas do vosso povo, para que possamos conseguir por este sacramento o que proclamamos pela fé. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei! (Sl 118, 4-5)

Ou:


Eu sou o Bom Pastor: conheço minhas ovelhas, e minhas ovelhas me conhecem, diz o Senhor. (Jo 10, 14)

Depois da Comunhão

Ó Deus, auxiliai sempre os que alimentais com o vosso sacramento para que possamos colher os frutos da redenção na liturgia e na vida. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 19/09/2021
A humildade nos faz alcançar o Reino de Deus

“Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: ‘Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!’” (Marcos 9,35).

Jesus está anunciando para os Seus discípulos, após atravessar a Galileia, o seu segredo mais profundo, o segredo do significado do seu messianismo ou da sua vida de Messias como Cristo. Porque, mesmo se Pedro e eles tivessem confessado (sobretudo Pedro) que Jesus era o Cristo, o Messias, eles não sabiam o significado profundo do que é ser o Messias, e Jesus disse: “Vou ser entregue nas mãos dos homens, e eles me matarão. Mas, depois de três dias eu hei de ressuscitar”. Os discípulos não compreenderam nada e tinham medo de perguntar. Não compreenderam porque ninguém quer compreender o sofrimento, mas não é o sofrimento pelo sofrimento, Jesus não está anunciando que Ele simplesmente vai sofrer, Ele está dizendo que vai vencer a morte e o sofrimento porque está proclamando a Sua ressurreição. Só queremos chegar na glória, mas não queremos saber da cruz; só queremos saber do resultado, mas não queremos saber da prova.

O Reino de Deus é para quem tem desvantagens neste mundo, mas é muito vantajoso e agraciado aos olhos de Deus

Nenhum corredor chega na final para ser reconhecido e respirar fundo, vencer a prova sem ter passado por ela, sem ter corrido e sem ter, muitas vezes, suado. Ninguém passa nessa vida sem passar pela prova do sofrimento, da dor e da morte. Jesus está anunciando o que vai acontecer com Ele, mas os discípulos não estão interessados ou não estão maduros (melhor dizendo) para compreender o significado da vida e da vida de Jesus, o Filho do Homem. Eles estão discutindo entre eles quem vai ser o maior, quem é o mais importante. Jesus, vendo a imaturidade deles, os acalma e diz: “Entre vós não pode ser assim. Quem quer ser o primeiro, seja o servidor de todos, seja aquele que serve a todos, seja aquele que se coloca abaixo de todos”.

O Reino que Ele veio anunciar não foi o reino dos grandes, dos mais importantes, daqueles que querem ser servidos e agraciados como os melhores. Agraciado é quem serve, é quem é humilde, é quem se coloca no último lugar, é quem lava os pés dos seus irmãos, é quem sabe servir e não quer ser servido, é quem sabe buscar o último lugar e está entre os mais humildes, os mais pobres e sofredores. Agraciado é quem tem o coração de uma criança.

A criança não tinha importância e significado nenhum, é por isso que Jesus pega uma criança, coloca-a em seus braços e abraçando-a diz: “Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que está acolhendo”. 

Para acolhermos o Reino de Deus, acolhamos nossas crianças, amemos nossas crianças e acolhemos com amor, ternura e afeto. Aprendemos com elas que o Reino de Deus é dos pequenos, dos humildes e dos puros e não de quem quer ser grande, quem quer levar vantagem sobre os outros, quem quer contar sempre vantagens. O Reino de Deus é para quem tem desvantagens neste mundo, mas é muito vantajoso e agraciado aos olhos de Deus.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo
Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Homilia | Quer ser grande? Seja pequeno! (25.º Domingo do Tempo Comum)

Os discípulos finalmente voltam de viagem e, ao entrar em casa, em Cafarnaum, se embaraçam com a pergunta do Senhor: “Que discutíeis pelo caminho?”, pois tinham debatido qual deles era o maior. O que Jesus lhes diz em seguida é não só surpreendente como contraintuitivo, porque não diz, repreendendo-os: “Que ninguém queira ser o primeiro”, mas exortando-os: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos”.Assista à meditação do Padre Paulo Ricardo sobre o Evangelho deste domingo, e descubra hoje por que o caminho da verdadeira grandeza e felicidade está em tornar-se pequeno, rebaixando-se com Cristo e fazendo-se, como Ele, tudo para todos e servo de todos os irmãos.

https://youtu.be/t2_jokfMXrk
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 19/09/2021


São Januário (Memória Facultativa)
Local: Benevento, Itália
Data: 19 de Setembro † s. IV


Sabe-se que Januário, nascido em Nápoles ou Benevento, era bispo desta última cidade quando irrompeu a perseguição desencadeada pelo imperador Diocleciano no começo do século IV. Não se pode depositar nenhuma confiança em Atas e outras narrações a respeito do seu martírio. Ele teria sido martirizado em Pozzuoli, perto de Nápoles. Seus despojos teriam sido sepultados primeiro em Pozzuoli e, posteriormente, na catedral de Nápoles.

Toda a fama de São Januário está ligada ao "milagre permanente" ou "milagre de São Januário", da liquefação da suposta relíquia do seu sangue, que se conserva na capela do tesouro da igreja catedral de Nápoles. O fato, verificado há alguns séculos, tem produzido muita polêmica: já se fez exame de laboratório para identificação da natureza da matéria estranha. Por que se liquefaz só ocasionalmente? Fato natural? Milagre? Várias hipóteses foram aventadas sem que se consiga uma resposta satisfatória.

A Oração coleta, que deriva do Sacramentário gregoriano para a comemoração do papa Sisto II e companheiros, não faz alusão ao "milagre do sangue". Apresenta São Januário, simplesmente, como mártir, e que possamos alegrar-nos com ele na eterna bem-aventurança. Isso nos lembra que a veneração de um santo, particularmente, de um mártir, nos é recomendada para que busquemos neles o exemplo na vida, o consórcio na comunhão e o auxílio na intercessão, conforme se diz na Lumen Gentium 51. No Prefácio dos Santos Pastores a Igreja reza: Vós nos concedeis a alegria de celebrar a festa de São Januário, e fortaleceis a vossa Igreja com o exemplo de sua vida, o ensinamento de sua pregação e o auxílio de suas preces.

Os milagres não devem ser multiplicados sem necessidade. Por outro lado, não devem ser negados por preconceito. Todo cristão é livre diante desses "fenômenos miraculosos". Trata-se de devoção e não de artigo de fé católica. É bom lembrar que a leitura do Ofício das Leituras é tirada dos Sermões de Santo Agostinho sobre o mistério dos pastores na Igreja: "Para vós sou bispo, convosco, sou cristão".

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Januário, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil