Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Luminosos com imagens

Antífona de entrada

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor: quando, em qualquer aflição, clamarem por mim, eu os ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Salus pópuli ego sum, dicit Dóminus: de quacumque tribulatióne clamáverint ad me, exáudiam eos: et ero illórum Dóminus in perpétuum. Ps. Atténdite pópule meus legem meam: inclináte aurem vestram in verba oris mei. (Cf. Ps. 36, 39. 40. 28; Ps. 77)
Vernáculo:
Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor: quando, em qualquer aflição, clamarem por mim, eu os ouvirei e serei seu Deus para sempre. (Cf. MR: Sl 36, 39. 40. 28) Sl. Escuta, ó meu povo, a minha Lei, ouve atento as palavras que eu te digo. (Cf. LH: Sl 77, 1)

Coleta

À medida que se aproxima a festa da salvação, nós vos pedimos, ó Deus, que nos preparemos com maior empenho para celebrar o mistério da Páscoa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Jr 7, 23-28)


Leitura do Livro do Profeta Jeremias


Assim fala o Senhor: 23“Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes. 24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até ao dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais.

27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão, e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: ʽEsta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua bocaʼ”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 94)


℟. Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.


— Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! A seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos! ℟.

— Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão. ℟.

— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”. ℟.


https://youtu.be/QuAkWVQ8nIw
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
℟. Jesus Cristo, sois bendito, sois o Ungido de Deus Pai!
℣. Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente. (Jl 2, 12-13) ℟.

Evangelho (Lc 11, 14-23)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.

16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.

18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.

20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Si ambulávero in médio tribulatiónis, vivificábis me, Dómine: et super iram inimicórum meórum exténdes manum tuam, et salvum me fecit déxtera tua. (Ps. 137, 7)


Vernáculo:
Se no meio da desgraça eu caminhar, vós me fazeis tornar à vida novamente; quando os meus perseguidores me atacarem e com ira investirem contra mim, estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. (Cf. LH: Sl 137, 7)

Sobre as Oferendas

Ó Deus, para que a oferenda do vosso povo possa agradar-vos, purificai-nos de todo contágio do mal e não nos deixeis seduzir pelas falsas alegrias, pois nos prometestes o prêmio verdadeiro. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Vós nos dais, Senhor, vossos preceitos para que sejam observados fielmente. Possam meus passos orientar-se no cumprimento da vossa justiça. (Sl 118, 4-5)
Tu mandásti mandáta tua custodíri nimis: útinam dirigántur viae meae, ad custodiéndas iustificatiónes tuas. (Ps. 118, 4. 5; ℣. Ps. 118, 1. 2. 3. 8. 9. 26. 59. 60. 134. 168)
Vernáculo:
Vós nos dais, Senhor, vossos preceitos para que sejam observados fielmente. Possam meus passos orientar-se no cumprimento da vossa justiça. (Cf. MR: Sl 118, 4-5)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que nos alimentais com os sacramentos, concedei-nos vossos auxílios para colhermos o fruto da salvação nesta celebração e em nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 24/03/2022
O diabo não quer que acreditemos

Tem o diabo duas maneiras de impedir que o homem chegue ao céu, e consistem elas em atacar o início mesmo da salvação, que é a fé em Cristo Jesus: fazendo duvidar da fé quem quer crer, e fazendo opor-se a Deus os que nele já não creem.


O Evangelho de hoje põe às claras a batalha que Jesus Cristo veio travar com Satanás. Aqui, o autor sagrado indica, pela forma como está urdida a própria narrativa, quais foram as estratégias adotadas pelo pai da mentira contra Nosso Senhor. Diante das conversões que Ele vinha realizando por meio de seus exorcismos, o diabo, que não pode suportar que se creia no Filho de Deus encarnado — pois a fé, como recorda o Concílio Vaticano I, é o início da salvação humana, “humanæ salutis initium est” —, houve por bem seguir dois alvitres. O primeiro foi inspirar a uns dúvidas e a necessidade de ter sempre mais provas da fé: “Para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu”, pois exigir que se demonstre aquilo em que se pretende crer é indispor-se desde o início a crer naquilo de que se pedem provas. O segundo foi inspirar aos que sequer duvidavam, por já se terem decidido a não crer de modo algum, uma firme oposição a Cristo: “Alguns disseram: ‘É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que Ele expulsa os demônios’”, pois os que são filhos de Satanás fazem o que desde sempre faz o pai deles: acusar os outros do que ele mesmo é. No paraíso terrestre, com efeito, disse o diabo aos nossos primeiros pais que não passava Deus de um mentiroso, por lhes proibir comerem da árvore do bem e do mal, e no entanto o único mentiroso em toda a terra não era senão o próprio diabo; aqui, acusam Jesus de atuar por influência demoníaca, enquanto são os mesmos acusadores que são movidos pelo diabo, por mentirem, acusarem e se oporem a Deus: “Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”. — E nós, a que grupo temos pertencido? Ao dos que creem com simplicidade e, sem exigirem sinais extraordinários, se fiam sem receios da autoridade de Deus? Ao dos que, atraídos pela mensagem cristã, não conseguem dar o passo da fé, por quererem provas do que não se vê? Ou ao dos que já rejeitaram a fé em Cristo e seguem aquele que dispersa, mente e acusa e só deseja levar consigo ao abismo do inferno o maior número de almas possível?


Deus abençoe você!

Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Homilia Diária | Obstinados na incredulidade (Quinta-feira da 3.ª Semana da Quaresma)

A Palavra que ilumina os que a aceitam com fé é a mesma que escandaliza e endurece quem não se dispõe a aceitá-la. Trata-se de um fenômeno espiritual que perpassa toda a Escritura: Deus fala aos homens, convida-os à conversão, demonstra o seu cuidado por meio de inúmeros milagres; mas sempre há aqueles que, mesmo que vejam o céu aberto, preferem inventar uma desculpa a dar o braço a torcer, reconhecendo a existência e a soberania de Deus. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 24 de março, e peçamos a Nossa Senhora a graça de chegarmos às celebrações pascais com uma fé firme, madura e sincera.


https://youtu.be/6_BZy4V4--w
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 24/03/2022


Santa Catarina da Suécia (Memória Facultativa)
Local: Valdstena, Suécia
Data: 24 de Março † 1381


Catarina era a segunda filha de santa Brígida, a grande mística sueca que teve grande influência na vida, na história e na literatura do seu país. Catarina nasceu em 1331. Ainda muito jovem casou-se com Edgar von Kyren, de nobre descendência e de mais nobres sentimentos, pois consentiu que a esposa observasse o voto de castidade que ele mesmo acabou fazendo e observando. Catarina acompanhou sua mãe a Roma por ocasião do ano santo. Lá recebeu a notícia da morte do marido. Desde então as vidas das duas santas correm sobre os mesmos trilhos. A filha participa com total dedicação na intensa atividade de santa Brígida. Esta havia criado na Suécia uma comunidade de tipo cenobítico na cidade de Wadstena, para acolher em separado homens e mulheres em conventos de clausura, cujas regras eram inspiradas no modelo do místico são Bernardo de Claraval. Durante o período romano que durou até a morte de santa Brígida, 1373, Catarina esteve sempre ao lado da mãe, nas longas peregrinações, às vezes entre perigos de que só mesmo Deus as poderia livrar. Santa Catarina é representada junto com um cervo que, segundo a lenda, muitas vezes apareceu para salvá-la. Depois que trouxeram o corpo da mãe de volta à pátria, Catarina entrou no mosteiro de Wadstena, do qual foi eleita abadessa em 1380. Chegara de Roma, após uma estada de cinco anos. Em Roma conta-se que Catarina salvou a cidade de uma cheia do Tibre. O episódio é representado numa pintura da igreja a ela consagrada na praça Farnese. O papa Inocêncio VIII permitiu a trasladação das relíquias. Uma multidão imensa a proclamou santa antes mesmo das autoridades eclesiásticas, fixando sua festa no dia da morte, 24 de março de 1381.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil