Todos os santos

Nome: São Casimiro Dia 04 de Março (Memória)
Local: Hrodna, Bielorrússia
Data: 04 de Março † 1484

Casimiro, filho do rei da Polônia e da Lituânia, nasceu em 1458 e morreu no dia 4 de março de 1484 com apenas 25 anos de idade. Foi grão-duque da Lituânia, onde nasceu e também veio a falecer.

A rainha-mãe confiou sua educação a um cônego de Cracóvia, mais tarde, bispo da mesma cidade. O menino aproveitou ao máximo da direção espiritual do cônego, cultivando com sempre mais ardor a piedade que sua fervorosa mãe lhe incutira na alma desde a infância. Praticando de modo excelente as virtudes cristãs, principalmente a castidade e a bondade para com os pobres, tornou-se um verdadeiro asceta. Optou por uma vida celibatária no mundo sem se deixar seduzir pela vida luxuosa nas cortes.

Como neto do rei da Hungria foi convidado por húngaros a suceder o rei que era rejeitado pelo povo. Foi uma frustrada tentativa que o levou a penitenciar-se duramente. Associado ao pai no governo da Polônia, não aceitou os arranjos que este fez para que casasse com uma filha do imperador da Alemanha. Foi associado por seu pai às tarefas do governo. Ajudou o pai sobretudo na regência da Lituânia, da qual conservava o título de grão-duque, atuando com retidão e sábia prudência. Granjeou o afeto dos súditos.

Casimiro, contudo, tinha interesse mais profundo em sua santificação própria. Viajava para a Lituânia, quando se manifestou violentamente a tuberculose de que veio a falecer. Foi sepultado em Vilna, capital da Lituânia.

Padroeiro da Polônia, é também muito venerado na Lituânia como seu santo.

Casimiro ensina à Igreja que a perfeição da santidade pode ser adquirida em qualquer estado de vida. Ele se distinguiu como exemplo de pureza e de amor ao próximo. Sobressaiu nele também uma profunda devoção a Nossa Senhora. A Oração coleta realça que servir é reinar, atitude do próprio Deus. Que por intercessão de São Casimiro possamos servir a Deus e ao próximo com retidão e santidade.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Casimiro, rogai por nós!