São Pedro Damião Dia 21 de Fevereiro (Memória Facultativa)
Nome:
São Pedro Damião
Dia 21 de Fevereiro
(Memória Facultativa)
Local: Faença, Itália
Data: 21 de Fevereiro † 1072
Antes de ser bispo e cardeal de Óstia, Pedro Damião foi monge do mosteiro da reforma beneditina feita por São Romualdo, os camaldulenses, em Fonte Avellana, na Itália. Na Liturgia, porém, é contado entre os bispos e doutores da Igreja.
Pedro nasceu em Ravena no ano de 1007. De família pobre, muito cedo ficou órfão de pai e depois de não ser bem tratado por um irmão, outro irmão chamado Damião o acolheu e lhe facultou os estudos. Em gratidão, ele assumiu o cognome de "Damião". Aos 25 anos já é professor em Parma e depois em Ravena.
Dado à contemplação e à penitência desde jovem, procurou a perfeição da caridade no mosteiro beneditino de Fonte Avellana, onde levou uma vida de austera penitência. Prior do Mosteiro, promoveu a reforma da vida monástica conclamando os religiosos à estrita observância da Regra. Através de contato com outros mosteiros como o de Montecassino, na Itália, e de Cluny, na França, discutia os mais variados temas da observância regular monástica, criticando duramente, sobretudo, a falta de pobreza de muitos mosteiros.
Grande amigo da solidão e da vida contemplativa, acabou sendo envolvido pelos problemas da Igreja nos inícios do novo milênio, tais como os desmandos da Sé Apostólica, os abusos na vida monástica e clerical. Tornou-se crítico severo da simonia que se servia do dinheiro para comprar funções eclesiásticas e das falhas contra o celibato.
Quase à força, foi feito cardeal e bispo de Óstia. Nesta condição ele ajudou os papas em tempos difíceis, em vista da reforma da Igreja, com sua atividade, seus escritos e no desempenho de embaixadas. Neste sentido ele foi precursor do grande reformador do clero, o papa Gregório VII.
Depois de muitas tentativas de renúncia às suas dignidades eclesiásticas, conseguiu finalmente a permissão do papa Alexandre II de voltar ao seu retiro de Fonte Avellana. Mesmo assim, ainda foi incumbido de outras missões a pedido dos papas. Morreu numa dessas missões no ano de 1072, em Faenza, a caminho de Ravena, sua terra natal.
São Pedro Damião é testemunha de Cristo e do Evangelho de muitos modos. Podemos realçar nele o apelo ao espírito de pobreza, a necessidade da conversão e da penitência, a necessidade de renovação permanente da Igreja, a vida de oração e contemplação, o amor à Igreja de Cristo chamada a ser sua esposa imaculada, todas, exigências do Evangelho.
A Oração coleta apresenta São Pedro Damião como exemplo de total adesão a Cristo e de fervoroso serviço à Igreja: Ó Pai todo-poderoso, dai-nos seguir as exortações e o exemplo de São Pedro Damião, para que, nada antepondo a Cristo, e servindo sempre à vossa Igreja, cheguemos às alegrias da luz eterna.
Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.
São Pedro Damião, rogai por nós!