Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Memória Facultativa

Nossa Senhora no Sábado


Antífona de entrada

Não me abandoneis, jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37, 22-23)

Coleta

Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Rm 16, 3-9. 16. 22-27)


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos


Irmãos, 3saudai Prisca e Áquila, colaboradores meus em Cristo Jesus, 4os quais expuseram a sua própria vida para salvar a minha. Por isso, eu lhes sou agradecido; não somente eu, mas também todas as Igrejas do mundo pagão. 5Saudai igualmente a Igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu muito estimado Epêneto, que faz parte dos primeiros frutos da Ásia para Cristo. 6Saudai Maria, que trabalhou muito em proveito vosso. 7Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, apóstolos notáveis e que se tornaram discípulos de Cristo antes de mim. 8Saudai Ampliato, a quem estimo muito no Senhor. 9Saudai Urbano, nosso colaborador em Cristo, e a meu caríssimo Estáquis. 16Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todas as Igrejas de Cristo vos saúdam. 22Saúdo-vos eu, Tércio, que escrevo esta epístola no Senhor.

23Saúda-vos Caio, meu hóspede e de toda a Igreja. 24Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto. 25Glória seja dada àquele que tem o poder de vos confirmar na fidelidade ao meu Evangelho e à pregação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério mantido em sigilo desde sempre. 26Agora este mistério foi manifestado e, mediante as Escrituras proféticas, conforme determinação do Deus eterno, foi levado ao conhecimento de todas as nações, para trazê-las à obediência da fé. 27A ele, o único Deus, o sábio, por meio de Jesus Cristo, a glória, pelos séculos dos séculos. Amém!

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 144)


R. Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!


— Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza. R.

— Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas! R.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder! R.


https://youtu.be/lDwuDQfBK48
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos, mediante sua pobreza. (2Cor 8, 9) R.

Evangelho (Lc 16, 9-15)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então, Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Sobre as Oferendas

Ó Deus, que este sacrifício se torne uma oferenda perfeita aos vossos olhos e fonte de misericórdia para nós. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós, felicidade sem limites! (Sl 15, 11)

Ou:


Como o Pai, que me enviou é a vida, e eu vivo pelo Pai, diz o Senhor, assim quem come a minha carne viverá por mim. (Jo 6, 58)

Depois da Comunhão

Ó Deus, frutifique em nós a vossa graça, a fim de que, preparados por vossos sacramentos, possamos receber o que prometem. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 06/11/2021
É preciso ser fiel até nas coisas mínimas da vida

“Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes” (Lucas 16,10).

O segredo da vida é ser fiel em tudo aquilo que você faz. O segredo da vida é ser bom na presença e na ausência, nas coisas mínimas e nas coisas grandes. Quem não tem honestidade, bondade e verdade nas coisas mínimas da vida, como poderemos confiar a ela coisas maiores? É o que, muitas vezes, o pai ensina para o filho: “Meu filho, aprenda a administrar um real, dois reais, para que você possa, um dia, administrar quantias maiores”.

Muitas pessoas se perdem justamente nisso. Há pessoas que com 100 reais sabem administrar a vida apertada, e há quem tenha 100 mil reais no bolso e vive sempre devendo, vive sempre na penúria, vive sempre pendurado porque não aprendeu a administrar o pouco, e quando tem muito se lambuza.

É preciso ser fiel ou ser habilidoso nas coisas que parecem mínimas e até sem importância

Quem não cuida da sua cama assim que se levanta, quem não dobra a sua coberta, pode saber que não vai administrar bem o seu tempo nem o seu dia a dia. Você pode achar o mínimo: “É a minha cama. Ninguém vai ver”, mas você vai ver, é o lugar onde você vai deitar, você vai dormir. É por isso que eu digo: começar o dia bem é com oração e arrumando a cama. Se você deixar para depois, você vai se acostumar a ter sempre a sua cama bagunçada. E, uma vez ou outra, quando alguém está para chegar na sua casa, você corre para arrumar as coisas, de modo que a pessoa chega e tem que ficar lá na porta falando, porque ninguém pode entrar para ver a sua casa, pois as coisas não estão organizadas lá dentro, e também porque não estão organizadas dentro do seu próprio coração.

É preciso ser fiel ou ser habilidoso nas coisas que parecem mínimas e até sem importância. Não fazemos as coisas para sermos vistos pelos outros, fazemos e realizamos o bem, cuidamos bem para termos realmente fidelidade e sermos justos em tudo aquilo que realizamos.

A advertência do Evangelho de hoje é para termos cuidado, porque não há nada mais injusto na vida do que o dinheiro. O dinheiro é para uma pequena minoria se esbanjar dele e uma grande maioria padecer pela ausência dele. Então, precisamos administrar o dinheiro que é injusto, para um dia sabermos administrar aquilo que, justo, Deus vai nos dar. Não podemos servir a Deus e ao dinheiro, não podemos nos tornar escravos do dinheiro, porque ele é injusto. Temos que usar o dinheiro injusto para praticar o bem, para fazer a justiça, para reparar os males que muitas vezes o dinheiro, a falta dele ou o seu uso excessivo provoca na vida humana.

Há quem gaste, numa noite só, o que um trabalhador, às vezes, a vida inteira não ganha. Precisamos ter bom senso e equilíbrio, porque um dia teremos que prestar conta de tudo aquilo que fizemos nessa vida.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo
Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Homilia Diária | O coração de Jesus em Maria (Sábado da 31.ª Semana do Tempo Comum)

Ao recordarmos, todo primeiro sábado do mês, a devoção ao Imaculado Coração de Maria estamos celebrando o fato de que Nossa Senhora esteve tão unida a Cristo que o seu coração não era mais seu, sua alma estava tomada pelos influxos abundantes da graça de Deus, com a qual ela sempre cooperou ao longo de sua peregrinação terrena. Por isso, podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que o Imaculado Coração de Maria é, na verdade, o Coração de Jesus em Maria.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 6 de novembro, e medite conosco mais este mistério da nossa fé.


https://youtu.be/icgPau0famM

Santo do dia 06/11/2021


São Leonardo de Noblac (Memória Facultativa)
Local: Noblac, França
Data: 06 de Novembro † c. s. VI


É dos santos mais populares na Europa central. Diz de fato um estudioso que em sua honra foram erigidas nada menos que seiscentas igrejas e capelas, e seu nome se encontra frequentemente na toponomástica e no folclore. O mesmo estudioso acrescenta que ele "com especial devoção sacudiu a época das cruzadas e entre os devotos sobressaiu o príncipe Boemundo de Antioquia, que, prisioneiro dos infiéis no ano 1100, atribuiu a sua libertação em 1103 ao santo, e voltando à Europa, doou ao santuário de são Leonardo de Noblac, como voto, corrente de prata, parecida com as que o amarraram durante sua prisão". São Leonardo de Noblac (ou de Limoges) é santo descoberto no início do século XI, e é a esse período que remontam as primeiras biografias, bastante lendárias.

Com o seu costumeiro senso crítico, os balandistas declararam cheia de fábulas a Vida de são Leonardo escrita pouco depois de 1030. É ainda dessa fonte, na verdade pouco genuína, que tiramos as notícias seguintes: Leonardo nasceu na Gália no tempo do imperador Anastácio, isto é, entre 491 e 518, sendo seus pais, além de nobres, também amigos íntimos de Clóvis, o grande chefe dos francos. Tornando-se moço, Leonardo não quis seguir a carreira das armas e preferiu pôr-se no seguimento de são Remígio, que se tornara bispo de Reims.

Como são Remígio, aproveitando-se da sua amizade com o rei, conseguira o privilégio de conceder a liberdade a todos os prisioneiros com os quais se encontrasse, também Leonardo pediu e obteve poder análogo, que exerceu frequentemente. O rei sentiu-se no direito de oferecer outra coisa, a dignidade episcopal. Mas Leonardo, que não aspirava a glórias humanas, preferiu retirar-se primeiro para junto de são Maximino em Micy e depois para as proximidades de Limoges, bem no meio de uma floresta denominada Pavum.

Sua solidão foi interrompida um dia com a chegada de Clóvis que caçava com os seus seguidores. Com o rei estava até a rainha, que precisamente naquela ocasião começou a sentir dores de parto. As orações e os cuidados de são Leonardo propiciaram-lhe um feliz parto, e então o rei fez com Leonardo um pacto singular: dar-lhe-ia de presente, para edificar ali um mosteiro, todo o terreno que ele conseguisse percorrer montado num burro.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Leonardo de Noblac, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil