25 Dom
Jan
26 Seg
Jan
27 Ter
Jan
28 Qua
Jan
29 Qui
Jan
30 Sex
Jan
31 Sáb
Jan
01 Dom
Feb
02 Seg
Feb
03 Ter
Feb
04 Qua
Feb
05 Qui
Feb
06 Sex
Feb
07 Sáb
Feb
08 Dom
Feb
09 Seg
Feb
10 Ter
Feb
11 Qua
Feb
12 Qui
Feb
13 Sex
Feb
14 Sáb
Feb
15 Dom
Feb

Santo Tomás de Aquino, Presbítero e Doutor da Igreja, Memória

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

No meio da Igreja o Senhor abriu os seus lábios, encheu-o com o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu com um manto de glória. (Cf. Eclo 15, 5)

Ou:


O justo tem nos lábios o que é sábio, sua língua tem palavras de justiça; traz a aliança do seu Deus no coração. (Cf. Sl 36, 30-31)
Gradual Romano:
Sapiéntiam sanctórum narrent pópuli, et laudes eórum núntiet ecclésia: nómina autem eórum vivent in saéculum saéculi. Ps. Exsultáte iusti in Dómino: rectos decet collaudátio. (Sir. 44, 15. 14; Ps. 32)

Vernáculo:
Os povos proclamem a sua sabedoria, e a assembleia celebre o seu louvor. Seus corpos estão sepultados na paz, e seu nome dura através das gerações. (Cf. Bíblia CNBB: Eclo 44, 15. 14) Sl. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. (Cf. LH: Sl 32)

Coleta

Ó Deus, que engrandecestes Santo Tomás pela busca da santidade e o amor à ciência sagrada, concedei-nos a graça de compreender os seus ensinamentos e imitar os seus exemplos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura — 2Sm 7, 4-17


Leitura do Segundo Livro de Samuel


Naqueles dias, 4a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5“Vai dizer ao meu servo Davi: ‘Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar? 6Pois eu nunca morei numa casa, desde que tirei do Egito os filhos de Israel, até ao dia de hoje, mas tenho vagueado em tendas e abrigos. 7Por todos os lugares onde andei com os filhos de Israel, disse, porventura, a algum dos chefes de Israel, que encarreguei de apascentar o meu povo: Por que não me edificastes uma casa de cedro?”

8Dirás pois, agora, ao meu servo Davi: ʽAssim fala o Senhor todo-poderoso: Fui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 9Estive contigo em toda parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos homens mais famosos da terra. 10Vou preparar um lugar para meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado.

Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos. E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 13Será ele que construirá uma casa para o meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real. 14Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele proceder mal, eu o castigarei com vara de homens e com golpes dos filhos dos homens. 15Mas não retirarei dele a minha graça, como a retirei de Saul, a quem expulsei da minha presença. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempreʼ”. 17Natã comunicou a Davi todas essas palavras e toda essa revelação.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial — Sl 88(89), 4-5. 27-28. 29-30 (R. 29a)


℟. Guardarei eternamente para ele a minha graça.


— “Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor: Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado!” ℟.

— Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’ E por isso farei dele o meu filho primogênito, sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo. ℟.

— Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel. Pelos séculos sem fim conservarei sua descendência, e o seu trono, tanto tempo quanto os céus, há de durar. ℟.


https://youtu.be/j9kv894YBGQ
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou. ℟.

Evangelho — Mc 4, 1-20


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.

2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.

8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.

13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem. 18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Gradual Romano:
Meditábor in mandátis tuis, quae diléxi valde: et levábo manus meas ad mandáta tua, quae diléxi. (Ps. 118, 47. 48)

Vernáculo:
Muito me alegro com os vossos mandamentos, que eu amo, amo tanto, mais que tudo! Elevarei as minhas mãos para louvar-vos e com prazer meditarei vossa vontade. (Cf. LH: Sl 118, 47. 48)

Sobre as Oferendas

Ó Deus, possa agradar-vos o sacrifício oferecido com alegria na festa de Santo Tomás; fazei que, por sua exortação, também nós nos entreguemos totalmente ao vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Servo fiel e prudente, a quem o Senhor confiou a sua família para dar-lhe alimento no tempo oportuno. (Cf. Lc 12, 42)

Ou:


Quem medita dia e noite na lei do Senhor dará seu fruto no devido tempo. (Cf. Sl 1, 2-3)
Gradual Romano:
Notas mihi fecísti vias vitae: adimplébis me laetítia cum vultu tuo, Dómine. (Ps. 15, 11; ℣. Ps. 15, 1. 2. 3. 5. 6. 7. 8. 9. 10)

Vernáculo:
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado! (Cf. LH: Sl 15, 11)

Depois da Comunhão

Senhor, instruí pelo Cristo Mestre aqueles que alimentais com o Cristo, pão da vida, para que, na celebração da festa de Santo Tomás, aprendam a vossa verdade e a realizem pela caridade. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 28/01/2026


Para que a graça dê fruto


Na conhecida parábola do semeador vemos significadas as principais dificuldades que encontra a graça divina para frutificar em nossos corações, pois os vários tipos de terreno em que pode ser semeada a graça divina correspondem, de certo modo, às diversas etapas por que temos de passar em nossa caminhada espiritual.

Jesus conta hoje às multidões que o seguem a conhecida parábola do semeador, na qual vemos significadas, entre outras coisas, as dificuldades que encontra a graça divina para frutificar em nossos corações. Ora, os vários tipos de terreno em que pode ser semeada a graça divina correspondem, de certo modo, às diversas etapas por que temos de passar em nossa caminhada espiritual. O que recebe a semente à beira do caminho assemelha-se à alma que, embora tenha ouvido a palavra de Cristo, não quis meditá-la, isto é, que crê sem ter vida de oração. É por isto que o Maligno, simbolizado pelos pássaros e aves do céu, vem e arranca sem dificuldade o que nela foi plantado. O terreno pedregoso, por sua vez, representa aqueles que, tendo acolhido com alegria a palavra ouvida, buscam a Cristo na intimidade da oração; mas, por não terem raízes, ou seja, por não terem verdadeira perseverança, deixam-se levar pelos ventos de um entusiasmo passageiro e, inconstantes, sucumbem na primeira provação. Neles, a semente chega a brotar; logo, porém, que o sol das dificuldades nasce, queima-se e morre. “O terreno que recebeu a semente entre os espinhos”, diz o Senhor, “representa aquele que ouviu bem a palavra” e, já um pouco provado na vida interior, ainda tem de lutar contra os espinhos das distrações e dos cuidados mundanos, que facilmente tornam infrutíferos os nossos momentos de oração. A estes é necessária a lembrança da constante presença de Cristo, nosso único amor, nossa única luz, abismo de virtudes e desejo das colinas eternas. Se perseverarem, tomada de assalto a vida espiritual, tornar-se-ão terra boa, em que a palavra é semeada e produz fruto: “Cem por um, sessenta por um, trinta por um”, conforme as disposições de cada alma e o beneplácito de Deus. Roguemos, pois, a Nosso Senhor que nos dê hoje, pelas mãos de Maria SS., constância na vida interior e o podermos cada dia mais na fé, na esperança e na caridade, a fim de que a graça semeada em nós nesta vida se converta em fruto de glória na vindoura.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | Tomás de Aquino, um santo para os tempos atuais (Mem. S. Tomás de Aquino- 28/01/26)

Embora seja enaltecido pelo Magistério, em muitos ambientes eclesiásticos, Santo Tomás de Aquino caiu no esquecimento e até no desprezo de muitos teólogos. Em alguns casos, chega-se a considerá-lo um pensador ultrapassado, cujo estilo e modo de abordar as questões mais profundas já não seria capaz de falar ao coração do homem moderno. Mas terá algo de verdade essa caricatura do Aquinate? Será mesmo que aquele a quem a Igreja honra como Doutor Comum e príncipe da teologia não tem mais nada a nos ensinar?Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 28 de janeiro, e conheça a grandeza insuperável e a atualidade perene do mais santo dos sábios e o mais sábio dos santos.


https://youtu.be/9ORbA3rv_Gc

Santo do dia 28/01/2026

Santo Tomás de Aquino, Presbítero e Doutor da Igreja (Memória)
Local: Fossanova, Itália
Data: 28 de Janeiro † 1274


Tomás nasceu por volta do ano 1225, da família dos Condes de Aquino, entre Roma e Nápoles, e morreu a 7 de março de 1274 a caminho do Concílio Ecumênico de Lião.

Formou-se no mosteiro de Montecassino e nas grandes escolas do tempo como Colônia, na Alemanha, onde teve como Mestre Santo Alberto Magno. Tornou-se Mestre nos centros de estudos de Paris, Orvieto, Roma, Viterbo e Nápoles. Em muitas obras básicas, especialmente na célebre Summa Theologiae, ele fez a sistematização genial da doutrina filosófica e teológica haurida da tradição. Santo Tomás comentou muito Aristóteles, cuja doutrina ele foi, num certo sentido, o primeiro a utilizar, visando construir um sistema completo de filosofia cristã.

Declarado doutor da Igreja em 1567 por Pio V, foi proclamado padroeiro das universidades, academias e colégios católicos em 1880. Recebeu ainda o título de Doutor Angélico. São de sua autoria os formulários da Liturgia da Festa do Corpo de Deus.

Exemplo de pureza de vida, de desapego das grandezas mundanas, de firmeza na vocação religiosa, de amor entranhado à vida de oração e contemplação, Santo Tomás de Aquino deixou seu nome indelevelmente gravado no campo do pensamento católico, sobretudo na filosofia e na teologia.

A Oração coleta de sua festa apresenta Santo Tomás como modelo admirável pela procura da santidade e amor à ciência sagrada. Pede-se, então, que Deus nos faça compreender seus ensinamentos e seguir seus exemplos.

A festa de Santo Tomás de Aquino leva toda a Igreja a viver a dimensão do "homo sapiens", o ser humano sábio, que se dedica ao estudo, que busca a sabedoria. Também o estudo, a dedicação às ciências, constitui um caminho de encontro com Deus. Conhecer mais para amar mais intensamente a Deus e ao próximo. O estudo é também caminho de santidade. Importa buscar a sabedoria com unção e devoção.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!


Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil