01 Sáb
Feb
02 Dom
Feb
03 Seg
Feb
04 Ter
Feb
05 Qua
Feb
06 Qui
Feb
07 Sex
Feb
08 Sáb
Feb
09 Dom
Feb
10 Seg
Feb
11 Ter
Feb
12 Qua
Feb
13 Qui
Feb
14 Sex
Feb
15 Sáb
Feb
16 Dom
Feb
17 Seg
Feb
18 Ter
Feb
19 Qua
Feb
20 Qui
Feb
21 Sex
Feb
22 Sáb
Feb
23 Dom
Feb
24 Seg
Feb
25 Ter
Feb
26 Qua
Feb
27 Qui
Feb
28 Sex
Feb
29 Sáb
Mar
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: Santo Etelberto Dia 24 de Fevereiro (Memória Facultativa)
Local: Cantuária, Inglaterra
Data: 24 de Fevereiro † 616

Etelberto, rei de Kent, se casou com uma princesa chamada Berta, que era filha única de Chariberto, rei de Paris. Etelberto concedeu a sua esposa plena liberdade para participar de sua religião, e Berta levou à Inglaterra a Liduardo, um bispo francês. A tradição fala da piedade e as amáveis virtudes de Berta, que sem dúvida impressionaram muito o seu marido; entretanto, o rei não se converteu até a chegada de Santo Agostinho e seus companheiros.

Os missionários enviados por São Gregório Magno, desembarcaram em Thanet, desde onde se comunicaram com o rei, anunciando-lhe sua chegada e as razões da sua viagem. O rei lhes rogou que permanecessem na ilha e poucos dias mais tarde, foi pessoalmente escutá-los. Logo deste encontro, São Etelberto lhes concedeu permissão para predicar em todo o povo, converter a quantos pudessem e lhes entregou a igreja de São Martinho para que pudessem celebrar a Missa e outras liturgias.

As conversões começaram a multiplicar-se, e prontamente o rei e sua corte foram batizados no Pentecostes do ano 597. O rei além disto lhes deu permissão para reconstruir as antigas igrejas e construir outras novas.

Seu governo se distinguiu pelo empenho que pôs em melhorar as condições de vida dos seus súditos; suas leis lhe garantiram o apreço da Inglaterra, em épocas posteriores, e seu apoio à fé católica permitiu que se construíssem muitos templos, mosteiros e algumas dioceses, como a de Rochester.

O Santo prontamente se converteu em um modelo pela nobreza da sua conversão. A acolhida que deu aos missionários e seu gesto de escutá-los sem preconceitos são um caso extraordinário na história. Com sua atitude de não impor a fé a seus súditos, apesar do seu zelo por propagá-la, favoreceu enormemente a obra dos missionários.

Depois de cinquenta e seis anos de reinado, faleceu no ano 616, e foi sepultado na Igreja de São Pedro e São Paulo, onde descansavam os restos da rainha Santa Berta e São Liduardo.

Fonte: acidigital.com

Santo Etelberto, rogai por nós!






Compartilhar: