01 Sáb
Mar
02 Dom
Mar
03 Seg
Mar
04 Ter
Mar
05 Qua
Mar
06 Qui
Mar
07 Sex
Mar
08 Sáb
Mar
09 Dom
Mar
10 Seg
Mar
11 Ter
Mar
12 Qua
Mar
13 Qui
Mar
14 Sex
Mar
15 Sáb
Mar
16 Dom
Mar
17 Seg
Mar
18 Ter
Mar
19 Qua
Mar
20 Qui
Mar
21 Sex
Mar
22 Sáb
Mar
23 Dom
Mar
24 Seg
Mar
25 Ter
Mar
26 Qua
Mar
27 Qui
Mar
28 Sex
Mar
29 Sáb
Mar
30 Dom
Mar
31 Seg
Mar
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: Santa Francisca Romana Dia 09 de Março (Memória Facultativa)
Local: Roma, Itália
Data: 09 de Março † 1440

Santa Francisca Romana, porque nascida em Roma no ano de 1384, de um lar nobre. Foi prometida em casamento pelo pai a um jovem nobre, rico, dotado também de egrégias qualidades. No casamento, Francisca pôde conciliar seus deveres de dama da nobreza, de mãe, esposa e dona de casa com a prática de intensa piedade e caridade para com o próximo.

Viveu numa época de grandes calamidades. Ajudou com seus bens os pobres e dedicou-se ao serviço dos doentes. Na contínua união com Deus hauriu a força para sua incansável operosidade. Foi admirável na sua atividade em favor dos indigentes e na prática das virtudes, especialmente na humildade e na paciência. Com um grupo de damas de Roma deu início, em 1435, à Associação das Oblatas de Maria, ligadas à Ordem Beneditina, mas sem votos religiosos e sem outra finalidade senão a de observar melhor os mandamentos do Senhor, fomentar a devoção a Nossa Senhora, exercitar as virtudes cristãs e praticar a caridade. Francisca continuou a dirigir seu lar. Após quarenta anos de vida matrimonial, com a morte do esposo e dos filhos, passou a viver em companhia das oblatas até sua morte em 1440. Quatro anos após a morte de Francisca, a autoridade eclesiástica aprovou a regra das oblatas, que se constituíram em nova congregação religiosa.

Francisca Romana é modelo da mulher cristã em todas as condições da vida social. Ela foi jovem pura, modesta, religiosa. Foi noiva, foi esposa modelar, mãe amorosa, viúva serena, ativa e animadora de projetos caritativos, enfim, fundadora das Oblatas de Maria. O exemplo desta mulher mostra que a santidade cristã não é uma realidade desligada da vida. A luz de Deus iluminou sua vida de dama pobre, rica, esposa, mãe e religiosa. Pode-se dizer que ela é precursora de um novo tipo de vida religiosa feminina apostólica que se multiplicou em tantas Congregações que foram surgindo nos séculos seguintes na Igreja.

A Oração coleta apresenta Santa Francisca Romana como admirável modelo de esposa e de monja. E pede que possamos reconhecer e seguir a vontade de Deus em todas as circunstâncias da vida. A figura admirável de Santa Francisca Romana, certamente, poderia ser mais conhecida e imitada em nossos dias.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santa Francisca Romana, rogai por nós!






Compartilhar: