Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens

Memória Facultativa

São Adalberto, Bispo e Mártir ou São Jorge, Mártir


Antífona de entrada

Alegremo-nos e exultemos, demos glória a Deus. O Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso passou a reinar, aleluia. (Cf. Ap 19, 7. 6)
Misericórdia Dómini plena est terra, allelúia: verbo Dei caeli firmáti sunt, allelúia, allelúia. Ps. Exsultáte iusti in Dómino, rectos decet collaudátio. (Ps. 32, 5. 6 et 1)
Vernáculo:
A terra está repleta da misericórdia do Senhor; por sua palavra os céus foram firmados, aleluia. (Cf. MR: Sl 32, 5-6) Sl. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. (Cf. LH: Sl 32, 1)

Coleta

Concedei, ó Deus todo-poderoso, a nós que celebramos os mistérios da ressurreição do Senhor obter a alegria da nossa redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (At 11, 19-26)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 19aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão, chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu.

20Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. 21E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor.

22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor.

25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 86)


℟. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.


— O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor. ℟.

— Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”. ℟.

— Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!” ℟.


https://youtu.be/E3VTkt9EhZ4
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. (Jo 10, 27) ℟.

Evangelho (Jo 10, 22-30)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 

℟. Glória a vós, Senhor.


22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”.

25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.

29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Deus, Deus meus, ad te de luce vígilo: et in nómine tuo levábo manus meas, allelúia. (Ps. 62, 2. 5)


Vernáculo:
Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! (Cf. LH: Sl 62, 2. 5)

Sobre as Oferendas

Concedei, Senhor, que exultemos sem cessar por estes mistérios pascais, para que a contínua obra de nossa redenção seja causa de eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Era necessário que o Cristo padecesse e ressuscitasse dos mortos e assim entrasse na sua glória, aleluia. (Cf. Lc 24, 46. 26)
Cantáte Dómino, allelúia: cantáte Dómino, benedícite nomen eius: bene nuntiáte de die in diem salutáre eius, allelúia, allelúia. (Ps. 95, 2; ℣. Ps. 95, 1. 3. 4. 7-8a. 8b-9a. 11-12a)
Vernáculo:
Cantai ao Senhor Deus, aleluia. Cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação, aleluia, aleluia. (Cf. LH: Sl 95, 2)

Depois da Comunhão

Escutai, Senhor, as nossas preces, a fim de que, por este sacramento, intercâmbio da nossa redenção, recebamos o auxílio para a vida presente e o dom da eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 23/04/2024
Ai de quem dá ouvidos a Satanás!

“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão”.


O Evangelho de hoje dá continuidade à leitura do capítulo 10 de S. João, no qual Jesus, no Templo de Jerusalém, é interrogado pelos judeus que querem saber se Ele é o Messias. Jesus já não sabe mais o que lhes dizer: “Já vo-lo disse”, pois o mostrou não somente por palavras, mas também por obras, eles porém não querem crer. (Quando uma pessoa não quer ver a verdade, não há ninguém que lha consiga mostrar.) O Senhor diz: “Vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão”. Essa palavra de Jesus é fonte de enorme consolação. O que Jesus está dizendo é que ninguém será capaz de arrancar-lhe das mãos suas ovelhas. Ora, o que Satanás tenta fazer o tempo todo? Afastar-nos de Jesus. Nossa vida é uma grande luta. Somos pequenas ovelhas, mas os lobos ferozes, com suas garras e dentes ameaçadores, nos querem devorar. Satanás e seus anjos malditos são inimigos do homem. S. João nos recorda que Satanás é “homicida desde o princípio”. Como Satanás mata? Como os lobos espirituais conseguem entrar no rebanho e arrancar as ovelhas para as devorar? Pela mentira. S. João, ao dizer que Satanás é homicida desde o princípio, acrescenta que ele é o pai da mentira. Temos uma escolha: ou ouvir a Palavra de Jesus e ser protegidos por Ele, de forma que nenhum lobo será capaz de nos levar e arrebatar das mãos de Cristo, ou ouvir as mentiras do diabo. Se lhe dermos ouvidos, o lobo voraz irá acabar com a nossa vida eterna, com a nossa vida do céu. Eis o drama. Quando pensamos em Jesus como Bom Pastor e em nós como suas ovelhas, costumamos imaginar um cenário bastante “bucólico”, quase “idealizado”. No entanto, o Salmo 22 nos recorda que, apesar de belíssimo — afinal, Cristo nos prepara pastagens verdejantes —, o cenário conta também com o vale da sombra da morte. Sim, nesta vida, no vale da sombra da morte, as ovelhas são realmente atacadas por lobos vorazes. É uma luta a vida do homem sobre a terra! Precisamos, pois, manter-nos firmes. Mas o que é necessário para que nós, ovelhas do rebanho de Cristo, não sejamos arrebatados pelo demônio? Estar constantemente ouvindo a voz do Pastor, de Nosso Senhor Jesus Cristo. Façamos um exame de consciência: a quem andamos ouvindo? Muitas vezes, no confessionário, as pessoas vêm com pecados graves e complicados e perguntam: “Padre, como faço para me livrar desse pecado? Padre, como faço para mudar de vida? Já tentei várias vezes, mas continuo caindo, caindo, caindo…”. Meu irmão, minha irmã, a que você dedica o seu dia todo? O que você está ouvindo? Quando alguém passa o dia em programas indecentes, filmes, redes sociais com ideias mundanas, com amizades que não são cristãs; quando se passa o dia inteiro — sejamos bem claros — ouvindo as mentiras de Satanás, que é homicida desde o princípio; quando se passa o dia inteiro ouvindo o discurso do lobo, como não ser devorado por ele?… É uma banalidade comparar o Evangelho com um “conto para crianças”, mas o problema de Chapeuzinho Vermelho foi não ter ouvido os conselhos da mãe, a qual lhe disse que não fosse pela floresta, mas ouviu os do lobo voraz. É preciso cortar a conversa com o diabo! Se queremos ser protegidos por Jesus, então estejamos com Jesus! Usemos outra comparação. O diabo é um lobo, um cachorro raivoso, mas amarrado, acorrentado. A corrente que segura Satanás só tem um alcance, só vai até certo ponto. Quem se mantém longe do alcance das mentiras do diabo está protegido. Acontece que ele, sedutor, quer que nos aproximemos para nos poder abocanhar. Para isso, o diabo não vai dizer: “Vem cá que eu vou te devorar”, mas: “Sou manso! Vem cá. Todo o mundo está perto de mim. Olha os teus amigos aqui também. Todo o mundo faz isso, todo o mundo está no Facebook, no Instagram, nas redes sociais. Se todo mundo o faz , por que não o farás tu também?” Ele é mentiroso desde o princípio. Quem lhe dá ouvidos acaba devorado! Como estar protegido debaixo do manto de Nosso Senhor, com a sua mão poderosa e defensora? Ouvindo sua Palavra. Se meditamos a Palavra de Deus, se estamos em constante contato com os ensinamentos de Nosso Senhor pela vida dos santos, pelos livros de meditação, pela catequese; se nos mantemos na verdade, sem nos deixarmos seduzir pela mentira, então, sim, seremos das ovelhas de Cristo. Ouçamos a mensagem consoladora de Jesus: “Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão”. Por quê? “Porque elas ouvem a minha voz”. Essa é a segurança que nós temos. Afastemo-nos das seduções de Satanás, não mexamos com ele, porque ele vai nos morder! Fiquemos longe! Mas ouçamos a verdade de Cristo. Este é o caminho de Deus, este é o conselho que os santos nos dão e que a Igreja nos ensina há séculos. E nós, como sábios, dóceis e obedientes filhos da Igreja, certamente iremos segui-lo.


Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | A divindade de Cristo e a vida de oração (Terça-feira da 4.ª Semana da Páscoa)

Jesus afirma hoje de modo categórico a sua divindade: “Eu e o Pai somos um”. Mas os judeus, escandalizados em sua falta de fé e cegueira voluntária, não conseguem tolerar que alguém se iguale a Deus. Por isso, pegam outra vez em pedras para tentar matar aquele que nos veio dar a vida. E nós, como reagimos à verdade de que Jesus, o Filho do Homem, é também o Filho eterno de Deus, e não um simples profeta nem uma figura histórica enterrada no passado? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 23 de abril, e peçamos ao Senhor que avive a cada dia nossa fé.


https://youtu.be/fpenYhRhUvE

Santo do dia 23/04/2024

Ouça no Youtube

São Jorge, Mártir (Memória Facultativa)
Local: Dióspolis ou Lida, Palestina
Data: 23 de Abril† s. IV


Se de são Jorge possuímos só as Atas do martírio e mais precisamente sua Paixão (considerada apócrifa já pelo Decreto Gelasiano do século VI), poderíamos até duvidar de sua existência histórica. Todavia não se pode apagar com simples troca de pena uma tradição tão universal: a Igreja do Oriente o chama de grande mártir e todos os calendários cristãos incluíram-no no elenco dos seus santos. São Jorge, além de haver dado nome a cidades e povoados, foi proclamado padroeiro de cidade como Gênova, de regiões inteiras espanholas, de Portugal, da Lituânia e da Inglaterra, com a solene confirmação, para esta última, do papa Bento XIV.

Este culto extraordinário tem origens muito remotas uma vez que seu sepulcro em Lida, na Palestina, onde o mártir foi decapitado no início do século IV, era alvo de peregrinações já na época das cruzadas, quando o sultão Saladino destruiu a igreja construída em sua honra. A imagem de todos conhecida, do cavaleiro que luta contra o dragão, difundida na Idade Média, faz ver a origem da lenda criada acerca deste mártir e contada de várias maneiras em suas muitas paixões.

Diz a lenda que horrível dragão saía de vez em quando das profundezas de um lago e se atirava contra os muros da cidade trazendo-lhe a morte com seu mortífero hálito. Para ter afastado tamanho flagelo as populações do lugar lhe ofereciam jovens vítimas, pegas por sorteio. Um dia coube à filha do rei ser oferecida em comida ao monstro. O monarca, que nada pôde fazer para evitar esse horrível destino da tenra filhinha, acompanhou-a com lágrimas até às margens do lago. A princesa parecia irremediavelmente destinada a um fim atroz, quando de repente apareceu um corajoso cavaleiro vindo da Capadócia. Era são Jorge.

O valente guerreiro desembainhou a espada e, em pouco tempo, reduziu o terrível dragão a manso cordeirinho, que a jovem levou preso numa corrente, até dentro dos muros da cidade, entre a admiração de todos os habitantes que se fechavam em casa, cheios de pavor. O misterioso cavaleiro lhes assegurou, gritando-lhes, que viera, em nome de Cristo, para vencer o dragão. Eles deviam converter-se e ser batizados.

Também o fim deste glorioso mártir tem o sabor de lenda. Foi condenado à morte por ter renegado aos deuses do império. Os algozes infligiram-lhe no corpo os mais atrozes tormentos. Ele parecia de ferro. Diante de sua invicta coragem e de sua fé, a própria mulher do imperador se converteu. Muitos cristãos, amedrontados diante dos carrascos, encontraram a força de dar o testemunho a Cristo com o extremo holocausto de suas vidas. Por fim, também são Jorge inclinou a cabeça sobre uma coluna, e uma espada superafiada pôs fim à sua jovem vida.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Jorge, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil