Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens
Abstinência de carne

Antífona de entrada

Não me abandoneis, jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37, 22-23)

Coleta

Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Rm 15, 14-21)


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos


Meus irmãos, 14de minha parte, estou convencido, a vosso respeito, que vós tendes bastante bondade e ciência, de tal maneira que podeis admoestar-vos uns aos outros. 15No entanto, em algumas passagens, eu vos escrevo com certa ousadia, como para reavivar a vossa memória, em razão da graça que Deus me deu.

16Por esta graça eu fui feito ministro de Jesus Cristo entre os pagãos e consagrado servidor do Evangelho de Deus, para que os pagãos se tornem uma oferenda bem aceite santificada no Espírito Santo.

17Tenho, pois, esta glória em Jesus Cristo no que se refere ao serviço de Deus: 18Não ouso falar senão daquilo que Cristo realizou por meu intermédio, para trazer os pagãos à obediência da fé, pela palavra e pela ação, 19por sinais e prodígios, no poder do Espírito de Deus.

Assim, eu preguei o Evangelho de Cristo, desde Jerusalém e arredores até a Ilíria, 20tendo o cuidado de pregar somente onde Cristo ainda não fora anunciado, para não acontecer eu construir sobre alicerce alheio. 21Agindo desta maneira, eu estou de acordo com o que está escrito: “Aqueles aos quais ele nunca fora anunciado, verão; aqueles que não tinham ouvido falar dele, compreenderão”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 97)


R. O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.


— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. R.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. R.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! R.


https://youtu.be/zX10_Rip-yA
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. O amor de Deus se realiza em todo aquele que guarda sua palavra fielmente. (1Jo 2, 5) R.

Evangelho (Lc 16, 1-8)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.

3O administrador então começou a refletir: ‘O Senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’. 5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo! “O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’.

8E o Senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Sobre as Oferendas

Ó Deus, que este sacrifício se torne uma oferenda perfeita aos vossos olhos e fonte de misericórdia para nós. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós, felicidade sem limites! (Sl 15, 11)

Ou:


Como o Pai, que me enviou é a vida, e eu vivo pelo Pai, diz o Senhor, assim quem come a minha carne viverá por mim. (Jo 6, 58)

Depois da Comunhão

Ó Deus, frutifique em nós a vossa graça, a fim de que, preparados por vossos sacramentos, possamos receber o que prometem. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 05/11/2021
Os filhos da luz precisam de amor para conquistar o próximo

“Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz” (Lucas 16,8)

O Evangelho que nos é apresentado na Liturgia de hoje parece controverso, porque, quase no final dele, diz que o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Entenda que o senhor não é o Senhor Deus, esse é o senhor desse administrador, é o chefe que vai demiti-lo e já o avisou, e sabendo que vai ser demitido, ele vai negociar com aqueles que devem para o seu patrão. Quem deve 20, ele manda pagar 10, ajeita as contas, e assim por diante ele vai abatendo as dívidas de cada um. Para quê? Porque ele sabe que, uma vez que ele vai estar desempregado, vai depois encontrar amigos que possam lhe favorecer. Ou seja, na desonestidade ele age com esperteza.

Você já viu como é que são as pessoas que fazem negócios neste mundo? Elas fazem qualquer negócio e, muitas vezes, agem com uma habilidade que engana qualquer um de nós, têm uma lábia, têm uma forma de falar e de agir; às vezes, você vai comprar um negócio, ele negocia com você, faz uns abatimentos, quase que lhe dá de graça, para não o perder. Isso é habilidade! Habilidade é o que o mundo tem para conquistar as pessoas para os seus negócios, habilidade é o que o mundo tem para vender a sua mercadoria, para fazer a sua propaganda.

Nós que fomos conquistados pela luz de Cristo nos comportamos, muitas vezes, de uma forma tão passiva diante das coisas de Deus

Muitas vezes, compramos uma coisa até que não tem utilidade nenhuma ou vamos deixar de lado, de escanteio, porque nos deixamos levar pela propaganda que nos ludibriou, que nos seduziu e enganou. O que chama atenção é a esperteza, porque os filhos deste mundo agem com esperteza nos seus negócios, os filhos deste mundo são mais hábeis, mais espertos, são mais dedicados naquilo que fazem.

E nós que fomos chamados e conquistados pela luz de Cristo nos comportamos, muitas vezes, de uma forma tão passiva e inerte diante das coisas de Deus e na própria relação com o próximo. Aqui não é para trazer a desonestidade para as coisas de Deus, mas é para ter habilidade para conquistar, para falar e evangelizar.

Precisamos usar da inteligência, da sagacidade, precisamos realmente ter habilidade evangélica para anunciarmos Jesus. Imagina uma pessoa que vai anunciar Jesus com a cara amarrada, com a cara azeda, vai anunciar Jesus de uma forma tão amarga! Como é que vamos conquistar as pessoas para Deus? Muitas vezes, as pessoas de Deus não conseguem nem levar os da sua própria casa para Ele. Sabe por quê? Porque ela vai para a igreja, mas ela volta de lá falando mal das pessoas, falando mal do padre, da sua própria pastoral. Quem é que vai sentir atração por uma coisa dessa, que só provoca discórdia e confusão? A própria pessoa que é da igreja fala mal das coisas da igreja, vive semeando fofoca, discórdia e confusão. Como ela vai atrair?

No Reino de Deus é a santidade, a verdade, a pureza e o amor que atraem as pessoas. Então, são essas habilidades que os filhos da luz precisam usar para conquistar pessoas para o Reino de Deus.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo
Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Homilia Diária | Continuaremos indiferentes? (Sexta-feira da 31.ª Semana do Tempo Comum)

Quando Jesus quis revelar-se a Santa Margarida de Alacoque, Ele mostrou-lhe o seu Coração ardente de amor, mas chagado pelas ofensas, ingratidões e indiferenças que recebia da humanidade. Embora Nosso Senhor tenha passado cada momento de sua vida neste mundo, pensando nos membros do seu Corpo místico, isto é, em cada um de nós, acabamos agindo com indiferença e desprezo, como se o amor divino que recebemos fosse um nada.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 5 de novembro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!


https://youtu.be/aUyQHB1yS08

Santo do dia 05/11/2021


Beato Ber­nardo Lichtenberg (Memória Facultativa)
Local: Hof, Alemanha
Data: 05 de Novembro † 1943


Bernardo Lichtenberg nasceu em 3 de dezembro de 1875 em Ohlau na Silésia (hoje Olawa na Polônia).

Em 21 de junho de 1899 foi ordenado sacerdote em Breslau. Em 1900 ele foi transferido para Berlim. Em 1935, quando o vigário capitular adoeceu, ele foi encarregado de dirigir a diocese de Berlim.

Tendo sabido da situação nos campos de concentração, ele protestou contra tais abusos.

Compartilhando as ideias do bispo de Münster, Clement Augustine von Galen (1878-1946), em 1941 ele protestou contra a eliminação dos doentes mentais: enviou uma carta ao chefe da Ordem Médica do Reich e ao Chanceler do Reich, Hitler. Ele também fez o possível para defender os "não-arianos".

Em outubro de 1941, ele preparou um comunicado para ser lido do púlpito contra a perseguição aos judeus. Denunciado por duas mulheres, no entanto, ele foi preso pela Gestapo em 23 de outubro de 1941. Permaneceu na prisão até 23 de outubro de 1943. Mas em 28 de outubro, com a saúde debilitada, foi enviado para o campo de Dachau. A viagem custou-lhe a vida: faleceu a 5 de novembro.

Foi beatificado por João Paulo II em 1996 em Berlim.

Fonte: causesanti.va

Beato Ber­nardo Lichtenberg, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil