01 Sex
Mar
02 Sáb
Mar
03 Dom
Mar
04 Seg
Mar
05 Ter
Mar
06 Qua
Mar
07 Qui
Mar
08 Sex
Mar
09 Sáb
Mar
10 Dom
Mar
11 Seg
Mar
12 Ter
Mar
13 Qua
Mar
14 Qui
Mar
15 Sex
Mar
16 Sáb
Mar
17 Dom
Mar
18 Seg
Mar
19 Ter
Mar
20 Qua
Mar
21 Qui
Mar
22 Sex
Mar
23 Sáb
Mar
24 Dom
Mar
25 Seg
Mar
26 Ter
Mar
27 Qua
Mar
28 Qui
Mar
29 Sex
Mar
30 Sáb
Mar
31 Dom
Mar
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: São Benjamim Dia 31 de Março (Memória Facultativa)
Local: Argol, Irã
Data: 31 de Março † c. 420

Isdegerd, filho de Sapor III, impôs um fim às cruéis perseguições contra os cristãos na Pérsia, que haviam começado com Sapor II. A Igreja desfrutou de doze anos de paz naquele reino, quando em 420 foi perturbada pelo zelo indiscreto de Abdas, um bispo cristão que queimou o Templo do Fogo (Atar), a grande divindade persa. Por conta disso, o Rei Isdegerd demoliu todas as igrejas cristãs na Pérsia, ordenou a morte de Abdas e promoveu uma grande perseguição contra a Igreja, que se seguiu por quarenta anos com grande fúria. Isdegerd morreu no ano seguinte, em 421, mas seu filho e sucessor Varanes prosseguiu com a perseguição, de um modo ainda mais desumano. O próprio relato das crueldades que exerceu sobre os cristãos nos horroriza.

Entre os gloriosos soldados de Cristo estava São Benjamin, um diácono. O tirano mandou que ele fosse espancado e aprisionado. Ficou trancafiado por um ano na masmorra, quando o embaixador de um imperador conseguiu sua soltura sob a condição de que jamais falasse a respeito de religião com nenhum cortesio. O embaixador transmitiu a mensagem de que ele acataria a ordem: mas Benjamim, embaixador por sua vez do Evangelho, declarou que não perderia uma única oportunidade de anunciar o Cristo. O rei, sendo informado de que ele ainda pregava a fé em seu país, ordenou sua prisão e mandou que lhe trespassassem varas entre as unhas e a carne das mãos e pés, e que as estocassem nas partes mais macias, repetidas vezes, com extrema violência. Por fim, enfiaram-lhe uma estaca nodosa que rasgou e dilacerou suas vísceras, e em tal tormento ele enfim expirou, no ano de 424.

REFLEXÃO

Imploramo-vos, é santíssimos mártires, que alegremente sofrestes as cruéis tormentos por Deus Nosso Salvador e Seu amor, em vista dos quais agora vos encontrais com Ele em união tão intima e familiar, que rogueis ao Senhor por nós, miseráveis pecadores cobertos de imundícia, para que nos infunda a graça de Cristo, a fim de que ilumine nossas almas e nos permita amá-lo.

BUTLER, Alban. Vida dos Santos: para todos os dias do ano. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2021. 560 p. Tradução de: Emílio Costaguá. Adaptação: Equipe Pocket Terço.

São Benjamim, rogai por nós!






Compartilhar: