São João Bosco, Presbítero, Memória
Antífona de entrada
Ou:
Quem praticar e ensinar os mandamentos do Senhor, esse será grande no reino dos céus, diz o Senhor. (Cf. Mt 5, 19)
Dispérsit, dedit paupéribus: iustítia eius manet in saéculum saéculi: cornu eius exaltábitur in glória. Ps. Beátus vir qui timet Dóminum: in mandátis eius volet nimis. (Ps. 111, 9 et 1)
Vernáculo:
Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder. Sl. Feliz o homem que respeita o Senhor, e que ama com carinho a sua lei! (Cf. LH: Sl 111, 9 e 1)
Coleta
Ó Deus, que suscitastes o presbítero São João Bosco como pai e mestre dos jovens, concedei que, inflamados pelo mesmo fogo da caridade, possamos procurar a salvação de nossos irmãos e irmãs e colocar-nos inteiramente ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura — 2Sm 12, 1-7a. 10-17
Leitura do Segundo Livro de Samuel
Naqueles dias, 1o Senhor mandou o profeta Natã a Davi. Ele foi ter com o rei e lhe disse: “Numa cidade havia dois homens, um rico e outro pobre. 2O rico possuía ovelhas e bois em grande número. 3O pobre só possuía uma ovelha pequenina, que tinha comprado e criado. Ela crescera em sua casa junto com seus filhos, comendo do seu pão, bebendo do mesmo copo, dormindo no seu regaço. Era para ele como uma filha. 4Veio um hóspede à casa do homem rico, e este não quis tomar uma das suas ovelhas ou um dos seus bois para preparar um banquete e dar de comer ao hóspede que chegara. Mas foi, apoderou-se da ovelhinha do pobre e preparou-a para o visitante”. 5Davi ficou indignado contra esse homem e disse a Natã: “Pela vida do Senhor, o homem que fez isso merece a morte! 6Pagará quatro vezes o valor da ovelha, por ter feito o que fez e não ter tido compaixão”. 7aNatã disse a Davi: “Esse homem és tu! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 10ʽPor isso, a espada jamais se afastará de tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher do hitita Urias para fazer dela a tua esposaʼ. 11Assim diz o Senhor: ʽDa tua própria casa farei surgir o mal contra ti e tomarei as tuas mulheres, sob os teus olhos, e as darei a um outro, e ele se aproximará das tuas mulheres à luz deste sol. 12Tu fizeste tudo às escondidas. Eu, porém, farei o que digo diante de todo o Israel e à luz do solʼ”. 13Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor”. Natã respondeu-lhe: “De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás! 14Entretanto, por teres ultrajado o Senhor com teu procedimento o filho que te nasceu morrerá”. 15E Natã voltou para a sua casa. O Senhor feriu o filho que a mulher de Urias tinha dado a Davi e ele adoeceu gravemente. 16Davi implorou a Deus pelo menino e fez um grande jejum. E, voltando para casa, passou a noite deitado no chão. 17Os anciãos do palácio insistiam com ele para que se levantasse do chão; mas ele não o quis fazer nem tomar com eles alimento algum.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial — Sl 50(51), 12-13. 14-15. 16-17 (R. 12a)
℟. Criai em mim um coração que seja puro!
— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! ℟.
— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados. ℟.
— Da morte como pena, libertai-me, e minha língua exaltará vossa justiça! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor! ℟.
℣. Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para todo o que nele crer, encontre vida eterna. (Jo 3, 16) ℟.
Evangelho — Mc 4, 35-41
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Marcos
℟. Glória a vós, Senhor.
35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Antífona do Ofertório
Gradual Romano:
Factus est Dóminus firmaméntum meum, et refúgium meum, et liberátor meus: sperábo in eum. (Ps. 17, 3)
Vernáculo:
Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação, sois meu escudo e proteção: em vós espero! (Cf. LH: Sl 17, 3)
Sobre as Oferendas
Na comemoração de São João Bosco, aceitai, Senhor, a oblação do vosso povo eleito e concedei que, pela participação neste mistério, nos tornemos testemunhas da vossa caridade. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Ou:
Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida, diz o Senhor. (Jo 8, 12)
Amen dico vobis: quod uni ex mínimis meis fecístis, mihi fecístis: veníte benedícti Patris mei, possidéte praeparátum vobis regnum ab inítio saéculi. (Mt. 25, 40. 34; ℣. Ps. 144, 1. 5. 10. 11. 12. 13ab. 15. 16)
Vernáculo:
Em verdade eu vos digo: tudo o que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizestes, diz o Senhor. Vinde, benditos do meu Pai: tomai posse do reino preparado para vós desde a origem do mundo. (Cf. MR: Mt 25, 40. 34)
Depois da Comunhão
Deus todo-poderoso, esta santa refeição nos ajude para que, a exemplo de São João Bosco, manifestemos no coração e nas obras a caridade fraterna e a luz da verdade. Por Cristo, nosso Senhor.
Homilia do dia 31/01/2026
Acaso Deus está dormindo?
“Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Acaso estará Deus adormecido, enquanto sua Igreja afunda de crise em crise?
A Liturgia de hoje nos propõe à meditação o Evangelho da tempestade acalmada. Jesus dorme tranquilamente na barca de Pedro, símbolo da Igreja, que, chacoalhada de um lado a outro pelas ondas do Mar da Galileia, parece estar a ponto de ir a pique. Diante de uma Igreja em crise, cujos átrios parecem encher-se d’água, fazemos eco à pergunta dos Apóstolos: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” É fácil ver como nesse Evangelho está presente a história do Corpo de Cristo ao longo dos séculos: seus problemas, suas crises, seus dilemas e a aparente “inatividade” de Jesus. O difícil é perceber quais são as conclusões que daí se podem tirar. Por que o Senhor parece às vezes estar adormecido, esquecido de sua Esposa, desatento às necessidades dela, como nos mostram tantos períodos dramáticos em que o pecado e a dissolução chegaram até mesmo ao trono de Pedro? E no entanto é justamente nestes momentos de dor, de fracasso, derrota, que Deus quer fazer surgir o triunfo e manifestar o poder de sua graça. O Cristo que desperta do sono e se levanta para acalmar a tempestade é o Jesus ressuscitado que, levantando-se do túmulo, vem acalmar a tempestade da nossa falta de fé. Ele, o guarda de Israel, não dorme nem cochila, senão que se demora, ainda que entrementes tenhamos de sofrer, para introduzir-nos ao fim numa vida nova. Peçamos a Maria SS., Mãe da Igreja, que nos dê grande confiança no poder, na presença e no cuidado constante que seu Filho não deixa nunca de nos dispensar.
Deus abençoe você!
São João Bosco, cuja memória celebramos hoje, buscou educar seus filhos espirituais mostrando-lhes “a beleza da virtude e a fealdade do pecado”, a fim de que eles não fizessem nada que trouxesse tristeza ao coração de Deus. Com esse amor benevolente, que aprendeu de Nossa Senhora, ele conquistou o coração de muitos jovens, e exortou-os a ir além da mera observância dos Mandamentos, mostrando que todos nós somos chamados a ser santos.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 31 de janeiro, e recorra à intercessão de Dom Bosco, padroeiro dos jovens, a fim de que, como ele, você consiga entregar generosamente a sua vida a Deus.
Santo do dia 31/01/2026
São João Bosco, Presbítero (Memória)
Local: Turim, Itália
Data: 31 de Janeiro † 1888
É conhecido popularmente por Dom Bosco. É um dos santos que mais atraem a simpatia de todas as classes de pessoas, mas especialmente os jovens. Nasceu em Castelnuovo d Asti - hoje Castelnuovo Dom Bosco - a 16 de agosto de 1815. Sua mãe, Margarida Occhiena, deu-lhe sólida educação humana e cristã. Desde pequeno liderava um grupo de colegas, pois era dotado de muita inteligência, memória, vontade e agilidade física nos jogos. Organizava as brincadeiras, mas quando tocava o sino levava a turma à igreja. Foi ordenado sacerdote em 1841, em Turim. Começou a trabalhar junto com são José Cafasso.
Desde logo sua paixão foi a educação dos jovens, de modo especial os pobres e abandonados. Recolheu um grupo para brincar, rezar e alimentar. No começo não tinham onde se instalar. Depois abrigaram-se sob Pinardi, primeira célula do Oratório. Deu-lhe o nome de Oratório de são Francisco de Sales. Teve muitas dificuldades materiais e vários opositores no começo de sua obra. Sua mãe o ajudou muito. Sua pedagogia, baseada na alegria e no amor, conforme as palavras de são Paulo: "A caridade é benigna e paciente, tudo espera, tudo suporta." tornou-se universal. É a prática do método preventivo.
Dom Bosco assegurou a continuidade da sua obra com a fundação de duas Congregações religiosas: os padres salesianos e as irmãs filhas de Maria Auxiliadora. Foi escritor fecundo. Fundou escolas tipográficas, revistas e editoras para difundir a boa imprensa católica. Exerceu ação de intermediário entre a Santa Sé e o governo italiano.
Santo sorridente e amável, sempre o mesmo entre os pobres ou entre reis e ministros. Era amigo dos protestantes e dos judeus, e escrevia: "Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas". Morreu no dia 31 de janeiro de 1888 e foi canonizado por Pio XI em 1934.
Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.
São João Bosco, rogai por nós!


