Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens

Antífona de entrada

Ide, e de todas as nações fazei discípulos, diz o Senhor, batizando-os e ensinando-os a observar todos os mandamentos que vos dei. (Mt 28, 19-20)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia escolhestes o publicano Mateus para torná-lo Apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Ef 4, 1-7. 11-13)


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios


Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.

4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. 7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres.

12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 18)


R. Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.


— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia. R.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz. R.


https://youtu.be/tbvbAF5jbSo
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos. R.

Evangelho (Mt 9, 9-13)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.

10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

Sobre as Oferendas

Ao honrarmos a memória de São Mateus, nós vos apresentamos, ó Pai, nossas preces e oferendas, para que considereis com amor a vossa Igreja, vós que nutristes a sua fé com a pregação dos Apóstolos. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Eu não vim chamar os justos, e sim os pecadores, diz o Senhor. (Mt 9, 13)

Depois da Comunhão

Ó Deus, ao participarmos da alegria da salvação que encheu de júbilo São Mateus, recebendo o Salvador em sua casa, concedei sejamos sempre refeitos à mesa daquele que veio chamar à salvação não os justos, mas os pecadores. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 21/09/2021
A misericórdia divina transforma o nosso coração ferido

“Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’” (Mateus 9,12-13).

Hoje, celebramos o dia do apóstolo São Mateus. Mateus é o publicano que está sentado na coletoria de impostos e que ouviu o chamado de Jesus: “Segue-me”, e ele de todo o coração foi seguir o Mestre Jesus, deixou para trás tudo de errado que havia cometido para começar a vida no seguimento de Jesus.

Como é importante deixar que a Palavra de Jesus, o chamado de Jesus, ressoe em nossos corações. Seguir Jesus não significa simplesmente participar da Igreja, ir em uma missa; seguir Jesus não significa ser membro de uma pastoral ou de um grupo da igreja. Seguir Jesus é deixar para trás aquilo que não convém ao Evangelho, seguir Jesus é deixar para trás as forças do pecado que, muitas vezes, amarram e prendem o nosso coração.

Seguir Jesus é deixar de seguir o mundo, seguir as inclinações do coração; seguir Jesus é não deixar-se corromper mais por todo o fascínio que a corrupção do mundo exerce sobre a nossa vida. Seguir Jesus é deixar que o Evangelho fale mais alto ao nosso coração, mas é, acima de tudo, ser curado e transformado pelo bálsamo da misericórdia divina.

É a misericórdia que cura o nosso coração ferido, manchado e marcado pelo drama do pecado

O pecado deixa marcas no nosso coração, porque o pecado deixa o nosso coração ferido, arraigado, preso e inclinado para o mal. Não é a condenação, não é jogar a coisa na cara das pessoas, não é condenar, não é discriminar, pelo contrário, é acolher, é deixar que o bálsamo da misericórdia vá exercendo a cura, a libertação, a restauração da alma e do coração.

É por isso que o Senhor não quer o sacrifício, Ele quer a misericórdia, porque nós, muitas vezes, fazemos muitos sacrifícios para Deus, fazemos longas orações, fazemos penitência, e todas elas têm sua importância, todas elas são fundamentais no processo de conversão, mas nada é mais sublime do que o exercício da misericórdia.

É na misericórdia que somos resgatados, salvos e libertos. É a misericórdia que cura o nosso coração ferido, manchado e marcado pelo drama do pecado. É com a misericórdia que precisamos acolher uns aos outros.

A nossa cabeça está cheia de julgamentos, juízos, conceitos, preconceitos e rótulos. Estamos cheios de convicções pessoais a respeito desse, daquele, daquela situação, quando o principal, aquilo que nos converte primeiro, é a misericórdia. E é pela misericórdia que vou também me aproximar das pessoas e dos corações.

"Não vim para chamar os justos, mas os pecadores". Apresentamos nossos pecados à misericórdia de Deus, para nos convertermos a cada dia e, sobretudo, sabermos acolher uns aos outros.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo
Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Homilia Diária | Ele tinha tudo para não se converter… (Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista)

São Mateus, cuja memória hoje celebramos, foi escolhido dentre os pecadores mais odiados do povo judeu, os publicanos, para ser, não um qualquer, mas um grande santo, Apóstolo e Evangelista. Ele se deixou iluminar pela luz de Cristo e penetrar por seu olhar revelador, e assim nos deixou o exemplo de que também nós, pobres e avarentos pecadores, também fomos amados e escolhidos para uma vida, não como qualquer outra, mas de verdadeira e luminosa santidade.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 21 de setembro, e recorramos juntos à intercessão de São Mateus!

https://youtu.be/qs3_7OmCyrc
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 21/09/2021


São Mateus (Festa)
Data: 21 de Setembro † s. I


Mateus, o publicano, chamado também Levi, é um dos Apóstolos que também é Evangelista. É considerado autor do primeiro dos Evangelhos, o Evangelho segundo Mateus. Assim, a Igreja vive em Mateus sua dupla missão de Apóstolo e de Evangelista. Na comemoração dos Apóstolos está presente sempre a comemoração do próprio mistério da Igreja.

Mateus, porém, apresenta alguns aspectos próprios. Se São João, Apóstolo e Evangelista como Mateus, fez parte dos primeiros discípulos de Jesus, Mateus foi chamado mais tarde. Passou de cobrador de impostos a discípulo do Mestre, que lhe dissera: Vem e segue-me (Mt 9,9). O banquete que festejou sua vocação é o sinal do amor misericordioso de Jesus que chama os pecadores à penitência e celebra sua reconciliação com o Pai (cf. Lc 5, 27-32).

Mateus escreveu um evangelho em aramaico, mas nós conhecemos apenas a versão grega que, tradicionalmente, é apresentada como o primeiro dos quatro Evangelhos conhecidos, embora seja tido como posterior ao de Marcos pelos especialistas. No seu Evangelho, redigido para a comunidade judaico-cristã, o Cristo se manifesta como o Mestre e o Fundador do novo Israel, que promulga a justiça nova do reino dos Céus centrada no amor. É o Evangelho da Igreja, constituída sobre a fé de Pedro, chamada a ser sacramento de reconciliação e de encontro entre Israel e todos os homens. É o Evangelista da Igreja toda ela missionária. Mateus é o evangelista das bem-aventuranças, do Sermão da Montanha, das parábolas do reino dos céus. É o evangelista da Igreja e da Missão. O Evangelho segundo Mateus foi certamente o mais presente na vida da Igreja, particularmente, na pregação, na Liturgia e na Catequese, pois ele realça a unidade do Antigo e do Novo Testamento. As promessas do Antigo Testamento se cumpriram em Cristo Jesus.

A Antífona da entrada proclama a Igreja em missão: Ide, e de todas as nações fazei discípulos, diz o Senhor, batizando-os e ensinando-os a observar todos os mandamentos que vos dei (cf. Mt 28,19-20).

A Oração coleta lembra que Deus em sua misericórdia chama não só os justos, mas os pecadores à salvação, ao discipulado e à missão: Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia, escolhestes o publicano Mateus para torná-lo apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Esta mensagem volta na Antífona da Comunhão: Eu não vim chamar os justos, e sim os pecadores, diz o Senhor (cf. Mt 9,13).

A Oração depois da Comunhão resume bem a mensagem evangélica deixada pelo apóstolo e evangelista Mateus: Ó Deus, ao participarmos da alegria da salvação que encheu de júbilo São Mateus, recebendo o Salvador em sua casa, concedei sejamos sempre refeitos à mesa daquele que veio chamar à salvação não os justos, mas os pecadores.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Mateus, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil