Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Festejamos Sant'Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria: Deus lhes concedeu a bênção prometida a todos os povos.

Coleta

Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant'Ana a graça de darem a vida à Mãe do vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Eclo 44, 1. 10-15)


Leitura do Livro do Eclesiástico


1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são a sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.

Salmo Responsorial (Sl 131)


R. O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.


— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!” R.

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!” R.

— “De Davi farei brotar um forte Herdeiro, acenderei ao meu Ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!” R.


https://youtu.be/Ek5wLsHMplw
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Esperavam estes pais a redenção de Israel, e o Espírito do Senhor estava sobre eles. (Lc 2, 25c) R.

Evangelho (Mt 13, 16-17)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

Sobre as Oferendas

Aceitai, ó Deus, as oferendas da nossa devoção e fazei-nos dignos de participar da bênção que prometestes a Abraão e sua descendência. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu Salvador. (Cf. Sl 23, 5)

Depois da Comunhão

Ó Deus, quisestes que vosso Filho nascesse de uma família humana, para que, por desígnio admirável, recebêssemos de vós nova vida; santificai, pelo espírito de adoção, os que alimentastes com o pão dos filhos. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 26/07/2021
Nossos avós são a ação de Deus na história da nossa vida

“Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram” (Mateus 13,17).

Hoje, celebramos os avós de Jesus: São Joaquim e Sant'Ana, os pais da Virgem Maria. É dessa raiz santa que vem nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Quando olhamos para os nossos avós, olhamos para a nossa própria história, porque a nossa história não começa com o dia em que fomos concebidos, gerados, o dia que viemos para este mundo. A nossa história começa com os nossos antepassados, a nossa história começou lá atrás... E o quanto é importante conhecermos a nossa história!

Digo, insisto e repito: se você tem vô e vó, aproveite, saboreie, valorize; olhe para eles como um referencial de vida. E digo mais, escute-os o máximo que você puder escutar. Conheça a sua história, conheça de onde você veio, conheça as lutas e labutas para que você chegasse a ser o que você é, porque começou lá com seus avós, bisavós; e assim por diante.


Quando olhamos para os nossos avós, olhamos para a nossa própria história

Nossos avós são a continuação, a ação de Deus na história da nossa vida. Não tive a graça de conviver com os meus avós porque, eu ainda pequeno, os vi falecer praticamente um por um deles, muito próximos uns dos outros, mas são lembranças e recordações maravilhosas. O que não pude saber, procurei conhecer da minha mãe quem eram os meus avós, porque só os conhecendo, posso conhecer a minha história e saber melhor quem sou eu.

Na sociedade em que estamos se despreza o que é velho como se fosse ultrapassado, nossos avós nunca serão ultrapassados, pelo contrário, nós é que precisamos alcançá-los na sabedoria, na virtude e na vivência que tiveram. Não só precisamos amá-los muito, cuidar deles com toda a intensidade do nosso coração, mas precisamos respeitá-los, reverenciá-los e cuidar com todo amor do nosso coração.

O mundo é mais belo porque temos os nossos avós. Por isso, hoje, voltemos nossa prece, nosso amor, nosso carinho e nossa ternura, porque Jesus teve os Seus avós, Sant’Ana e São Joaquim.

Os Evangelhos não nos relatam se Jesus teve a graça de conviver com eles, pode ser que sim, pode ser que não, mas o mais importante é que Jesus os teve. Do mesmo jeito, muitos de nós, como eu, não convivi com os meus avós, mas os tive, os conheci por memória da mamãe e, por isso, até hoje tenho uma ligação de amor e de ternura com eles no Céu. Quando chegarmos lá não podemos estranhar a nossa história, precisamos agora assumi-la para que estejamos plenamente curados, sejamos plenamente assumidos no que somos, conhecendo melhor a nossa história.

Deus abençoe os nossos vovôs e vovós!

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Memória de São Joaquim e Sant’Ana

O santo casal Joaquim e Ana entrou para a história da salvação não só por ter recebido de Deus um filho na velhice e na esterilidade, como muitos justos do Antigo Testamento, mas por dar à luz a Virgem Maria, concebida sem mancha de pecado, escolhida antes da fundação do mundo como Mãe do Filho de Deus encarnado e futura Rainha de toda a criação. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 26 de julho, e encomendemo-nos hoje ao patrocínio daqueles que, sendo pais da Rainha Mãe, são gratíssimos aos olhos do Filho Rei.




Santo do dia 26/07/2021

 

 


São Joaquim e Sant'Ana (Memória)
Data: 26 de Julho


Nos Escritos Sagrados do Novo Testamento não há absolutamente nada a respeito dos pais de Maria e avós maternos de Jesus. O que a tradição considera sobre eles apareceu num livro denominado Protoevangelho de Tiago, um livro apócrifo do fim do século II ou inícios do século III. Os seus nomes tradicionais, Joaquim e Ana, remontam a esses escritos apócrifos. Sobre São Joaquim, da mesma forma que sobre Sant Ana, absolutamente nada sabemos com certeza. A Igreja nunca admitiu tal livro como parte da Bíblia, o que não a impediu de dedicar uma festa especial aos felizes progenitores de Maria, mãe do Salvador, fossem quais fossem seus nomes.

No Oriente o culto a Sant Ana junto com São Joaquim remonta ao século VI. Sua festa era celebrada no dia 9 de setembro. Em Roma, o culto a Sant Ana já consta no século VIII. Em 1382, o papa Urbano VI prescreveu uma festa anual de Sant Ana. O culto a Sant Ana no Ocidente é mais antigo e mais intenso do que o dedicado a São Joaquim.

Da festa de São Joaquim só se ouve falar a partir do século XV, e sua data foi fixada somente em 1913 para o dia 16 de agosto. Os beneditinos, bem como alguns católicos orientais, celebram São Joaquim e Sant Ana juntos, no dia 26 de julho, o que vem confirmado para o Calendário romano na recente reforma.

No Brasil Sant Ana é muito popular. Ela é vista e venerada, sobretudo, como Sant Ana Mestra, explicando as Escrituras à sua filha Maria. Chega a ser tratada com o título de senhora: Nossa Senhora Sant Ana. O culto a São Joaquim é menos presente na tradição católica. Sua expressão iconográfica é quase desconhecida. Admirável é a imagem (estátua) de São Joaquim no Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro. Joaquim com sua filha nos braços e de botas. Linda imagem! À primeira vista, pode ser confundido com São José com o Menino Jesus.

A mensagem da festa de São Joaquim e Sant Ana deve ser procurada nos textos da festa. Ela comemora os nossos pais e mães na fé. Diz a Antífona da entrada: Festejamos Sant Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria: Deus lhes concedeu a bênção prometida a todos os povos. A Oração coleta comemora o Deus de nossos pais, que concedeu a São Joaquim e Sant Ana a graça de darem a vida à Mãe do seu Filho Jesus; que também nós alcancemos a salvação prometida. A Oração sobre as oferendas lembra a bênção prometida por Deus a Abraão e sua descendência. A Antífona da Comunhão lembra também a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu Salvador. A Oração depois da Comunhão comemora o desígnio de Deus de fazer com que seu Filho nascesse numa família humana. As leituras fazem memória dos antepassados.

Podemos considerar ainda a reverência que todos devem nutrir nas famílias pelas pessoas idosas, os avós. Podemos dizer que a festa de São Joaquim e Sant Ana pode ser considerada o dia dos avós.

São Joaquim e Sant Ana, rogai por nós!

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil