Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Memória Facultativa

Santa Maria no Sábado


Antífona de entrada

Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo. (Sl 95, 1. 6)
Adoráte Deum omnes ángeli eius: audívit, et laetáta est Sion: et exsultavérunt fíliae Iudae.Ps. Dóminus regnávit, exsúltet terra: laeténtur ínsulae multae. (Ps. 96, 7. 8 et 1)
Vernáculo:
Adorai a Deus, vós todos os seus anjos: Sião escuta transbordante de alegria, e exultam as filhas de Judá! Sl. Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! (Cf. LH: Sl 96, 7. 8 e 1)

Coleta

Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (2Sm 12, 1-7a. 10-17)


Leitura do Segundo Livro de Samuel


Naqueles dias, 1o Senhor mandou o profeta Natã a Davi. Ele foi ter com o rei e lhe disse: “Numa cidade havia dois homens, um rico e outro pobre. 2O rico possuía ovelhas e bois em grande número. 3O pobre só possuía uma ovelha pequenina, que tinha comprado e criado. Ela crescera em sua casa junto com seus filhos, comendo do seu pão, bebendo do mesmo copo, dormindo no seu regaço. Era para ele como uma filha. 4Veio um hóspede à casa do homem rico, e este não quis tomar uma das suas ovelhas ou um dos seus bois para preparar um banquete e dar de comer ao hóspede que chegara. Mas foi, apoderou-se da ovelhinha do pobre e preparou-a para o visitante”. 5Davi ficou indignado contra esse homem e disse a Natã: “Pela vida do Senhor, o homem que fez isso merece a morte! 6Pagará quatro vezes o valor da ovelha, por ter feito o que fez e não ter tido compaixão”. 7aNatã disse a Davi: “Esse homem és tu! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 10ʽPor isso, a espada jamais se afastará de tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher do hitita Urias para fazer dela a tua esposaʼ. 11Assim diz o Senhor: ʽDa tua própria casa farei surgir o mal contra ti e tomarei as tuas mulheres, sob os teus olhos, e as darei a um outro, e ele se aproximará das tuas mulheres à luz deste sol. 12Tu fizeste tudo às escondidas. Eu, porém, farei o que digo diante de todo o Israel e à luz do solʼ”. 13Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor”. Natã respondeu-lhe: “De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás! 14Entretanto, por teres ultrajado o Senhor com teu procedimento o filho que te nasceu morrerá”. 15E Natã voltou para a sua casa. O Senhor feriu o filho que a mulher de Urias tinha dado a Davi e ele adoeceu gravemente. 16Davi implorou a Deus pelo menino e fez um grande jejum. E, voltando para casa, passou a noite deitado no chão. 17Os anciãos do palácio insistiam com ele para que se levantasse do chão; mas ele não o quis fazer nem tomar com eles alimento algum.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 50)


℟. Criai em mim um coração que seja puro!


— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! ℟.

— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados. ℟.

— Da morte como pena, libertai-me, e minha língua exaltará vossa justiça! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor! ℟.


https://youtu.be/42kDvd0xhH8
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para todo o que nele crer, encontre vida eterna. (Jo 3, 16) ℟.

Evangelho (Mc 4, 35-41)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos 

℟. Glória a vós, Senhor.


35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Dextera Dómini fecit virtútem, déxtera Dómini exaltávit me: non móriar, sed vivam, et narrábo ópera Dómini. (Ps. 117, 16. 17)


Vernáculo:
A mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas! Não morrerei, mas, ao contrário, viverei para cantar as grandes obras do Senhor! (Cf. LH: Sl 117, 16bc. 17)

Sobre as Oferendas

Ó Deus, acolhei com bondade as oferendas que vos apresentamos para que sejam santificadas e nos tragam a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! (Sl 33, 6)

Ou:


Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor; aquele que me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8, 12)
Comédite pínguia, et bíbite mulsum, et míttite partes eis qui non praeparavérunt sibi: sanctus enim dies Dómini est, nolíte contristári: gáudium étenim Dómini est fortitúdo nostra. (2 Esdr. 8, 10; ℣. Ps. 80, 2. 3. 5. 11. 14. 17)
Vernáculo:
Ide e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e dai porções àqueles para quem nada se preparou, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não é dia de luto, pois a alegria pelo Senhor é vossa força. (Cf. Bíblia CNBB: Ne 8, 10)

Depois da Comunhão

Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que, tendo recebido a graça de uma nova vida, sempre nos gloriemos dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 29/01/2022
Acaso Deus está dormindo?

“Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Acaso estará Deus adormecido, enquanto sua Igreja afunda de crise em crise?

A Liturgia de hoje nos propõe à meditação o Evangelho da tempestade acalmada. Jesus dorme tranquilamente na barca de Pedro, símbolo da Igreja, que, chacoalhada de um lado a outro pelas ondas do Mar da Galileia, parece estar a ponto de ir a pique. Diante de uma Igreja em crise, cujos átrios parecem encher-se d’água, fazemos eco à pergunta dos Apóstolos: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” É fácil ver como nesse Evangelho está presente a história do Corpo de Cristo ao longo dos séculos: seus problemas, suas crises, seus dilemas e a aparente “inatividade” de Jesus. O difícil é perceber quais são as conclusões que daí se podem tirar. Por que o Senhor parece às vezes estar adormecido, esquecido de sua Esposa, desatento às necessidades dela, como nos mostram tantos períodos dramáticos em que o pecado e a dissolução chegaram até mesmo ao trono de Pedro? E no entanto é justamente nestes momentos de dor, de fracasso, derrota, que Deus quer fazer surgir o triunfo e manifestar o poder de sua graça. O Cristo que desperta do sono e se levanta para acalmar a tempestade é o Jesus ressuscitado que, levantando-se do túmulo, vem acalmar a tempestade da nossa falta de fé. Ele, o guarda de Israel, não dorme nem cochila, senão que se demora, ainda que entrementes tenhamos de sofrer, para introduzir-nos ao fim numa vida nova. Peçamos a Maria SS., Mãe da Igreja, que nos dê grande confiança no poder, na presença e no cuidado constante que seu Filho não deixa nunca de nos dispensar.

Deus abençoe você!

Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | A falta de fé, o desespero e a rebeldia (Sábado da 3.ª Semana do Tempo Comum)

No Evangelho de hoje, a atitude de covardia e incredulidade dos discípulos, diante da tempestade, muitas vezes também é a nossa. Nas provações, além de sermos tentados, podemos acabar tentando a Deus e desafiando-o a realizar as nossas vontades. O Imaculado Coração da Virgem Maria, que queremos recordar neste sábado, é o grande modelo daquela que verdadeiramente acreditou e não desafiou a Deus, mesmo diante da Cruz.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 29 de janeiro, e reflita sobre como está a sua entrega a Deus.


https://youtu.be/5kZziup_UM8

Santo do dia 29/01/2022


São Valério (Memória Facultativa)
Local: Tréveris, Alemanha
Data: 29 de Janeiro † s. III f.


O dia de hoje une dois santos homônimos: são Valério, primeiro bispo de Tréveros e são Valério, bispo de Ravena. O primeiro viveu no fim do século III e início do IV. O segundo morreu a 15 de março de 810. Nenhum deles apresenta perfil biográfico satisfatório. Quanto ao bispo de Ravena conta-se que o papa Leão III escreveu a Carlos Magno que não deporia a favor de sua santidade. A carta, porém, tinha interesses políticos, dizem os críticos.

De outras fontes históricas resulta que o arcebispo de Ravena era pastor zeloso e batalhador pela causa do bem, especialmente na luta contra o arianismo. Regeu a diocese entre 788 e 810. No século XIII o arcebispo Simeão trasladou suas relíquias para a catedral, concedendo uma indulgência especial à basílica de santo Apolinário, por reverência ao bem-aventurado Valério.

As notícias do seu homônimo são ainda mais confusas. História e lenda se alternam. A Igreja da França e da Alemanha atribuíam a Valério (primeiro bispo) uma ligação com são Pedro apóstolo. Por volta do ano mil (1000) no livro História dos bispos de Tréveros são descritos milagres numerosos, conversões de grande número de pagãos e feitos extraordinários próprios dos tempos apostólicos tais como a ressurreição de Materno por são Valério usando para isso o bastão que são Pedro lhe enviara.

O outro companheiro de missão, Eucário, que o precedeu no túmulo, teria avisado o santo do dia da morte: 29 de janeiro de 88. Portanto, anterior ao século IV, como se deduz do catálogo episcopal da cidade de Tréveros e das antigas inscrições epigráficas.

Suas relíquias estão na igreja de são Matias, num sarcófago de estilo romano.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Valério, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil