Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens

Antífona de entrada

Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65, 4)

Coleta

Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Hb 6, 10-20)


Leitura da Carta aos Hebreus


Irmãos, 10Deus não é injusto, para esquecer aquilo que estais fazendo e a caridade que demonstrastes em seu nome, servindo e continuando a servir os santos. 11Mas desejamos que cada um de vós mostre até ao fim este mesmo empenho pela plena realização da esperança, 12para não serdes lentos à compreensão, mas imitadores daqueles que, pela fé e a perseverança se tornam herdeiros das promessas.

13Pois quando Deus fez a promessa a Abraão, não havendo alguém maior por quem jurar, jurou por si mesmo, 14dizendo: “Eu te cumularei de bênçãos e te multiplicarei em grande número”. 15E assim, Abraão foi perseverante e alcançou a promessa.

16Os homens juram, de fato, por alguém mais importante, e a garantia do juramento põe fim a qualquer contestação. 17Por isso, querendo Deus mostrar, com mais firmeza, aos herdeiros da promessa, o caráter irrevogável da sua decisão, interveio com um juramento.

18Assim, por meio de dois atos irrevogáveis, nos quais não pode haver mentira por parte de Deus, encontramos profunda consolação, nós que tudo deixamos para conseguir a esperança proposta.

19A esperança, com efeito, é para nós qual âncora da vida, segura e firme, penetrando para além da cortina do santuário, 20aonde Jesus entrou por nós, como precursor, feito sumo sacerdote eterno na ordem de Melquisedec.

Salmo Responsorial (Sl 110)


R.
O Senhor se lembra sempre da Aliança.


— Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração! R.

— O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas. Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. R.

— Enviou libertação para o seu povo, confirmou sua Aliança para sempre. Seu nome é santo e é digno de respeito. Permaneça eternamente o seu louvor. R.


https://youtu.be/2ChTtGWGJWk
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito; para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança! (Ef 1, 17-18) R.

Evangelho (Mc 2, 23-28)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”

25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”.

27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

Sobre as Oferendas

Concedei-nos, ó Deus, a graça de participar constantemente da Eucaristia, pois todas as vezes que celebramos este sacrifício, torna-se presente a nossa redenção. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Preparais à minha frente uma mesa, o meu cálice transborda. (Sl 22, 5)

Ou:


Sabemos que Deus nos ama e cremos no seu amor. (1Jo 4, 16)

Depois da Comunhão

Penetrai-nos, ó Deus, com o vosso Espírito de caridade, para que vivam unidos no vosso amor os que alimentais com o mesmo pão. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 19/01/2021
A Lei do Senhor é para nos colocar mais próximos d’Ele

“O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado” (Marcos 2,27-28).

Sabe, muitas vezes, as pessoas estão escravas de mentalidades ultrapassadas. Não que não tenhamos preceitos e leis para serem observadas - e como elas precisam ser observadas. Sejam as leis humanas, as leis que regem a vida humana: temos leis de trânsito, leis civis, temos leis que tornam a vida humana, a convivência humana justa, sensata e agradável.

Temos a Lei de Deus que nos ordena a vivermos retamente para Deus e para os irmãos. Mas, entenda: toda lei é feita para o homem e não para o homem ser escravo da lei, de modo que você cumpre a lei, mas não vive o espírito da lei.

É muito bom que você, por exemplo, obedeça a sinalização de trânsito, ande na velocidade regulamentada, que obedeça ao sinal quando ele é vermelho, mas é importante que você pare para socorrer alguém quando está passando alguma necessidade. É importante que você saiba desviar-se para não atropelar o outro ou evitar um acidente mesmo que você esteja certo. É importante que você não seja cego na forma de observar a lei. É importante que essa lei esteja, acima de tudo, a serviço da vida.

O Filho do Homem é o Senhor do sábado, é o Senhor da lei e o Senhor da nossa vida

A Lei Divina é assim também, porque não basta guardar o sábado como os judeus guardavam e, muitas vezes, ignoravam a vida humana, o ser humano, o cuidado para com a pessoa humana. Não basta dizer que sou um homem de Deus, uma pessoa de Deus se não vivo uma relação de liberdade e amor para com Deus na observância da própria Lei de Deus.

Não basta guardar a Lei de Deus para amá-Lo, porque, muitas vezes, sou aquela pessoa reta e correta, mas não escuto a Deus, não escuto aquilo que Ele está me direcionando, me inspirando, aquilo que Ele está moldando e mudando dentro de mim.

Toda Lei do Senhor é para me colocar mais próximo d’Ele, não é para transformar a lei em imperativo para aquilo que são meus pensamentos, minhas ideias, meus ideais, minhas ideologias e filosofias. O Espírito sopra onde quer e é só o coração novo que abre para acolher que é possível ser guiado por aquilo que a lei nos orienta. Portanto, não se deixe escravizar, mas permita que a lei possa nos libertar a cada dia da nossa vida.

O Filho do Homem é o Senhor do sábado, é o Senhor da lei e o Senhor da nossa vida. Permitamos que Jesus seja o Senhor da nossa vida e das nossas atitudes.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

O porquê do sábado

O núcleo das controvérsias entre Jesus e os fariseus a respeito do descanso sabático está no fato de que estes, embora observassem externamente a Lei, tinham se esquecido da razão da Lei, de sua autêntica finalidade. Deus mandou-nos guardar o Dia do Senhor pois se trata de uma exigência da própria natureza: precisamos dedicar uma parte do nosso tempo à adoração e ao culto de que Ele é digno.Afinal, se o fim da nossa vida consiste em amar a Deus de todo o coração e sobre todas as coisas, como poderemos cumpri-lo se não tivermos um momento especial — ao menos um dia na semana — para estar a sós com Ele?Assista à homilia do Pe. Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 19 de janeiro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.




Santo do dia 19/01/2021

São Canuto

São Canuto nasceu no ano de 1040 na Dinamarca. Filho de um rei, era sucessor natural. Mas aconteceu que, pela sua vida de oração, testemunho, caridade e justiça, quando o pai faleceu, muitos moveram-se com artimanhas para colocar seu irmão no trono de maneira injusta. Quanto à sua posição, ele não era apegado ao poder nem o queria para si, então esperou. Depois do falecimento do irmão, ocupou o seu lugar que era de justiça.

Homem de Deus, um sinal para o povo, ele contribuiu para a evangelização. Primeiro, com o seu exemplo, pois acreditava que a melhor forma de educar uma nação é o bom exemplo. Ele viveu para sua esposa e para seu filho Carlos, que mais tarde se tornaria também um santo. Pai santo, esposo santo, um governador, um homem de poderes; mas que usou esses poderes para servir, a modelo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

São Canuto, amado por muitos e odiado também como Nosso Senhor, foi vítima de artimanhas por pessoas fechadas para Deus e para o bem, porque ele tinha muita sensibilidade com as viúvas, os órfãos e os mais necessitados. Nele, batia um coração que se assemelhava ao de Jesus. Como rei, possuiu muitos desafios e, ao perceber os inimigos se armando, participou de uma Eucaristia como era de costume. Nela, ele não só recebeu o Nosso Senhor, mas, em nome de Jesus, perdoou todos os seus inimigos. Foi então assassinado.

São Canuto, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil