5ª feira da 3ª Semana do Tempo Comum
Antífona de entrada
Vernáculo:
Anjos de Deus, adorai todos o Senhor: Sião ouviu isto, e alegrou-se; e as filhas de Judá estremeceram de alegria. Sl. O Senhor é o rei. Que a Terra rejubile, e todas as ilhas do mar se alegrem. (Cf. MRQ: Sl 96, 7.8 e 1)
Coleta
Deus eterno e todo-poderoso, dirigi nossas ações segundo a vossa vontade, para que, em nome do vosso dileto Filho, mereçamos frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura — Hb 10, 19-25
Leitura da Carta aos Hebreus
19Sendo assim, irmãos, temos plena liberdade para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus. 20Ele nos abriu um caminho novo e vivo, através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade. 21Temos um grande sacerdote constituído sobre a casa de Deus. 22Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé, com coração purificado de toda a má consciência e o corpo lavado com água pura.
23Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa. 24Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras. 25Não abandonemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente, e tanto mais quanto vedes o dia aproximar-se.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial — Sl 23(24), 1-2. 3-4ab. 5-6 (R. cf. 6)
℟. É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável. ℟.
— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime. ℟.
— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.” ℟.
℣. Vossa palavra é uma luz para os meus passos, e uma lâmpada luzente em meu caminho. (Sl 118, 105) ℟.
Evangelho — Mc 4, 21-25
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Marcos
℟. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Antífona do Ofertório
Dextera Dómini fecit virtútem, déxtera Dómini exaltávit me: non móriar, sed vivam, et narrábo ópera Dómini. (Ps. 117, 16. 17)
Vernáculo:
A mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas! Não morrerei, mas, ao contrário, viverei para cantar as grandes obras do Senhor! (Cf. LH: Sl 117, 16bc. 17)
Sobre as Oferendas
Acolhei com bondade, Senhor, as nossas oferendas para que sejam santificadas e nos tragam a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Ou:
Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor. Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8, 12)
Vernáculo:
Comei e bebei e dai àqueles que não têm para si. Pois este é o dia que o Senhor santificou. Não vos contristeis, que a alegria do Senhor é a nossa fortaleza. (Cf. MRQ: 2Esdr. 8, 10)
Depois da Comunhão
Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que, tendo recebido a graça de participar da vossa vida, nos gloriemos sempre dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.
Homilia do dia 30/01/2025
Deus quer um coração generoso
“Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais”.
O Evangelho de hoje nos apresenta alguns provérbios ditos por Jesus. Dentre eles, vamos refletir sobre o seguinte: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais” (Mc 4, 24). Inicialmente, Jesus está nos alertando para o modo como nós ouvimos a Deus. De modo geral, todo bom cristão aceita que devemos obedecer a Deus, isto é, que, diante de um preceito divino, devemos inclinar nossa cabeça e dizer “Amém”. Com essa atitude, estamos sacrificando a nossa inteligência, a fim de reconhecermos que Deus é muito mais sábio que nós e, por isso, assentimos aos seus desígnios mesmo que não os compreendamos. Essa é a primeira dimensão do ouvir a Deus, a obediência. Com ela, é gerado um primeiro nível de amor, o amor servil, que é bom e necessário. No entanto, Nosso Senhor quer de nós um amor maior, que é erigido através da generosidade do nosso coração. Esse é o amor do filho, que generosamente faz além daquilo que o pai lhe pediu, ou que dá a ele muito mais do que teria a obrigação de dar. Aqui, é pertinente observarmos como estamos ouvindo e respondendo a Deus: com amor de servo ou de filho? Se entregamos a Deus só o mínimo necessário, também receberemos uma escassa porção, pois, como diz Jesus, “com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos”. Mas, se amarmos generosamente, cresceremos no amor a ponto de vivermos o amor esponsal, de quem busca estar constantemente unido ao Esposo Jesus Cristo. Ele nos chama a amarmos cada vez mais, indo além da mesquinhez dos servos, a fim de que, como filhos e esposas, nos entreguemos de forma generosa ao Amado.
Deus abençoe você!
Santo do dia 30/01/2025
Santa Martinha (Memória Facultativa)
Local: Roma, Itália
Data: 30 de Janeiro † 677
A história desta jovem santa começa muito distante da sua morte. Cerca de 1400 anos após seu martírio, o dinâmico Urbano VIII, todo empenhado na grande contrarreforma católica, na restauração das igrejas, descobriu as relíquias da santa e a propôs à devoção dos romanos. Fixou a festa de santa Martinha no dia 30 de janeiro. Com hinos, que ele mesmo compôs, incitou os romanos à celebração da vida imaculada, da caridade exemplar, do corajoso testemunho dado a Cristo por santa Martinha.
Quem era essa jovem mártir que aparecia após tantos séculos de esquecimento? Foi considerada uma das principais padroeiras de Roma. Temos poucas notícias históricas. O papa Honório, no século IV, dedicou-lhe uma igreja. Quinhentos anos após, ao fazerem escavações nessa igreja, que estava no Foro, encontraram os túmulos de três mártires. No século VIII a festa da santa já era celebrada. Segundo a lendária Paixão, Martinha era diaconisa, filha de nobre romano. Por causa de sua aberta profissão de fé foi conduzida ao tribunal do imperador Alexandre Severo (222-285). Este era muito tolerante. Chegou a incluir Jesus Cristo como um dos deuses do império. Durante seu governo a Igreja teve grande expansão missionária. Por isso torna-se confuso o caso de santa Martinha, como mártir desse período.
O autor da Paixão desconhece tudo isso. Ele se estende na enumeração dos atrozes tormentos, elencando as torturas feitas pelo imperador à santa. Ela teria sido obrigada a prestar culto à estátua de Apolo. Houve um terremoto que matou até os sacerdotes do deus.
O prodígio se repetiu com estátuas de outros deuses. Os perseguidores obstinavam-se cada vez mais. Após tentarem matá-la por meio de tantos sofrimentos, e não o conseguindo, apelaram para a espada. Seu sangue inundou e fertilizou ainda mais o terreno da Igreja romana.
Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.
Santa Martinha, rogai por nós!