Santos Faustino e Jovita Dia 15 de Fevereiro (Memória Facultativa)
Nome:
Santos Faustino e Jovita
Dia 15 de Fevereiro
(Memória Facultativa)
Local: Bréscia, Itália
Data: 15 de Fevereiro
Faustino e Jovita eram irmãos, nascidos de família nobre, e zelosos professores da religião cristã, que pregavam abertamente sem medo na cidade de Bréscia (Itália), enquanto o bispo do lugar se escondia durante a perseguição. Seu notável zelo excitava a fúria pagã, e lhes conquistou uma gloriosa morte pela fé, sob o Imperador Adriano. Um chefe pagão chamado Juliano os aprisionou: e o próprio imperador, passando por Bréscia, quando nem ameaças nem tormentos podiam abalar a firmeza daqueles cristãos, ordenou que fossem decapitados.
Tudo indica que encontraram esse destino ao fim do ano de 120. A cidade de Bréscia os honra como padroeiros, guarda suas relíquias e contém uma igreja muito antiga que ostenta seus nomes.
REFLEXÃO
O espírito de Cristo é um espírito de martírio - no mínimo, de mortificação e penitência. É sempre o espírito da Cruz. Quanto mais compartilhamos da vida sofrida de Cristo, mais herdamos do Seu espírito e do fruto de Sua morte. Às almas mortificadas nos sentidos e desligadas das coisas terrenas, Deus concede um frequente antegasto da doçura da vida eterna, e os mais ardentes desejos de possuí-lo em sua glória. Este é o espirito do martírio, que habilita o cristão a uma feliz ressurreição e à bem-aventurança da vida futura.
BUTLER, Alban. Vida dos Santos: para todos os dias do ano. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2021. 560 p. Tradução de: Emílio Costaguá. Adaptação: Equipe Pocket Terço.
Santos Faustino e Jovita, rogai por nós!