01 Sex
Mar
02 Sáb
Mar
03 Dom
Mar
04 Seg
Mar
05 Ter
Mar
06 Qua
Mar
07 Qui
Mar
08 Sex
Mar
09 Sáb
Mar
10 Dom
Mar
11 Seg
Mar
12 Ter
Mar
13 Qua
Mar
14 Qui
Mar
15 Sex
Mar
16 Sáb
Mar
17 Dom
Mar
18 Seg
Mar
19 Ter
Mar
20 Qua
Mar
21 Qui
Mar
22 Sex
Mar
23 Sáb
Mar
24 Dom
Mar
25 Seg
Mar
26 Ter
Mar
27 Qua
Mar
28 Qui
Mar
29 Sex
Mar
30 Sáb
Mar
31 Dom
Mar
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: Santos Rodrigo, Salomão e Eulógio Dia 13 de Março (Memória Facultativa)
Local: Córdova, Espanha
Data: 13 de Março † 857

Eulógio é o mais importante dos mártires de Córdoba, e Salomão e Rodrigo são mais característicos. Estes três e tantos outros deram o testemunho a Cristo com as virtudes cristãs e depois com o martírio na cidade de Córdoba, importante também pelos nascimentos de Sêneca, Lucano, Averróis, Gôngora e outros. Cidade que os árabes tomaram dos visigodos em 771 e que no século X atingiu o seu apogeu cultural, antes de ser reconquistada por Fernando III de Castela, em 1236.

Os muçulmanos não foram tão intransigentes com os cristãos, limitando-se, às vezes, a impor-lhes não confessarem publicamente a fé. Para os cristãos mais sensíveis isso era uma escravidão. As esporádicas reações eram reprimidas com esporádicas perseguições. Numa dessas foram protagonistas Eulógio, Rodrigo e Salomão.

Quase nada sabemos de Salomão antes da prisão que ele sofreu com Rodrigo e que resultou no martírio em 13 de março de 857. De Rodrigo sabemos que era sacerdote e tinha dois irmãos, um católico e outro muçulmano, que viviam em contínuas brigas. Uma vez Rodrigo foi apartar a briga e acabou apanhando dos dois irmãos. Enquanto estava meio desmaiado da surra, o irmão muçulmano colocou-o num carro e saiu pelas ruas dizendo que Rodrigo havia abraçado a fé islâmica. Depois que sarou, Rodrigo continuou exercitando o ministério. Então os muçulmanos julgaram-no traidor e decidiram acabar com ele.

Também santo Eulógio era padre. Não se conformava com a passividade dos cristãos. Escreveu e falou abertamente contra o Corão. Preso uma primeira vez, foi libertado depois que exortou os companheiros ao martírio. Foi nomeado bispo de Toledo, mas nem chegou à sagração pois também ele foi atendido em seu maior desejo: foi decapitado no dia 11 de março de 859.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santos Rodrigo, Salomão e Eulógio, rogai por nós!






Compartilhar: