Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Um ramo brotará da raiz de Jessé, a glória do Senhor encherá a terra inteira, e toda criatura verá a salvação de Deus. (Cf. Is 11, 1; 40, 5; Lc 3, 6)
Prope estu Dómine, et omnes viae tuae véritas: inítio cognóvi de testimóniis tuis, quia in aetérnum tu es. Ps. Beáti immaculáti invia: qui ámbulant in lege Dómini. (Ps. 118, 151-152 et 1)
Vernáculo:
Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; todos os vossos mandamentos são verdade! Desde criança aprendi vossa Aliança que firmastes para sempre, eternamente. Sl. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! (Cf. LH: Sl 118, 151-152 e 1)

Coleta

Senhor Deus, ao anúncio do Anjo, a Virgem imaculada acolheu vosso Verbo inefável e, como habitação da divindade, foi inundada pela luz do Espírito Santo. Concedei que, a seu exemplo, abracemos humildemente a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Is 7, 10-14)


Leitura do Livro do Profeta Isaías


Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 23)


℟. O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!


— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável. ℟.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação? Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime. ℟.

— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.” ℟.


https://youtu.be/Jm3MEmwUKXw
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ó Chave de Davi, que abre as portas do Reino eterno: oh, vinde e livrai do cárcere o preso, sentado nas trevas! ℟.

Evangelho (Lc 1, 26-38)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Ave María, grátia plena, Dóminus tecum: benedícta tu in muliéribus, et benedíctus fructus ventris tuis. (Luc. 1, 28. 42)


Vernáculo:
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre. (Cf. Oração Ave-Maria)

Sobre as Oferendas

Aceitai, ó Deus, nós vos pedimos, este singular sacrifício que vos oferecemos para que, pela participação neste sacramento, recebamos os bens desejados que a fé nos faz esperar. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

O Anjo disse à Maria: "Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus". (Lc 1, 31)
Ecce virgo concípiet, et páriet fílium: et vocábitur nomen eius Emmánuel. (Is. 7, 14; ℣. Ps. 18, 2. 3. 4. 5. 6. 7)
Vernáculo:
A Virgem conceberá e dará à luz um filho; e ele será chamado "Deus-conosco". (CF. MR: Is 7, 14)

Depois da Comunhão

Guardai, ó Deus, sob a vossa proteção, aqueles que alimentastes com o pão celestial, para que eles encontrem em vossos sacramentos a fonte da verdadeira paz. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 20/12/2021
A fé de Maria: arma contra toda heresia

“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1, 38).

A antífona de hoje, nesta preparação imediata para o Natal, é a em que cantamos Ó chave de Davi. A imagem da chave do rei Davi remete, em sentido primário, àquele instrumento que dá acesso aos aposentos reais; mas, lida no contexto do Evangelho de hoje, aponta diretamente para a principal de todas as aulas régias, para aquele templo preciosíssimo no qual o Filho de Deus, só, quis ter entrada. Trata-se de Maria SS., a quem são anunciadas neste dias duas coisas principais, ambas igualmente maravilhosas. A primeira é que Deus não é solitário. Sem deixar de ser uno, Ele também é trino, pois não é outro senão o Filho de Deus quem, por obra do Espírito Santo, nela se há de encarnar. A segunda é que só Ela, Maria, estava preparada para receber, diríamos hoje “em primeira mão”, o anúncio do dogma trinitário. Não foi, com efeito, nem em Jerusalém, naquele Templo magnífico, nem a nenhum varão eminente e instruído, mas a uma pobre menininha, predestinada desde todo o sempre para ser Mãe do Verbo encarnado, que Deus quis manifestar o mistério insondável de sua vida íntima. E foi por essa predestinação especialíssima, em virtude da qual Maria foi ornada de todos os dons da graça, que ela pôde dar o seu sim livre à Encarnação de Deus Filho, trazendo ao mundo o Salvador do mundo.

Por ela, portanto, todas as heresias foram e são destruídas, não só porque nela tomou a nossa carne, embora livre de pecado, o Mestre da fé, mas também porque a fé dela, a mais íntegra e firme que jamais houve, é por si só um triunfo contra todo erro, contra toda falsa doutrina, contra toda soberba intelectual. É esta mesma fé que, no que nos resta de Advento, queremos imitar o mais perfeitamente possível, a fim de que o Filho de Deus, ainda que não possa viver em nós como viveu em Maria, faça contudo do nosso coração um outro templo, no qual Ele habite e, tendo uma vez entrado, não torne nunca a sair: O Clavis David et sceptrum domus Israel, qui aperis et nemo claudit!

Deus abençoe você!

Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | Como Cristo é gerado em nós? (Segunda-feira da 4.ª Semana do Advento)

Desde toda a eternidade, Deus preparou e prefigurou, através de muitos símbolos da história da salvação, o verdadeiro templo místico em que o seu divino Filho, uma vez assumida a natureza humana, habitaria como sua digníssima morada. Não se trata do Templo de Jerusalém, construído com pedras e por mãos humanas, mas do templo santíssimo do corpo virginal e da alma imaculada de Maria, plasmada com todo o esmero por Aquele que a quis, amou e preparou como sua Mãe e seu amável tabernáculo.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 20 de dezembro, e deixemos que Maria Santíssima entre em nossas vidas, para que, com ela, entre também no santuário do nosso coração Aquele que é sacerdote eterno.


https://youtu.be/38jW85ZghEA

Santo do dia 20/12/2021


São Zeferino (Memória Facultativa)
Local: Roma, Itália
Data: 20 de Dezembro † 217/218


Zeferino é um dos papas que teve longo pontificado: segundo Eusébio de Cesareia foi papa de 202 a 219, e segundo o Catálogo liberiano, de 198 a 217. Precisamente o longo pontificado é uma das poucas coisas que sabemos com certeza a respeito de são Zeferino. Trata-se de detalhe tanto mais interessante, porque os tempos nos quais são Zeferino exerceu o sumo pontificado não eram certamente tempos muito tranquilos. Foi de fato durante o seu pontificado que se desencadeou a perseguição de Setímio Severo.

Este, que se tornara imperador no ano 193, durante os primeiros anos, embora sem abolir o regime de perseguição, não incentivou a sua aplicação, tanto que foram anos de paz para a comunidade cristã. Melhor dizendo, segundo o testemunho de Tertuliano, o próprio Setímio Severo um dia se opôs a uma manifestação popular contra os cristãos. O mesmo Tertuliano, todavia, atesta com o seu desprezo polêmico que particularmente na África não era praticada a mesma tolerância. De qualquer modo essa tolerância terminou em todo o império no ano 200-202, aproximadamente, e foi um edito de Setímio Severo que "proibiu sob pena grave, toda propaganda judaica, e tomou a mesma decisão a respeito dos cristãos", conforme a História Augusta.

Era uma reviravolta, pois pela primeira vez era emanado um edito explicitamente contra aqueles que pensavam em se converter. Entre os mártires ilustres desta perseguição estavam Perpétua e Felicidade, martirizadas em Cartago juntamente com Saturnino, Secúndulo, Revogado, Saturo. Talvez tenha morrido mártir também santo Ireneu; mártir com toda a certeza e até mesmo na presença de Setímio Severo, foi santo Andeolo. A paz voltou em 211 com a subida ao trono de Caracalla e continuou praticamente também sob os sucessores Macrino, Heliogábalo e Alexandre Severo.

Por isso só impropriamente são Zeferino pode ser considerado mártir, como o fez o cardeal Barônio (e depois dele o Martirológio Romano), "de seu arbítrio e contra a tradição que sempre venerou Zeferino como confessor". Não obstante a ausência de perseguições, são Zeferino não teve pontificado fácil.

Foi sepultado nas catacumbas de são Calisto, num edifício onde foi sepultado depois também são Tarcísio.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Zeferino, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil