Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

As ondas da morte me cercavam, tragavam-me as torrentes infernais; na minha angústia chamei pelo Senhor, de seu templo ouviu a minha voz. (Sl 17, 5-7)

Coleta

Ó Deus, na vossa misericórdia, dirigi os nossos corações, pois, sem o vosso auxílio, não vos podemos agradar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Jr 11, 18-20)


Leitura do Livro do Profeta Jeremias


18Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra mim: “Vamos cortar a árvore em toda a sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado”.

20E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa.

Salmo Responsorial (Sl 7)


R. Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.


— Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: vinde salvar-me do inimigo, libertai-me! Não aconteça que agarrem minha vida como um leão que despedaça a sua presa, sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me! R.

— Julgai-me, Senhor Deus, como eu mereço e segundo a inocência que há em mim! Ponde um fim à iniquidade dos perversos, e confirmai o vosso justo, ó Deus-justiça, vós que sondais os nossos rins e corações. R.

— O Deus vivo é um escudo protetor, e salva aqueles que têm reto coração. Deus é juiz, e ele julga com justiça, mas é um Deus que ameaça cada dia. R.


https://youtu.be/Xfj8sIMMuM4
R. Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
V. Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8, 15) R.

Evangelho (Jo 7, 40-53)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”

43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”

46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”

50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.

Sobre as Oferendas

Ó Deus, pelas oferendas que vos apresentamos, possamos ser reconciliados convosco e nossas vontades, mesmo rebeldes, sejam reconduzidas a vós. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Pelo sangue precioso de Cristo, cordeiro sem mancha e sem defeito, fomos resgatados. (1Pd 1, 19)

Depois da Comunhão

Nós vos pedimos, ó Deus, que o vosso sacramento nos purifique e possamos agradar-vos, graças à ação do seu poder. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 20/03/2021
Não sejamos semeadores de divisão entre nós

“Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus”. (João 7,43)

Jesus não é unanimidade, Ele não é acolhido, amado e aceito por todos, pelo contrário, há aqueles que, mesmo vendo as obras de Jesus, colocam-se contra Ele. E mais, com a capacidade de influência que tinham, com o poder de domínio de linguagens e falácias, disseminam tudo quanto é coisa negativa de Jesus.

Quando não queremos acolher alguém, quando não queremos ouvir o que o outro tem para nos dizer, quando não queremos nos opor, fazemos o que é possível, não só para ser contra, mas para que outros também se coloquem contra. Há aqueles que usam da sua esperteza, se acham conhecedores de todas as coisas, que realmente criam oposição por oposição, combatem por combater e usam os argumentos que fazem isso pelo bem, que fazem isso para proteger.

Geralmente, são pessoas religiosas porque não são pessoas do “mundão” que estão contra Jesus, são os religiosos da Sua época, são aqueles que se achavam fiéis à tradição, são aqueles que queriam viver a sua religião de acordo com os seus interesses, dogmas e concepções.


Vivemos tempos de divisão, de separação, onde as pessoas se colocam umas contra as outras

Foram os homens religiosos da época de Jesus que se colocaram contra Ele, foram eles que influenciaram parte do povo para se opor a Jesus, para se colocar contra Ele. Usaram argumentos, falácias, semearam medo e tantas coisas que, no meio daquela situação, eles se colocaram, de fato, em oposição ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Não O ouviram e aqueles que ouviram não O acolheram.

E até aqueles que ouviram e O acolheram, deixaram-se influenciar e rejeitaram a Jesus, de modo que Ele não podia, muitas vezes, passar livremente no meio do povo, porque sempre haviam aqueles que queriam colocá-Lo em situação complicada, queriam até apedrejá-Lo, matá-Lo porque disseminaram coisas contra Jesus.

Vivemos tempos de divisão, de separação, onde as pessoas se colocam umas contra as outras influenciadas por discursos inflamados, por teorias das mais diversas posições e o que fizeram com Jesus, os cristãos fazem uns com os outros: se atacam, se voltam de um zelo pela fé para se atacarem, se matarem, para não se aceitarem. Criam-se verdadeiras guerras, e quem consegue matar o outro sente-se realizado e recompensado, até religiosamente falando.

A nossa religião é a de Jesus, não é daqueles que se colocam uns contra os outros para simplesmente matar e perseguir quem pensa diferente.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

A resistência dos soberbos

“Houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele”.

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Santo do dia 20/03/2021

Santo Ambrósio de Sena

O santo de hoje nasceu no ano de 1220 em Sena, Itália, dentro de um contexto familiar diferente. Ao ter nascido com uma deformação física, sua família – nobre – o renegou e o entregou a uma ama de leite, que recebeu a ordem de viver com a criança afastada deles. Isso tudo foi providência na vida de Ambrósio, porque esta ama, mulher de fé, foi uma verdadeira mãe, alimentado-o e assim, foi acontecendo a recuperação do menino.

Com uma certa idade a família o acolheu. Ambrósio estava no processo de cura interior de reconciliação, mas já os havia perdoado. Aceitou, para um bem maior, os bens terrenos que ele teve como direito, usando-os para o bem dos pobres. O castelo foi se tornando aos poucos um hospital, lugar de acolhimento aos mais necessitados. Com 18 anos renunciou a tudo e foi para os Dominicanos, tornando-se um pregador cheio do Espírito Santo. Um homem do perdão e da reconciliação. Faleceu em Sena, durante uma pregação. Morreu no serviço, no ministério.

Santo Ambrósio, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil