Antífona de Entrada:
Ide, e de todas as nações fazei discípulos, diz o Senhor, batizando-os e ensinando-os a observar todos os mandamentos que vos dei. (Mt 28, 19-20)

Oração do Dia:
Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia escolhestes o publicano Mateus para torná-lo Apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Primeira Leitura (Ef 4, 1-7. 11-13)


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios


Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. 7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres.

12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.


— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 18)


R. Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!


— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia! R.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz! R.


R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos. R.


Evangelho (Mt 9, 9-13)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Homilia: Deus transforma quem se abre para a Sua graça

“Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores” (Mateus 9,13).

Mateus, o evangelista que celebramos no dia de hoje, estava sentado na coletoria de impostos, Jesus olhou para ele e disse: “Segue-me”. Muitos religiosos da Sua época contestaram poque Mateus era um pecador público, era um cobrador de impostos, um homem injusto e maldoso, era muito malvisto. Mas Deus não vê as aparências, Ele vê o coração. Ainda que o coração esteja manchado e marcado pelos pecados, Ele vem para libertar, justamente, o nosso coração de todo e qualquer pecado.

Por isso, Deus chama para si, os pecadores, todos aqueles que estão à beira das estradas da vida, todos aqueles que estão marcados pela tragédia do pecado, para dizer que há salvação e libertação.

Há um ditado mal dito no nosso meio que, muitas vezes, assimilamos; escutei alguém dizer: “Pau que nasce torto morre torto”. E não é verdade! Acontece sim de um pau que está torto até se entortar mais, e não tem jeito, mas isso é na natureza física. Porque Aquele que criou a natureza física é Senhor de todas as coisas, é Senhor da nossa natureza humana e Ele pode transformar a natureza humana mais torta, mais desviada, mais extraviada, desde que se abra para a Sua graça, desde que permita que a Sua graça entre na nossa natureza e a mude. Porque, se formos olhar, dessa forma, perdemos a esperança até em nós.


Toda e qualquer pessoa que se abre para a graça de Deus é transformada por ela

Não é verdade, podemos ter certeza de que o coração mais duro, o pecado que parece mais complicado, o vício mais escravizante, o poder de Deus transforma.

Homens e mulheres, ao longo da história, foram transformados pelo poder de Jesus, foram transformados porque fizeram d’Ele o Senhor da sua vida.

Jesus teve misericórdia de mim e a Sua graça me encaminhou e me transforma a cada dia. Por isso, não desmereço de forma alguma, nenhum pecador, nenhuma criatura humana. Todo ser humano tem jeito!

Quando Jesus olha para Mateus, e tira aquele homem da coletoria de impostos para segui-Lo e torna-lo seu discípulo, ele se torna apóstolo, evangelista, homem do Evangelho, se torna um homem transformado pela graça.

Não podemos ceder ao pensamento mundano insistindo que pessoas não têm mais jeito. Eu e você temos jeito, e também toda e qualquer pessoa que se abre para a graça de Deus. A graça de Deus transforma. Por isso, acreditemos e busquemos a nossa transformação e a do mundo.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco


Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista

Há, entre os Doze, dois Apóstolos iguais pelo chamado, iguais pelo talento, mas muito dessemelhantes pelo fim: Mateus e Judas Iscariotes, ambos chamados a seguir Jesus de perto, ambos versados no controle do dinheiro, mas só o primeiro convertido e desprendido, enquanto o segundo, dando mais valor à bolsa do que a Cristo, se apegou tanto aos banquetes do mundo que não pôde crer nem no da Eucaristia. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 21 de setembro, e contemplemos, por esse contraste entre duas almas tão irmãs pelos pecados que cometeram e tão diversas pelo caminho que seguiram, as glórias do Apóstolo São Mateus!





Santo do Dia:

São Mateus

A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: "Segue-me" deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã!

Mateus era um rico coletor de impostos e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Encontramos no Evangelho de São Lucas a pessoa de Mateus que prepara e convida o Mestre para a grande festa de despedida em sua casa. Assim, uma numerosa multidão de publicanos e outros tantos condenados aos olhos do povo, sentaram-se à mesa com ele e com Àquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores. Chamando-os à conversão e à vida nova.

Por isso tocado pela misericórdia Daquele a quem olhou e amou, no silêncio e com discrição, livrou-se do dinheiro fazendo o bem.

É no Evangelho de Mateus que contemplamos mais amplamente trechos referentes ao uso do dinheiro, tais como: "Não ajunteis para vós, tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem." e ainda:"Não podeis servir a Deus e ao dinheiro."

Com Judas, porém, ficou o encargo de "caixa" da pequena comunidade apostólica que Jesus formava com os seus. Mateus deixa todo seu dinheiro para seguir a Jesus, e Judas, ao contrário, trai Jesus por trinta moedas!

Este apóstolo a quem festejamos hoje com toda a Igreja, cujo significado do nome é Dom de Deus, ficou conhecido no Cristianismo nem tanto pela sua obra missionária no Oriente, mas sim pelo Evangelho que guiado pelo carisma extraordinário da inspiração pôde escrever, entre 80-90 na Síria e Palestina, grande parte da vida e ensinamentos de Jesus. Celebramos também seu martírio que acabou fechando com a palma da vitória o testemunho deste apóstolo, santo e evangelista.

São Mateus, rogai por nós!


Oração sobre as Oferendas:
Ao honrarmos a memória de São Mateus, nós vos apresentamos, ó Pai, nossas preces e oferendas, para que considereis com amor a vossa Igreja, vós que nutristes a sua fé com a pregação dos Apóstolos. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão:
Eu não vim chamar os justos, e sim os pecadores, diz o Senhor. (Mt 9,13)

Oração depois da Comunhão:
Ó Deus, ao participarmos da alegria da salvação que encheu de júbilo São Mateus, recebendo o Salvador em sua casa, concedei sejamos sempre refeitos à mesa daquele que veio chamar à salvação não os justos, mas os pecadores. Por Cristo, nosso Senhor.