Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Luminosos com imagens

Memória Facultativa

São Bernardino de Sena, Presbítero


Antífona de entrada

Aproximemo-nos confiantes do trono da graça, a fim de conseguirmos misericórdia e encontrarmos auxílio em tempo oportuno, aleluia! (Hb 4, 16)

Coleta

Nós vos pedimos, ó Deus, que o vosso Espírito nos transforme com a força dos seus dons, dando-nos um coração capaz de agradar-vos e de aceitar a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 22, 30; 23, 6-11)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 30querendo saber com certeza por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus, o tribuno soltou-o e mandou reunir os chefes dos sacerdotes e todo o conselho dos anciãos. Depois fez trazer Paulo e colocou-o diante deles.

23, 6Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra parte eram fariseus, Paulo exclamou no conselho dos anciãos: “Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou sendo julgado por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos”. 7Apenas falou isso, armou-se um conflito entre fariseus e saduceus, e a assembleia se dividiu.

8Com efeito, os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito, enquanto os fariseus sustentam uma coisa e outra. 9Houve, então, uma enorme gritaria. Alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus, levantaram-se e começaram a protestar, dizendo: “Não encontramos nenhum mal neste homem. E se um espírito ou anjo tivesse falado com ele?” 10E o conflito crescia cada vez mais. Receando que Paulo fosse despedaçado por eles, o comandante ordenou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles, levando-o de novo para o quartel. 11Na noite seguinte, o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse: “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 15)


R. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!


— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! R.

— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo. R.

— Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção. R.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado! R.


https://youtu.be/ZHWrev_7MiA
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Para que todos sejam um, diz o Senhor, como tu estás em mim e eu em ti, para que o mundo possa crer que me enviaste. (Jo 17, 21) R.

Evangelho (Jo 17, 20-26)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.

22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.

26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

Sobre as Oferendas

Dignai-vos, ó Deus, santificar estes dons e, aceitando este sacrifício espiritual, fazei de nós mesmos uma oferenda eterna para vós. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Eu vos digo a verdade, é melhor para vós que eu me vá; se eu não for, não virá até vós o Paráclito, diz o Senhor, aleluia! (Jo 16, 7)

Depois da Comunhão

Nós vos pedimos, ó Deus, que a participação nesta Eucaristia esclareça nossa fé e restaure nossas forças para alcançarmos as riquezas do vosso Espírito. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 20/05/2021
A grande ação do Espírito é operar a unidade entre nós

“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17,20-21).

Como queremos que o mundo creia em Jesus! É o sonho. Tenho certeza que nós queremos um mundo transformado, queremos um mundo onde a Palavra de Deus possa reinar. E como o mundo há de crer em Jesus se não pelo testemunho daqueles que creem? Testemunho de vida, de amor e unidade.

Quando olhamos para Jesus, n’Ele há um testemunho nítido de amor e comunhão entre Ele e Seu Pai. Entre o Filho e o Pai há uma comunhão sublime e sagrada, testemunhada em todas as ações do Filho, porque Ele não faz nada se não for no Pai, porque o Pai está no Filho e o Filho no Pai. Que beleza é a comunhão, a união e o amor que Os une!

Jesus está rogando, orando e clamando ao coração do Pai por nós que cremos n’Ele, para que possamos dar o testemunho de amor e unidade. Precisamos ter os pés no chão e saber que falar de Jesus muitos falam, mas testemunhar o amor d’Ele são poucos, porque temos de testemunhá-Lo no amor e na unidade.

É preciso uma verdadeira submissão da nossa vontade à condução do Espírito para que a unidade seja operada em nós

Somos muito divididos. Nossas famílias e nossas igrejas são divididas. Jesus orou, porque sabe a espécie humana que somos, Ele sabe a cabeça dura que somos. Ele, realmente, pediu ao Pai que, assim como o Espírito era o elo de unidade, de amor entre Ele o Pai, Ele está rogando para que tenhamos o Espírito.

O Espírito é de unidade, de amor e comunhão. Sei que muitos querem apenas usá-Lo para o seu próprio proveito, para as suas próprias verdades e em favor de suas convicções – o Espírito que ora em nós, que canta, que fala em línguas –, mas o verdadeiro dom do Espírito, a grande ação d'Ele é promover unidade e amor. Por isso precisamos, de fato, ser submissos ao Espírito.

Unidade na família, na Igreja... Não estamos falando de uniformidade, estamos falando dessa graça, dessa diversidade de pensamentos, de vivências, de experiências, porque toda diversidade é uma riqueza. Agora, quando a diversidade parte para a agressividade, não é do Espírito, mas mundana e diabólica.

Estamos deixando que nossas diversidades de opiniões e visões tornem-se verdadeiras divisões no meio de nós, tornem-se chagas no Corpo de Cristo. Estamos divididos. Cada vez mais, o maligno semeia o espírito da divisão, e nós o compramos, nós o adquirimos, e cada um quer permanecer com sua verdade, com seu mundo, principalmente, a respeito da fé.

Só existe um Céu: o Reino eterno de Deus. Todos nós queremos ir para lá, e o que precisamos é começar a trabalhar, ser lapidados e quebrados por Deus em nossas convicções, opiniões, para deixarmos que o Espírito opere a unidade em nós.

Somos orgulhosos, soberbos, vaidosos, mas precisamos de uma verdadeira submissão da nossa vontade à condução do Espírito para que a unidade seja operada em nós.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
É Cristo quem envia o Espírito Santo

É pela humanidade de Cristo que recebemos aquele que nos é dado no Batismo e sobretudo na Confirmação. Muita gente faz a novena do Espírito Santo, mas se esquece de pedi-lo ao único que pode dá-lo…

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 20/05/2021

São Bernardino de Sena

Nasceu em Massa Marítima, na Toscana, Itália, no ano de 1380. Muito cedo, infelizmente, perdeu seus pais; mas, por outro lado, a Providência Santíssima agiu na sua formação através de tias cristãs fervorosas. Tanto que oraram, testemunharam, foram canais da Providência Divina para a vida de São Bernardino.Numa vida de oração e penitência, ele discerniu seu chamado a uma vida consagrada, entrando para a família franciscana na Ordem dos Frades Menores. Ali, tornou-se sacerdote.São Bernardino possuía muitas qualidades; muitas delas, sobrenaturais. Muitos dons, dentre eles, o carisma da pregação. Um homem zeloso, liderou o movimento da observância em prol de uma vivência radical do carisma franciscano. Quantas pessoas, na Itália, conheceram esse santo por causa da eficácia do nome de Jesus!Grande devoto; tanto que, nas leituras do ofício de hoje, encontramos um texto tirado de um de seus sermões: “O nome de Jesus é a luz dos pregadores, porque ilumina, com o seu esplendor, os que anunciam e os que ouvem a Sua Palavra. Por que razão a luz da fé se difundiu no mundo inteiro tão rápida e ardentemente, senão por que foi pregado este nome?”. Um grande pregador, ele reconhecia que tudo era graça na sua vida. Muitos puderam conhecer, através dos lábios desse pregador, o amor de Deus. Ele se expressou, revelou-se plenamente em Cristo Jesus na força do seu Espírito.São Bernardino, como todos os santos e santas da Igreja de todos os tempos, foi conduzido pelo Espírito Santo. Centrado no mistério da Eucaristia, devotíssimo da Santíssima Virgem, ele se consumiu ao serviço da Palavra e do povo de Deus. No ano de 1444, ele partiu para o céu e intercede por nós para que sejamos todos servos da Palavra para a glória de Jesus.
São Bernardino de Sena, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil