Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Memória Facultativa

São Januário, bispo e mártir


Antífona de entrada

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Salus pópuli ego sum, dicit Dóminus: de quacumque tribulatióne clamáverint ad me, exáudiam eos: et ero illórum Dóminus in perpétuum. Ps. Atténdite pópule meus legem meam: inclináte aurem vestram in verba oris mei. (Cf. Ps. 36, 39. 40. 28; Ps. 77)
Vernáculo:
Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre. (Cf. MR: Sl. 36, 39. 40. 28) Sl. Escuta, ó meu povo, a minha Lei, ouve atento as palavras que eu te digo. (Cf. LH: Sl 77, 1)

Coleta

Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Pr 3, 27-34)


Leitura do Livro dos Provérbios


Meu filho, 27não recuses um favor a quem dele necessita, se tu podes fazê-lo. 28Não digas ao próximo: “Vai embora, volta amanhã, então te darei”, quando podes dar logo! 29Não trames o mal contra o próximo, quando ele vive contigo cheio de confiança. 30Não abras processo contra alguém sem motivo, se não te fez mal algum! 31Não invejes o homem violento, e não escolhas nenhum de seus caminhos, 32porque o Senhor detesta o perverso, mas reserva sua amizade aos íntegros. 33O Senhor amaldiçoa a casa do ímpio, mas abençoa a morada dos justos. 34Ele zomba dos zombadores, mas concede o seu favor aos humildes.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 14)


℟. O justo habitará no monte santo do Senhor.


— “Senhor quem entrará em vossa casa?” Aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua. ℟.

— Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor. ℟.

— Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim! ℟.


https://youtu.be/HlA0voWMo0U
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos a vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste! (Mt 5, 16) ℟.

Evangelho (Lc 8, 16-18)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá torna-se conhecido e claramente manifesto.

18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Si ambulávero in médio tribulatiónis, vivificábis me, Dómine: et super iram inimicórum meórum exténdes manum tuam, et salvum me fecit déxtera tua. (Ps. 137, 7)


Vernáculo:
Se no meio da desgraça eu caminhar, vós me fazeis tornar à vida novamente; quando os meus perseguidores me atacarem e com ira investirem contra mim, estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. (Cf. LH: Sl 137, 7)

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, as oferendas do vosso povo, para que possamos conseguir por este sacramento o que proclamamos pela fé. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei! (Sl 118, 4-5)

Ou:


Eu sou o Bom Pastor: conheço minhas ovelhas e minhas ovelhas me conhecem, diz o Senhor. (Jo 10, 14)
Tu mandásti mandáta tua custodíri nimis: útinam dirigántur viae meae, ad custodiéndas iustificatiónes tuas. (Ps. 118, 4. 5; ℣. Ps. 118, 1. 2. 3. 8. 9. 26. 59. 60. 134. 168)
Vernáculo:
Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei! (Cf. MR: Sl 118, 4-5)

Depois da Comunhão

Ó Deus, auxiliai sempre os que alimentais com o vosso sacramento para que possamos colher os frutos da redenção na liturgia e na vida. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 19/09/2022
Quem acende uma lâmpada para cobri-la?

Cristo quer que o seu Evangelho, luz para as nações, seja pregado sobre os tetos, a fim de que todos se iluminem e conheçam a verdade.


No Evangelho de hoje, o Senhor explica algumas das consequências da parábola do semeador, proclamada no sábado passado. Como sabemos, Jesus pregou esta parábola às multidões, mas não foi compreendido. Por isso, os discípulos o chamam à parte e pedem-lhe que manifeste qual é o verdadeiro sentido da história. É neste contexto de diálogo com os Apóstolos que se situam as explicações que Ele aqui nos oferece. Aquelas primeiras palavras que abrem o Evangelho de hoje: “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha”, referem-se às próprias parábolas de Cristo, por meio das quais Ele vem tentando transmitir ao povo a doutrina da salvação; as que vêm logo em seguida: “Ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz”, são um mandato que Ele impõe aos Apóstolos, que, tendo conhecido o significado profundo do ensinamento cristão, têm agora o dever de comunicá-la a todos, porquanto “tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.” Isso significa, em primeiro lugar, que o Evangelho não é uma doutrina “esotérica”, reservada a um grupo seleto de iniciados, mas uma palavra de salvação endereçada à humanidade inteira. Daí não se segue, contudo, que todos os que a escutam cheguem de fato a compreendê-la; mas quem tem a graça de enxergar a luz que nela rutila contrai, por isso mesmo, o dever de iluminar com ela a quantas pessoas puder: “Coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz”. Pois de quem recebeu será exigido, e aquele a quem foi dado tem de guardar e comunicar o que recebeu, para que não mingüe — nem em si nem nos demais — a luz da fé e a chama da piedade. Que nós, que tivemos a graça de acolher pela obediência da fé a doutrina católica, nos empenhemos sempre em dá-la a conhecer a quantos nos rodeiam e a meditá-la frequentemente na oração.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia | Os cuidados necessários para crescer na fé (Segunda-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)

Não faz sentido acender uma lâmpada para depois cobri-la com uma vasilha ou pô-la debaixo da cama. Pelo mesmo motivo, não é coerente o cristão que enxerga a luz do Evangelho, recebe-a na fé e depois, com despreocupada indiferença, não se importa se os outros também a viram ou não. Todos nós que recebemos o dom da fé devemos procurar que ela brilhe em outros corações, pois as palavras de Cristo não são uma doutrina para uns poucos “seletos”, mas luz para todo homem que vem a este mundo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 19 de setembro, e peçamos a Deus que faça arder em nós a luz da fé e a difunda ao redor de toda a terra.


https://youtu.be/2XoNDqT5lkI

Santo do dia 19/09/2022


São Januário (Memória Facultativa)
Local: Benevento, Itália
Data: 19 de Setembro † s. IV


Sabe-se que Januário, nascido em Nápoles ou Benevento, era bispo desta última cidade quando irrompeu a perseguição desencadeada pelo imperador Diocleciano no começo do século IV. Não se pode depositar nenhuma confiança em Atas e outras narrações a respeito do seu martírio. Ele teria sido martirizado em Pozzuoli, perto de Nápoles. Seus despojos teriam sido sepultados primeiro em Pozzuoli e, posteriormente, na catedral de Nápoles.

Toda a fama de São Januário está ligada ao "milagre permanente" ou "milagre de São Januário", da liquefação da suposta relíquia do seu sangue, que se conserva na capela do tesouro da igreja catedral de Nápoles. O fato, verificado há alguns séculos, tem produzido muita polêmica: já se fez exame de laboratório para identificação da natureza da matéria estranha. Por que se liquefaz só ocasionalmente? Fato natural? Milagre? Várias hipóteses foram aventadas sem que se consiga uma resposta satisfatória.

A Oração coleta, que deriva do Sacramentário gregoriano para a comemoração do papa Sisto II e companheiros, não faz alusão ao "milagre do sangue". Apresenta São Januário, simplesmente, como mártir, e que possamos alegrar-nos com ele na eterna bem-aventurança. Isso nos lembra que a veneração de um santo, particularmente, de um mártir, nos é recomendada para que busquemos neles o exemplo na vida, o consórcio na comunhão e o auxílio na intercessão, conforme se diz na Lumen Gentium 51. No Prefácio dos Santos Pastores a Igreja reza: Vós nos concedeis a alegria de celebrar a festa de São Januário, e fortaleceis a vossa Igreja com o exemplo de sua vida, o ensinamento de sua pregação e o auxílio de suas preces.

Os milagres não devem ser multiplicados sem necessidade. Por outro lado, não devem ser negados por preconceito. Todo cristão é livre diante desses "fenômenos miraculosos". Trata-se de devoção e não de artigo de fé católica. É bom lembrar que a leitura do Ofício das Leituras é tirada dos Sermões de Santo Agostinho sobre o mistério dos pastores na Igreja: "Para vós sou bispo, convosco, sou cristão".

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Januário, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil