Nome: São Paulo Aureliano (Memória Facultativa)
Local: Saint-Paul-de-Léon, França
Data: 12 de Março † s. VI

São Paulo Aureliano era um nobre bretão, natural de Cornualha, primo de São Sansão, e seu colega como discípulo de Santo Iltuto. Não há prova maior de seu maravilhoso fervor e progresso na virtude, e de todas as suas práticas de vida monástica, do testemunho de São Iltuto, por cujo conselho S. Paulo deixou o mosteiro para abraçar uma vida eremita mais perfeita em um local afastado, no mesmo país. Algum tempo depois, nosso santo partiu em navegação de Cornualha para Armórica, e continuou a mesma austera vida eremita em uma pequena ilha, próximo à costa habitada por um povo bárbaro e idólatra de Armórica. A oração e a contemplação eram sua única atividade, e pão e água, seu único alimento, exceto nas grandes festas da Igreja, na qual ingeria um peixinho junto ao pão.

Lamentando a cegueira dos pagãos que habitavam a costa, o santo passou para o continente e os instruiu na fé. Withur, conde ou governador de Bas (atual Barz), e todo o povo daquela costa, seguidos pelo Rei Quildeberto, promoveram-lhe a ordenação à dignidade episcopal, apesar de todas as suas lágrimas de recusa. O Conde Withur, que residia na Ilha de Bas (atual lle-de-Batz), concedeu a própria casa para que o santo a convertesse em um mosteiro; e S. Paulo enviou para lá certos monges fervorosos, que o haviam acompanhado desde o País de Gales e de Cornualha.

Ocupou-se de corpo e alma em suas funções pastorais, e sua diligência em tratar de todos os tipos de obrigações só não era maior do que a compreensão que tinha de sua importância. Quando completara a conversão daquele país, entregou seu bispado a um discípulo e se retirou para a Ilha de Bas, onde faleceu em santa solidão, a 12 de março, por volta do ano 573, com quase cem anos de idade. Durante as incursões dos normandos (séc. XI), suas relíquias foram trasladadas à Abadia de Fleury (ou de Saint-Benoit-sur-Loire), mas se perderam quando os calvinistas pilharam essa igreja.

BUTLER, Alban. Vida dos Santos: para todos os dias do ano. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2021. 560 p. Tradução de: Emílio Costaguá. Adaptação: Equipe Pocket Terço.

São Paulo Aureliano, rogai por nós!

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.