01 Sáb
Mar
02 Dom
Mar
03 Seg
Mar
04 Ter
Mar
05 Qua
Mar
06 Qui
Mar
07 Sex
Mar
08 Sáb
Mar
09 Dom
Mar
10 Seg
Mar
11 Ter
Mar
12 Qua
Mar
13 Qui
Mar
14 Sex
Mar
15 Sáb
Mar
16 Dom
Mar
17 Seg
Mar
18 Ter
Mar
19 Qua
Mar
20 Qui
Mar
21 Sex
Mar
22 Sáb
Mar
23 Dom
Mar
24 Seg
Mar
25 Ter
Mar
26 Qua
Mar
27 Qui
Mar
28 Sex
Mar
29 Sáb
Mar
30 Dom
Mar
31 Seg
Mar
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: Santo Albino Dia 01 de Março (Memória Facultativa)
Local: Angers, França
Data: 01 de Março † c. 550

Dos treze santos com este nome, oito foram bispos. Três deles são festejados no dia 1º de março: o lendário protomártir inglês que antes se chamava Albano, os bispos de Vercelas e de Angers, contemporâneos. O quinto sucessor de santo Eusébio, fundador da diocese de Vercelas, foi consagrado bispo em 452, num período histórico muito agitado.

O novo bispo reconstruiu a igreja metropolitana sobre a pequena basílica de santo Eusébio. Essa igreja estava sobre o túmulo de são Teofrasto e fora ampliada pelo imperador Teodósio. Preparou uma grande festa e foi premiado. No dia da festa chegou são Germano, bispo de Auxerre, que estava de passagem para Ravena. Presenciou o rito. São Germano morreu em Ravena. De volta seu corpo foi colocado no meio da igreja e as luzes, que ninguém tinha conseguido acender, acenderam-se todas simultaneamente. Esse prodígio comprovou a grande amizade que existia entre os dois santos.

Sabemos que o culto a santo Albino de Vercelas é muito antigo. O seu homônimo, bispo de Auxerre, é um dos santos mais populares da Idade Média. Nasceu em Vannes, na França, em 496, de família nobre. Teve de renunciar a títulos e a rica herança para poder ingressar no mosteiro em Ticillac. Mas não obstante ele esconder suas qualidades humanas e virtudes religiosas, sempre os outros o punham em evidência. Foi eleito abade e ficou 25 anos até que, por obediência, teve de aceitar o cargo de bispo de Auxerre.

Juntando ao zelo pastoral prudência e firmeza, governou sua diocese conseguindo mais hostilidades que aplausos. Para ele era mais que suficiente o apoio de outro santo, o amigo são Cesário. Morreu a 1º de março de 550. Apenas seis anos depois sua fama de santidade já lhe merecia a dedicação de uma igreja em Angers.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santo Albino, rogai por nós!






Compartilhar: